UM PROJETO PARA A MATURIDADE

A ideia vem sendo levantada dentro da diretoria do GAB-Grupo de Artes de Belisário  e agora começou a se materializar, pela iniciativa de Sheila, Mirian e Léo Fonseca. Um projeto foi montado pelos três e ontem teve mais uma rodada para opinamentos.
Para você começar a entender o que se pretende:
JUSTIFICATIVA
O presente projeto surgiu através da necessidade de ter atividades de lazer específicas para a Terceira Idade, tendo em vista Belisário não oferecer nenhum movimento voltado para essa fase da vida, além do forró, que acontece no Clube Renascer.

OBJETIVO
Promover a valorização das pessoas de Belisário da chamada “Terceira Idade”, moradoras da zona urbana e rural, dando a elas uma salutar ocupação do tempo, retirando-as do sedentarismo, fortalecendo as relações interpessoais, de forma a terem uma melhor qualidade de vida, com melhor saúde e equilíbrio emocional.

Desenvolver atividades que promovam o resgate de histórias, de costumes e outros valores que possam estar esquecidos em nosso distrito, e outras que auxiliem no resgate da autonomia, autoestima, assim fazendo através de programas de lazer, de teor cultural, aprendizagem, troca de conhecimentos, etc.

    O Projeto deve ser direcionado ao público da “maturidade”, a partir dos 50 anos, de ambos os sexos. Serão encontros semanais, sempre às quartas-feiras, entre 15 e 17:30 horas.
Devem ser momentos leves, de valorização das relações interpessoais,  “Comida com Hstória” onde os participantes apresentarão receitas que possam estar se perdendo no tempo como doces cristalizados com cal virgem, farinha de amendoim, broa cozida com brasas sobre a tampa, fubá suado... com a elaboração de um livreto ao final.
Os participantes também serão desafiados a contar casos e causos, com a elaboração de um livreto ao final.
Os encontros devem ser uma oportunidade para as pessoas compartilharem sua história de vida, em época em que faltam ouvidos para muitos.

Na semana que vem começa a divulgação. O programa será totalmente aberto à toda comunidade urbana e rural de Belisário.

Comentários

  1. Um bom projeto é o da árvore genealógica, porque deixa para as gerações mais novas e as vindouras um valioso legado. Não há idoso que não goste de falar sobre seus pais, avós, tios,
    padrinhos, sobrinhos, primos etc. Os jovens estão muito ocupados com seu estudo, profissão, namoro, etc. e só irão se interessar e valorizar as fotos e escritos da vovó muito mais tarde. Todos nós temos falta de informação e de fotos de nossos ancestrais mas, isso nos interessa somente quando alcançamos a maturidade.
    Brincadeiras como a corrida das cadeiras, ao parar a música, não deixa ficar parado e é muito divertido. Também mulher tirar o cavalheiro para dançar. É díficil homem sobrar, mas pode acontecer e o "chá de cadeira" ele vai ter que aguentar. E de peteca quem não gosta de jogar? O Pai Francisco também é interessante. Duas rodas de pessoas giram em sentido contrário enquanto cantam a canção "Pai Francisco entrou na roda, oda, tocando seu violão, dararão , dão dão... As cantigas de roda são boas para que brincadeiras sejam também inventadas, não é?

    ResponderExcluir
  2. Seria legal ter um torneio de Bisca (jogo de baralho muito comum entre idosos de Beli), ou outros torneios que envolvam jogos. Gostei da ideia do projeto! Parabéns ao GAB.

    ResponderExcluir
  3. Poderiam formar um grupo coral ou um grupo de seresta. Se tiver alguém que entenda de música, poderia treinar os coralistas. É muito interessante e agrada a alma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês