ISSO É COVARDIA

Antes de ir tratar desse assunto lá em Muriaé, passei na Delegacia de Trânsito, onde o meu amigo Arthur Bozada me dá aquele tratamento VIP. Na verdade eles atendem bem a todos. 
Foi com uma certa dorzinha no coração que fui lá. É que meu carro tem placa de Salvador. Meus laços com aquela cidade, onde vivi por 15 anos, ainda são muito fortes. Tenho várias mãos cheias de amigos por lá.
Igor...
... e Luiz Felipe vão trocar a plaqueta para Muriaé. Fiz a transferência do carro para cá. Na verdade isso é o correto já que a prefeitura tem participação nos carros emplacados na cidade. Não é justo receber serviços do município aqui e passar recursos para outra cidade.

Mas princípios éticos não é coisa para muitos. Vamos aos fatos que deram nome ao título da matéria.

Já que falei de justiça, não é justo um funcionário de um banco ficar empurrando empréstimos a juros extorsivos para aposentados, principalmente quando se trata de um infeliz da zona rural, que recebe salário mínio e é analfabeto. Sequer sabe ler e entender o que está sendo contratado.
Fui ontem em Muriaé acompanhando um caso desse. Um coitado que está recebendo líquido pouco mais de 300,00 por mês do INSS. Ele é pressionado quando chega no banco, pega empréstimo sem nem sequer saber que pegou. Depois de já estar altamente comprometido ainda lhe empurraram mais 200,00 há 3 meses atrás. Ele teria entendido que o funcionário lhe falou que era fruto da aposentadoria, quando fez o saque.
Esse coitado está comprometido o seu salário até 2021, já pagando empréstimos desde 2014. Vai morrer pagando.
São vários casos semelhantes. Há um outro também extremamente simples e analfabeto, que jura que não fez todos os empréstimos que o banco alega. Estive com ele recentemente na agência, onde estão convictos de que ele pegou, já que somente ele tem a senha. É agora? Também analfabeto.
Minha filha trabalhou em uma agência financeira em SP. Essas metas que lhe eram impostas agrediam o seu entendimento de justiça, e assim desistiu desse trabalho.

Estou sem postar esses dias, né? É que estou também sendo vítima da operadora VIVO, minha fornecedora de internet. Vim postar na casa do amigo Zé Muniz. Vou dar um tempo para a VIVO, após tentativas administrativas. Nada acontecendo partimos para aquele(a) da capa preta.

Mas o país está mudando e a gente tem de crer nisso. Prenderam hoje Wesley, o segundo da Friboi, que irá fazer companhia ao irmão Joesley e também prenderam o ex-governador do Rio Garotinho, ao vivo, quando ele fazia um programa de rádio.
Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo.
Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça.
Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor. (Salmos 72:2-4)

Que assim seja!

Comentários

Posts mais visitados do último mês