DOMINGO DE PEDAL NA REGIÃO

Sábado essa galera subiu a Serra de Belisário, vindos de Muriaé, para um programa no domingo, promovido pela VerdeAventuras, que organiza passeios turísticos em nossa região. Veja lá.  https://www.facebook.com/eliab.souzaclemente

Dudu da Bike, a namorada Amélia, o sócio "Marrento" e sua filha Luisa. Dudu é sobrinho de Dr. Volney que, com a nossa prima Madalena os está recebendo em sua casa.

É claro que você sabe que Madalena voltou para a terrinha natal, depois de algumas décadas fora. É filha de Tio Joaquim Gomes, ex vereador e grande benfeitor de Belisário. Deixou marcas aqui.
Acordamos cedo para cobrir o tal programa que trouxe essas feras até Beli. Tomamos a direção Rosário da Limeira...
Mas logo saio na direção de São Domingos...
... mas também não vamos pra lá. Saída pela esquerda...
Se fosse para comer pastel na família de Gilcéia/Leo Fonseca, seria para a direita, mas vamos para a esquerda, sentido Muriaé.
Agora sentido Elias Clemente, o nosso destino.
E chegamos no seu sítio, onde a VerdeAventuras tem a sua sede.
Não vim sozinho. Trouxe Dr. Volney comigo. Já penso o contrário: "antes mal acompanhado do que só".
Nesse visual...
Sente-se num ambiente bem familiar.
Já cheguei com a turma preparada para uma foto. Vamos destacar primeiro os mais importantes. Aqui é GALO.

Aqui também, né Clelio?
Então vamos destacar toda essa elite, já classificada para a final do mais importante torneio de futebol das Américas, A Copa da Primeira Liga.
Agora uma foto do resto.
E aí estão os amigos Dudu e Amélia.
Sem trajes de pedalada, "Marrento" sócio de Dudu.. É um figuraço.
O baixinho também trouxe a sua bike, mas ainda não entra numa roubada dessa. Com pai e mão pedaleiros logo chega lá.
Um café da roça, a base de broas de fubá.
O grupo é preconceituoso. Não permite mulher feia.
A equipe VerdeAventuras, que preparou esse café pra galera.
Eliab dá boas vindas ao pessoal, e explica que foram convidados para conhecerem esse trecho piloto de pedal, de 47 km, e passa as instruções. Lembra que é um percurso de contemplação, não havendo, portanto, sentido em disparadas. Destaca que serão ... km de percurso, com os chamados trechos técnicos, onde até pode haver necessidade de descer da bike. Isso não deve ser motivo de vergonha.
"...sinta os cheiros, admire, entre no clima, ouça o canto da araponga, contemple os riachos e nascentes. Conheça fragmentos da Mata Atlântica." Informa que haverá uma parada no sítio do Leandro. na Graminha,  onde poderão conhecer o projeto "Entre Montanhas e Muriquis". O almoço será na OSCIPE IRACAMBI.
Dudu passa informações  técnicas. Reforça a solidariedade que deve haver se alguém precisar de ajuda. Fala um pouco sobre providências em caso de acidente. Ele tem muita experiência no assunto.  Foi Diretor de Mobilidade Urbana da Cidade de Rio das Ostras-RJ e também Diretor de Relações Institucionais da Federação Fluminense de Ciclismo.

Pede identificação dos que têm experiência em primeiros socorros.

Eu falei que "Marrento", que aparece com a filha Luisa, é sócio de Dudu. Só não falei em quê. Já fiz uma matéria a respeito. Eles montaram em Muriaé a XCycle Lub, uma fábrica de lubrificante de corrente de bicicleta, a partir de cera de carnaúba.
Veja lá: http://embelisariomg.blogspot.com.br/2017/06/parabens-dudu.html
Vou me posicionar para ver a saída.
Com cuidado pra não pisar na bosta.
Olha que bonito.
E você nem me olhe. Sequer lhe conheço. Estou fazendo o meu trabalho.
Começaram o trajeto. 
Já encarando uma subida. Esse não é o caminho do carro. Vamos ver onde irão sair.
Dudu deu mil recomendações mas esqueceu-se de encher o pneu de sua bike. Observe que alguém solidariamente ficou esperando por ele. Isso é bonito.
Por que será que essa moça não foi pedalar? Bobagem. Aqui em Beli tem parteiras.
Pegamos o caminho de volta. Ao fundo a Serra do Brigadeiro.
E chegamos em Belisário.
Corremos para chegar antes deles na estrada de Itamuri, mas não conseguimos. Os primeiros já estão nela. O amigo Thierre na frente, com uma câmera no capacete.
Eliab vem atrás, com o seu quadriciclo. Tem um segundo quadriciclo na frente.
Para você entender, eles atravessaram trilhas e chegaram naquela estradinha, defronte à entrada para os sítios de Faustino/Lourdinha e também o de Zé Calais.
Agora estamos voltando pra Belisário, atrás do grupo.
Cortamos a turma e estamos perto da Escola Estadual. O grupo parou para esperar os retardatários.
Lá vem eles, entrando no nosso distrito.
Olha a Amélia aí, gente!
Eliab é sempre o último.
Não vou acompanhá-los.
A ABRIGA-Associação do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro tem um belo projeto, idealizado por Marco Barros,  de cadastramento geral do entorno da Serra do Brigadeiro, que me foi apresentado ontem por Dudu. Ele facilitará a organização de muitos eventos como este, além de caminhadas, trilhas de moto...

Comentários

  1. Pedal cumpriu seu objetivo em todos os sentidos, e claro, não poderia deixar de agradecer a cobertura jornalística de Sr Cléber e de demais envolvidos na divulgação deste grande feito. Por hora, agradeço a todos os bikers que aceitaram nosso desafio, entendo a real proposta do mesmo. Pedal fica top quando se tem bikers top para fazê lo acontecer. Obrigado de coração.
    Equipe Verde Aventuras.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cleber!
    Essa narrativa é inconfundível!
    Eliab é uma pessoa do bem, que atrai gente positiva para seus projetos.
    Fico muito grato por ter participado de tudo isso, com pessoas tão maravilhosas!
    Madalena e tio Volney são demais!!!
    Até breve!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à equipe Verde aventura, circle luv.
    Muito bom o domingo entre amigos!
    E ontem tbm foi meu dia, e escolho passar o dia do Biólogo no meio natural. Amo Belisário, amo a região do Itajuru. E aqui é GALOOOO!!!
    Grande abraço Cleber, sempre uma honra.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente gostaria de justificar minha ausência nesse pedal organizado pelo Eliab, esposa e família realizado na Serra do Brigadeiro, mas apesar do convite não pude participar devido a uma fratura do braço. Deixo aqui meus parabéns em nome da ABRIGA pela iniciativa organizando esse desafiante pedal pelas trilhas e estradas da redondeza da parte do sul da Serra do Brigadeiro. Além das belas paisagens do lugar a VerdeAventuras se preocupou em exibir sobre o projeto Entre Montanhas e Muriquis que revela muitas das as riquezas da Serra do Brigadeiro. Parabenizo também a cobertura do evento realizada por Cléber Paradela (EmBelisário)e pelo fotógrafo Sgt. Rangel que capturaram lindas imagens do evento. Parabéns a Iracambi que abriu suas portas para receber os ciclistas para o almoço e também meus parabéns para Leandro Santana (pesquisador) que apresentou o projeto Entre Montanhas e Muriquis. Deixo os parabéns para todos que participaram desse evento, tanto auxiliando na organização quanto simplesmente pedalando pelas montanhas da Serra do Brigadeiro. Não poderia deixar de enfatizar os momes de Dudu Almeida e Luis Otávio (Marrento)de seu sócio da XCycle Lub (fábrica de lubrificante de corrente de bicicleta, a partir de cera de carnaúba)que vem participando, apoiando e incentivando o ciclismo na região.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês