VOCÊ CONHECE LARANJAL?

Vamos lá, pegando a BR 116, na direção Rio de Janeiro. Cheguei a entrar nesse distrito cujo nome desconheço. Nada a ver o nosso destino tá um pouco mais à frente.
Agora sim. É aqui que Mirian e eu queremos chegar: na cidade de Laranjal
Pra quem gosta de história, como eu, o local era habitado pelos índios Puris e passou a ser pouso de tropeiros e boiadeiros, em meados do século XIX. Assim, por volta de 1871 ali nasceu um primeiro núcleo familiar. Virou depois distrito de Leopoldina, depois distrito de Cataguases e foi elevado à condição de município em 1938.
Laranjal ficou famosa por ser terra do engenheiro e ex-deputado federal Sérgio Naya, que ficou mal no cenário nacional pela queda do edifício Palace II, no Rio. Por outro lado também é terra do famoso Professor Pachecão, aquele conhecido nacionalmente pela forma criativa e irreverente com que dá as suas aulas. (fonte wikipedia).
Eu não sabia disso. A gente tem a tendência de valorizar os pontos negativos e omitir os positivos. As redes sociais então são palco disso.


Passamos primeiro na prefeitura.
Queria dar um abraço no amigo Caio, Secretário de Administração da cidade. Todos os anos ele traz uma galera de alto nível para prestigiar a nossa Cavalgada e aqui alugam imóvel para hospedagem. 
Levou-nos para conhecer o prefeito Sudário Carneiro, que nos falou do sucesso da última Exposição Agropecuária e Industrial de Laranjal. Havia alguns anos que ela não mais acontecia. 
Ele teve a preocupação de não organizar apenas shows, mas também uma programação voltada para os valores econômicos e culturais da cidade. Isso sim é exposição. 

Ninguém é de ferro. Um sorvetinho Sol e Neve é tudo de bom. Lucilene nos surpreendeu. Falou que tem 3 lugares no mundo que quer conhecer: Paris, o Caribe e Belisário. O terceiro é mais fácil deles.
Agora vamos cumprir a nossa missão aqui. Procurar a D. Marlene que nos levaria até a sede dos Vicentinos. Seu marido, José Maria fez isso. Extremamente prestativo, próprio de quem se dispõe a integrar esse tipo de entidade.

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização católica internacional leiga, que busca oferecimento de justiça e o alivio dos sofrimentos de pessoas carentes. Aqui também funciona um grupo dos Alcoólicos Anônimos. Sempre respeitei muito a SSVP.

Viemos pegar espelhos da Professora Cíntia, que serão instalados  no espaço do Projeto Balé na Serra, desenvolvido pelo Grupo de Artes de BelisárioNossas crianças estão super motivadas e os espelhos irão ajudá-las e acompanharem a própria postura durante a dança, o que é fundamental nessa arte.
Olha que bonito o templo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
A caminho de casa, mas com parada em Muriaé. temos um evento interessante lá ainda hoje.
Na próxima matéria nós mostramos.

Comentários

Posts mais visitados do último mês