A LUTA

Você já viu essa foto. Registrei nossa chegada na Pousada Xapuri na sexta e não tinha ninguém aí. A turma da filmagem estava fazendo cenas em Pirapanema. 
Ah sim! Você está chegando agora nesse assunto. É que recebemos uma equipe do cineastra Bruno Bennec aqui em Beli, onde farão cenas rurais de um filme, A LUTA.  O GAB está apoiando a ação.
Mas, no sábado, isso aqui estava todo tomado por carros e gente. Aproveite e conheça uma grande cozinha mineira.
O sobrinho Rafael ficou com a segunda câmera mas se atrapalhou com ela. Perdemos muitas fotos.
Esse ator é Marcos Andrade. Ele faz o papel de mendigo no filme.
Fernandinho Paixão (FUNDARTE) nos mostra uma cena com o ator, filmada em Pirapanema.
Outro ator. Esse é Mindim. A foto com o outro ator mirim, Tininho, foi uma das perdidas. Que pena!
Num set de filmagens tudo é muito agitado e rápido. Antes que o sol se ponha devem ser filmadas cenas na Cachoeira do Nahor. 
No EMBELISARIO você não perde nada. Já estamos na cachoeira.
Tá aí o artista cuja foto comigo se perdeu. É o pequeno Tininho 


Tem gente do mundo inteiro. Essa é a cidade onde a  SAMARCO e vereadores  lambuzaram a cidade de lama.
Essa, já uma cidade limpa, charmosa, no alto de serra, tem trem de turismo...
Essa turma estava se banhando na cachoeira e estão nesse carro.
Tudo isso foi apenas para filmarem uma única cena. Estão ai se preparando para ela.
Luz! Câmera! Ação! Soltem Mindinho e Tininho!



Foi apenas isso aqui hoje. Amanhã eles voltam a filmar aqui, com os garotos se banhando na cachoeira. Ainda hoje vão fazer outras tomadas.
Esse é o desastrado sobrinho que foi contratado para fotografar mas fez lambança. Na verdade, não teve culpa. Só depois vimos que a bateria estava fraca.
Nós voltamos correndo pra casa para ver o Galo se classificar para a final do Campeonato Mineiro.

Ah sim! Veja a sinopse do filme:

O curta-metragem “A LUTA” é inspirado num fato real ocorrido na década de 30. Conta a história do garoto Tininho e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling alemão símbolo da política racista de Hitler. A luta é considerada até hoje uma das maiores de todos os tempos.

Para a produção do filme, a história dessa “Luta do século” foi contada por Sebastião Floriano, 83 anos, com a precisão dos dados e nomes e a história se passa na roça, próximo a cidade chamada Muriaé, no pequeno distrito do Divisório. 

Na época, apenas exibições de filmes esporádicos e em lugares improvisados, além de um único rádio, serviam de ponte para o que acontecia mundo a fora.

A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas, ao vivo, do rádio nacional e foi narrada por Gagliano Neto, locutor da Rádio Clube Brasil e ícone do Rádio Brasileiro.

A LUTA” é a história de um momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido. O cinema, mesmo que de vez em quando, o rádio, definitivamente, e os sonhos, ultrapassando novos limites.

Roteiro: César Rodrigues
Direção: Bruno Bennec


Comentários

Posts mais visitados do último mês