A VISTA QUE D. NINA TEM


Não é bem minha, mas também não deixa de ser.  É uma árvore que fica na divisa, quase sempre muito florida, que eu admiro a cada manhã quando abro a janela do meu quarto e vejo o jardim do vizinho. Faço algumas respirações profundas, atenção aos pulmões para que não me culpem muito pelos poucos exercícios que faço durante o dia.  Sou uma idosa preguiçosa, confesso.
Depois do café, vim hoje ao computador ver o que é mesmo uma "buganvilea", nome que há muito me intriga, assim como me fascina sua beleza. Vai um resumo do que achei no Google:

 " Espécie rústica muito apreciada no mundo, principalmente no Estado de Santa Catarina. Foi descoberta em nosso país pelo navegador francês de nome Louis Antoine de Bougainville, em 1790. Por isso, ganhou esse nome francês, aportuguesado. Ele encontrou esse arbusto também em outros lugares da América do Sul.
Trata-se de planta que gosta muito de sol, tem que ser plantada em descampado, porque precisa espaço para se desenvolver e crescer bem.  Descrita como muito rústica, dá em várias cores, precisa inicialmente de rega; adapta-se em qualquer lugar e floresce várias vezes no ano, principalmente no inverno, desde que tenha sol e umidade.
Gênero botânico da família Nyctaginaceae, angiosperma, designada no Brasil buganvile, em homenagem ao seu descobridor.  Tem também vários nomes populares: primavera, três marias, flor de papel, etc. "

Louis Antoine de Bougainville viveu 82 anos, de 1729-1811, mas seu nome permanece vivo nessa planta que ornamenta os jardins do mundo inteiro. Esse mundo de tantas belezas, que ele como navegador e pesquisador, tão bem conheceu.

Nina Campos - Rio de Janeiro

Você tem uma vista lega pra mostrar? Faça isso! Mande foto e texto para coparadela@gmail.com

Comentários

  1. As flores não só enfeitam como fazem companhia. E embelezam muito a propriedade e o lugar. Algumas famílias, em Belisário, têm diante de suas casas arbustos floridos. É Tão bonito,causam um ótima impressão ao visitante, porque dão vida ao lugar. Parecem dizer: aqui mora gente feliz !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês