VAMOS VER COMO FOI O XI ENCONTRO DESSE PROJETO

Estamos falando do Projeto Mente Ativa, do GAB, voltado para pessoas com mais de 50 anos. Sempre às quartas-feira. Hoje Ninha se responsabilizou pelo lanche.
Mirian e Sheila conduziram. Simone Cunha não pode vir.
O que é isso? Uma curiosidade. O primo Marcus Campos passou aqui em casa mais cedo e trouxe essa "Taturana Assassina" perigosíssima, que pegou em seu jardim Por coincidência, exatamente ontem o programa da Globo, Bem Estar, mostrou esse bicho. Se queimar a pele da pessoa, pode levá-la à morte. Nenhum dos presentes a conhecia.
Vamos mostrando quem estava lá. 
O pessoal vai chegando.
O tema da tarde foi FELICIDADE. Eles participaram muito do bate-papo. Todos participaram e deram depoimentos pessoais. Voltando no tempo elencaram coisas simples que os faziam felizes no passado: uma vinda da roça para a missa, que acontecia uma vez no mês, calçar um sapato novo, receber parentes, participar das festas da época. Naturalmente, os comentário caminharam para infelicidade. Muita coisa veio à tona. Inquestionavelmente fizeram um paralelo entre os tempos passados e atual e se sentem hoje muito mais felizes.
Os tempos eram difíceis. A disciplina em casa excessivamente rígida, muitos casos de surras, algumas sem motivo. Já que um deveria apanhar, os pais optavam por bater em todos. Caso de um noivo ver a sua noiva substituída pela irmã mais velha na hora do casamento, os afazeres domésticos muito pesados... 
e vai por ai a fora. 
Isso fecha rigorosamente com o vídeo a Invenção de Uma Bela Velhice , de Mirian Goldenberg, que mostra uma sua pesquisa em que a vida da pessoa tem os seus bons momentos na infância e mocidade. Entra em declínio de qualidade, na avaliação dos pesquisados, e volta a crescer depois dos 50 anos.
Menos stress, mais preocupação consigo mesmo, mais companheirismo por parte do parceiro, mais respeito e reconhecimento por parte dos filhos...
Hora do lanche.
Um caldo de ervilha  vai ser saboreado. Ele foi oferecido por Solange.

A conversa esticou tanto que nem deu tempo para o bingo. Mais uma tarde muito proveitosa, embora o grupo tenha sido menor. 

Comentários

Posts mais visitados do último mês