O QUE TEM EM MURIAÉ?

Tem muita coisa, mas o que mais tem é gente de Belisário. Quando se anda se tromba com eles. Esse eu acabei de conhecer. Uma figura muitíssimo interessante. Ameriquinho é filho da terra. Aqui trabalhou com Antônio Balbino e se aposentou trabalhando com Zé Calais. Seu filho Fernando casou-se com Carine da Lourdinha.
Em Belisário esteve sempre envolvido no trabalho comunitário como CONSEPECAC-Centro de Aprendizagem Comunitária, com a Igreja Católica, Rádio Itajuru e outros. Aposentou-se e desceu para Muriaé, mas continuou trabalhando.
Conversei agora com Paulino Balbino e Osvaldina, que foram vizinhos de Ameriquinho, e passaram as melhores referências do cara.
Aí você me pergunta: quantos moradores tem Belisário? Eu lhe respondo: depende. À noite são 1 mil na zona urbana e 1.200 na zona rural, mas de dia essa soma não chega a mil. Quase todo mundo vaza pra Muriaé. Vá confirmando ai. Enquanto parava com Ameriquinho parou Edmilia, que é belisariense honorária, e Nilma, que é prata da casa.
Ai chega Wolninho, na mesma hora e mesma esquina. Daqui por diante parei de fotografar  os outros com quem íamos  encontrando, pois estava retendo o fluxo de pedestre.
Ele trabalha nesse condomínio, defronte à Caixa Econômica.
No meu retorno ao local ele me chamou pra mostrar uma obra recém acabada, de propriedade da família Canêdo. Fica na cabeça da Praça João Pinheiro, na extrema direita dessa foto mais antiga, que foi tirada antes da construção do prédio.
Aqui funcionou o antigo cinema de Muriaé, daí o nome do prédio comercial. Mantiveram o tema na decoração de entrada. Veja aí como era.

A história está escrita ai. O cinema aqui funcionou entre 1920 e 1940, quando não havia TV e assim aqui tudo acontecia, como cinema e teatro. Foi construído por Affonso Canêdo e seu filho se tornou o administrador do cinema. Enamorou-se da bela bilheteira e com ela se casou, vindo a ser a Sra.Ely Catta Preta Canêdo. Isso está ai na legenda.
Vá vendo aí a beleza do estilo arquitetônico do prédio. Creio que se tratava de um estilo art déco, que explodiu na Europa exatamente nessa época, 1920/1930, e que se caracterizava pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais e simetria. Além das muitas edificações prediais importantes no Brasil, o estilo art déco tem como a mais significativa amostra o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Se você assistiu a algum desses, você realmente  está velho.
Olha que luxo!
Observe o detalhe da marcação das portas. Tudo tem a ver com o cinema.
Estamos no terraço do prédio.Fiquei surpreso com o que vi, principalmente por se tratar de um prédio comercial.
Até uma piscina tem.
E eu adoro uma vista. Veja aí a Praça João Pinheiro de cima.
Estava com o Smartphone  e assim não dei um zoom legal no Grande Hotel, à direita. 

Mas veja a beleza dessa obra na foto abaixo, que peguei na internet 

Veja a Escolinha Lápis de Cor, da prima Mariléa.
Agora a rua da Caixa.
Mas topei com mais gente importante, agora no supermercado: Dr. Cláudio, dentista famoso em Muriaé. Temos uma forte laço que nos une.
Seu filho José também está nessa relação. Seu braço ao alto fala por nós: AQUI É GALO! Rei! Rei! Rei! Reinaldo é o nosso Rei! GALOOOOO!!!!!


Comentários

Posts mais visitados do último mês