O SEPULTAMENTO DE D. MARIA ALVES

Anunciamos ontem, segunda, por volta das 21:30 horas, o falecimento. O enterro aconteceu no final da tarde de terça.
Num primeiro ofício fúnebre, atendendo a pedido de um membro da família, o Reverendo Áquila, da I Igreja Batista de Muriaé, trouxe uma palavra de conforto e esperança aos presentes, seguida de uma oração.
O féretro seguiu na direção da Matriz de Santo Antônio.
Uma celebração também aconteceu aqui.

Um bom público presente.
A cerimônia foi conduzida por José Domingos, auxiliado por Beatriz...
... e Mateus Balbino.
Uma chuva muito forte caiu em Belisário antes do enterro. Mas parou antes das 16 horas.
O sepultamento de D. Maria se deu no mesmo túmulo de seu marido José, e alguns outros familiares.
O Prefeito Grego esteve presente no velório, com o seu chefe de gabinete. Também os vereadores Lelei e Reginaldo Roriz, e muitos amigos e familiares de Muriaé.

Sobre o prefeito foi emitida a seguinte nota:
"A Prefeitura de Muriaé manisfesta profundo sentimento de pesar pelo falecimento da Senhora Maria Alves da Silva, "D. Maria Turca", como era mais conhecida no distrito de Belisário, onde morava.
A Administração, em nome do Prefeito Grego, lamenta o falecimento da Senhora Maria Alves, mãe do jornalista Silvan Alves, e se solidariza com a família nesse momento tão difícil.
Muito respeitosamente a Prefeitura presta suas condolências e deixa os mais sinceros pêsames." 

  • D. Ercília lembra que ela e o Sr. João Rocha foram vizinhos de D. Maria, por muitos anos e tinha por ela muito carinho. Pessoa muito prestativa e amiga. Lembra que certa vez Silvan, muito pequeno,  caiu no quintal e quebrou a perna. D. Ercília colocou a perna no lugar, pôs uma tala e mandou que o levassem para o hospital. A relação entre eles era de sucessivas trocas de favores.
  • Vicente Alves destaca que a sua mãe foi uma guerreira e somente tem de agradecer a Deus pela sua vida. Com muito esforço físico e dificuldades financeiras criou os filhos, mesmo viúva e deixou um maravilhoso legado para eles.
  • Sidnei vai levar de sua mãe os ensinamentos de honestidade e generosidade. Hoje ele é um bom cuidador de idoso e atribui à sua mãe os conhecimentos para se aperfeiçoar nisso. Ela o preparou para a vida, segundo ele.
  • Silvan vai levar consigo o exemplo de uma mulher de trabalho simples e que pela necessidade de trazer o sustento para criar os filhos trabalhava em casas de famílias, já que o pai não tinha renda fixa e depois ela ficou viúva, agravando ainda mais a situação. Deixou lições de disciplina, trabalho e humildade, através de uma educação rígida.
  • Regina Pimentel conheceu D. Maria desde a sua infância. Ela se lembra até do casamento dela com o Sr. José. Sua principal característica era a generosidade. Um exemplo disso foi quando Regina ganhou o filho Roldão, sem experiência em lidar com criança, chegou em casa, e estava tudo muito bagunçado. D. Maria apareceu para visitá-la e quando viu a situação, assumiu a arrumação da casa, colocando tudo limpo e organizado.
  • D. Nina Campos, lá no Rio, lamentou não poder vir para o enterro e comentou no blog: "Vou ter sempre saudades de D. Maria, assim como tenho do seu finado marido, Sr José Turco. Muitas lembranças de quando eu obtinha deles informações em pesquisas para o JORNAL DE BELISÁRIO, nos idos de l994 em diante. Colaboraram muito sobretudo para a coluna QUEM É QUEM EM BELISÁRIO e outros assuntos de interesse local. Brava mulher, trabalhando fora criou bem seus muitos filhos e ainda buscava tempo para a igreja e ajuda com uma palavra amiga a quem necessitasse. Meus sentidos pêsames a todos os familiares, em especial ao Silvan Alves e o irmão Sidnei, com quem mais convivi."

Esses foram apenas alguns exemplos que peguei. O respeito e carinho por D. Maria é geral em Belisário.






Comentários

  1. Minha Mae,um exemplo de humildade, honestidade e trabalho,monstrou que e possivel vencer na vida dignamente

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Faz uma matéria sobre esse caso Cléber, esse caso foi muito interessante na nossa comunidade.

    http://serpentebelisario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês