JÁ DO BRASIL FALANDO DO PORTO

Dr. Dárcio Calais é sempre atencioso em nos dar informações técnicas nas matérias publicadas. Em respeito a isso, de vez em quando damos destaques a alguns de seus comentários postados no blog. 
Ele levantou uma dúvida se Camões teria estudado na Universidade de Coimbra. O Wikipedia fala que: "Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa,  de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é especulação mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a  literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada".

Também comentou sobre os muitos eucaliptos que eu vi plantado ao longo das rodovias: 
"Apenas uma curiosidade. As primeiras sementes de eucaliptos que chegaram ao Brasil foram trazidas por Edmundo Navarro de Andrade. Ainda quando estudava em Coimbra, esse ilustre brasileiro teve sua atenção voltado para aquelas árvores de grande porte que cresciam nas margens do Rio Mondego. Ao retornar ao Brasil (1903?) ele trouxe na bagagem o diploma de eng. silvicultor e as sementes de eucaliptos para serem testadas tecnicamente. O Brasil possui hoje cerca de 5 milhões de hectares de florestas de eucaliptos e a indústria da madeira gera 4 milhões de empregos e participa com 6,5% do PIB industrial brasileiro".
Veja aí, Gilmar Assafrão, que atravessa fronteiras em sua moto.
Estamos rodando para a cidade do Porto.

Suas primeira imagens.

André/Mari fizeram as reservas aqui. 
Deixamos no estacionamento o carro que alugamos em Lisboa. Vamos de ônibus.
Mas não é um ônibus qualquer. Dá direito a uma vista de 360 graus, wifi e fone de ouvido com comentários sobre tudo de importante que a gente vai vendo.
A arquitetura é maravilhosa. A cidade tem origem num povoado celta, pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portu Cale, vindo dai o nome Portugal.
Casa da Música.
Pelo fone de ouvido a gente fica sabendo a história de  cada  casarão como este.
A primeira foto foi sobre essa ponte, quando de nossa chegada. São 6 maravilhosas pontes num curto espaço. 
Vamos puxar no zoom.
Essa é uma segunda ponte.
A Ponte Luís I é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, sobre o Rio Douro. No tabuleiro superior a ponte é ferroviária. Veja o trem de passageiro  passando.
Aqui descemos do ônibus. Vamos conhecer melhor caminhando. Com um único pagamento você pode descer  num ponto e  voltar a pegar num outro, em qualquer sentido.
Aqui é Galo. Ele é o símbolo de Portugal.
No pacote do ônibus de turismo também está incluído um passeio de barco pelo Rio Doro.
Sempre as comunidades eram protegidas por muralhas.
Ponte Maria Pia de estrutura metálica, que foi inaugurada em 1877 e foi abandonada em 1991, tendo sido substituída pela Ponte S. João, ao fundo, que é considerada, como as maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eifel, o mesmo da Torre Eifel, em Paris. (Wikipedia)
Tá ela aí. Ponte São João.
Mais uma passeio diferente, agora de teleférico. Esse não está no pacote do ônibus.
Como é lua de mel, tem de ter o casal.
Paramos lá em cima e demos um giro antes de descer.
Estamos descendo.
Comprando ticket para o teleférico ganha uma visita nessa produtora de vinhos do Porto.
Quevedo Port Wine.
No final uma degustação gratuita..
E o pacote do ônibus dá direito a uma visita guiada nessa outra vinícola, a Calém.
O guia fala tudo sobre vinhos. Muitos curtem esse tema. 
E uma degustação finalizando a sua exposição e a visita.
Temos mais uma matéria para apresentar, lá em Portugal.

Comentários

Posts mais visitados do último mês