SÁBADO NO GRANBERY

Falei que iria esgotar toda a programação sobre os festejos comemorativos dos 128 anos do Instituto Granbery da Igreja Metodista, em JF. Há um monte de gente esperando por isso. Tem essa e mais uma, pelo menos. Pode ter mais, sei lá. 
Para você que nada conhece, dei uma resumida no histórico feito pelo Professor Dr. Arsênio, ex-Reitor do Colégio, e que está prometendo vir em Belisário.

"Em 1889, Juiz de Fora era um dos principais centros da Região Sudeste e forte reduto republicano. Foi neste contexto, que o professor J. M. Lander chegou ao Brasil juntamente com sua esposa e um filho de colo para, no dia 8 de setembro, abrir as portas do "O Granbery", que então recebeu o nome de Colégio Americano Granbery, em homenagem ao Bispo com o mesmo nome. Segundo seus fundadores, "o fim básico da existência do Granbery é inspirar a vontade de pensar e ser livre para pensar". Nesta linha, foram criados, sobretudo na época do internato, vários grêmios literários que serviram de laboratório prático de aprendizagem de expressão verbal, oratória e de interpretação artística. Vocacionado para ser uma instituição comunitária e solidária, o ideal mais amplo era transformá-lo na "Universidade Metodista no Brasil". Seu primeiro curso foi o de Teologia, fundado em 1890. Na busca do ideal universitário, a Instituição teve no esporte uma de suas marcas mais notáveis. Atualmente, as atividades esportivas continuam ocupando lugar de destaque na educação granberyense Em seguida vieram as faculdades de Direito (1911) e Pedagogia (1928) em 1999, instalada a Faculdade Metodista Granbery, que oferece os seguintes cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Engenharia Civil, Pedagogia e Sistemas de Informação, além de cursos de pós-graduação e extensão." (http://granbery.edu.br/institucional/historia).

Cheguei cedo e consegui uma vaga fácil, na Rua Sampaio, pertinho do Colégio.
Já se sentia um agito por lá.

O sábado começou na Associação Granberyense. Vai ter uma cerimônia aqui.
O grupo de Face ANOS DOURADOS, coordenado por Beto Vilhena, confeccionou camisas para comemorar 40 anos que a turma concluiu aqui o Ensino Médio.
O moleque entra cedo no espírito granberyense, já vindo com as cores da instituição: azul e amarelo.
À direita Denir Machado, presidente nacional da Associação, Heloísia Machado, integrante já há muitos anos desse movimento e Beto Vilhena, que mora hoje em Cachoeira do Campo.
Como coordenador dos ANOS DOURADOS, Beto faz a entrega do  G DE OURO para Paulo Augusto Tavares, colega querido da turma e atleta de vôlei, sendo hoje professor de Educação Física.
Também o G DE OURO vai para para "Nanado" Mariano, que se destacou no Colégio na área de esportes, principalmente no atletismo. Foi um super-atleta.
Vamos registrando.
Mais colegas na foto.
Já falei sobre o engenheiro Elzo Nassaralla, diretor Presidente da ENECON S A, que completa 61 no exercício da Engenharia. Formou-se pela UFJF em 1956. Tem paixão pelo Granbery.
Agora outro evento tradicional do Colégio. Meu pai certamente viveu isso, eu passei por isso, assisti meus filhos e agora participo como ex-aluno. O desfile no campo de futebol.
Lembra do vestiário? Você já fez gol nessa trave?
Um estrutura muito bem montada para a festa. O sol estava muito  quente. Depois do desfile aqui vai haver apresentações dentro da Festa da Família.
Não vai faltar brinquedos para as crianças.
O ginásio coberto ainda não foi concluído.
Sempre que posto matérias em escola cito que a vida dessa está sempre refletida nos murais. Por aqui ela pode ser  avaliada. Os seus valores estão expressos em cada palavra, cada frase, cada manifestação cultural.
Oi Vevé! Cadê você? Eu vim aqui só pra te ver! Ele foi mais uma marca na vida dos ex-alunos.
Já vestiu uniforme de sua classe ou do Colégio aqui no vestiário. No máximo eu pegava o time da sala. Do Colégio, só atuava mesmo como gandula.
Gente querida: Kika, a prima Delma, Pastor Messias e Sylvana Zein, que veio de Piracicaba para as festas, onde ajuda Susana Maia a manter acesa a chama do Granbery no sudeste paulista.
Vai começar o desfile.
O pastor Gilmar Rampineli, nosso contemporâneo nas programações metodistas em JF, faz uma oração, pedindo e agradecendo pela vida da família granberyense. 
Programação abrilhantada pela belíssima Banda 31 de Março, do Exército.
Entrada dos mascotes: 

"Em busca de ensinar com ludicidade e dinamismo os símbolos metodistas aos seus alunos, o Colégio Metodista Granbery lançou em 2014 um mascote que representa a Cruz e a Chama Metodista. Posteriormente, ele seria carinhosamente batizado pelas crianças de “Chaminha”.

A ideia de reproduzir o mascote surgiu a partir de uma interação da Diretora do Colégio Metodista Granbery, Simone Borrelli, com o Colégio Metodista María Alvarado, de Lima, no Peru, que já trabalhava com esse mascote, utilizando-o em suas comemorações do Dia do Metodismo." 

(http://granbery.edu.br/noticias/granbery-lanca-mascote-a-cruz-e-chama-metodista)
O Grupo de Escoteiros Caiuás entra no campo, para a sua apresentação.

"No dia 23 de abril, Dia Mundial do Escoteiro, aconteceu no Parque Halfeld, em frente à Prefeitura Municipal, a cerimônia de fundação da Tropa de Escoteiros d’O Granbery."
 (http://jornal.granbery.edu.br/2007/agosto/files/ogranberyense_julho2007.pdf)
Educação Infantil...
Os valores do Colégio nas palavras nas mãos  e nas bandeiras da gurizada.
Paralelamente iam acontecendo apresentações dos alunos, para o público na arquibancada. Aqui uma bela música com todos eles tocando flauta e depois formam um enorme coral. Muito bonito.
Isso é tudo de bom: os Contadores de História, um projeto pioneiro do Granbery, já com 22 anos de existência, iniciado com Laura e Leila Márcia, que teceu comentários na matéria anterior, confirmando a presença delas aqui em Belisário.
Arquibancada  lotada.
Entrada da Faculdade Granbery, através do Diretória Acadêmico.
Curso de Administração e os outros vieram a seguir.
Agora os ex-alunos, e a turma dos ANOS DOURADOS, décadas de 70 e 80.
Tudo deve ser registrado.
Hasteamento das bandeiras do Brasil, Granbery e da Igreja Metodista.
Beto Vilhena com a Bandeira do Granbery.
Foto oficial.
Guaracy Neri, amigo do peito e muito ligado à história do Colégio. A Loja Guaragil patrocinava quase todas as competições esportivas. Foi Conselheiro dos Juvenis na Igreja Metodista Central, na época de Mirian.
Tem mais, aguarde.


Comentários

Posts mais visitados do último mês