"QUERO TRAZER NA MEMÓRIA..."

AQUILO QUE ME DÁ ESPERANÇA". Isso foi dito pelo profeta Jeremias (Cap. 3 Vers. 21)e é algo que procuro carregar comigo. Nunca abandonar ou esquecer lugares, pessoas e momentos que foram marcantes em minha vida, e que servem de balizamento para a continuidade de minha conduta.

Foi com esse espírito que voltei hoje na Fundação 2 de Julho, onde exerci minha última atividade profissional, me aposentando e retornando para Minas, mais precisamente para Belisário. Aqui fui Secretário Executivo da Fundação e depois, acumulei esta com a função de diretor do Colégio 2 de Julho.
Muitos novos empregados, depois de passados 7 anos, mas Jorge continua na recepção principal. Muito prazer em revê-lo. Bons momentos juntos.
Esse casarão faz parte da história do Brasil. Foi recuperado apenas por fora. É o Palácio Conde dos Arcos, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.  Ele foi construído em 1781 e aqui residiu o Vice-rei D. Marcos de Noronha Brito, o Conde dos Arcos.
O casarão pertence à Fundação 2 de Julho, que é a mantenedora do Colégio e Faculdade de mesmo nome.
É uma área estupenda. São 22 mil metros quadrados.
Mas ainda acho que o maior patrimônio aqui é imaterial. Há uma longa história de 90 anos de uma educação libertária, embora uma forte crise financeira tenha balançado bastante as estruturas da instituição recentemente, mas com fé e coragem a situação tende a se normalizar.

Essa superação se deve, também, à dedicação de pessoas que já há muitos anos labutam aqui, com muita fidelidade. Foram grandes parceiros no tempo em que aqui estivemos.

Ana Paula, Wananci e "irmão".
Quero tirar foto com todos eles. 

Ao fundo o casal de missionários norte-americanos, Peter Garret Baker, ele pastor da Igreja Presbiteriana Unida, e ela Irene Haigh Baker, professora, que desembarcam na Bahia em 1924, iniciando a história do Colégio Dois de Julho
"Ambos estavam iniciando uma bela missão em terras brasileiras através da educação. O sonho teve segmento em 1926, quando o casal criou uma "escolinha" nas imediações do Dique do Tororó, para dar atendimento, gratuito, às crianças pobres da região". 

Agora entra Osvaldo, na ponta.

Gente muuuuito querida. Marilene e Cilene.
Que bom rever "Bela" !
Almir também.
Agora entra Mário, à minha esquerda. Vamos formar a turma de novo.

A Educação Infantil era a minha paixão. Quando o "fogo pegava  no colégio" eu ia refrescar a cabeça visitando a meninada e os garotos do "Primário", também funcionado aqui, sob o comando de Pró Zenóbia, outra pessoa importante na minha vida profissional.
Vamos voltar lá.
Pró Jerusa era estagiária em minha época e foi admitida como professora.
Ângela é uma competente Professora de Artes e responsável pela decoração do Colégio nos eventos, que sempre foram muitos.
O Professor Jorge, de Música, goza de muito respeito entre os ex-alunos.
Da mesma forma Pró Tânia, de Educação Física.
Junto com ela, Professor "Corró", da mesma disciplina, têm muita história com os esportes no Colégio 2 de JulhoNa extremidade Álvaro, encarregado de manutenção e grande parceiro nosso.
Muita emoção em voltar nessas salas, que foram minhas, de trabalho.
Natanael é dez! Um dia fui no banco, fazer um saque especial de  2.500,00. Por questão de segurança coloquei a grana debaixo do tapete do carro e esqueci disso. Fiquei uns dois dias sem saber onde havia perdido. Deixei o carro com ele, para lavar, em seu horário de almoço, hora que fazia “bicos”.

Veio me devolver as chaves e perguntou se eu não havia esquecido nada no carro. Não me lembro, respondi. Pois aqui está! Era o pacote de dinheiro. Eu amo esse povo.
A visita foi corrida, mas baiano não abre mão de um evento. Logo sugeriram um café da manhã, para continuarmos as boas recordações. Fechado! Voltaremos aqui na quinta.

Comentários

  1. São páginas de sua bela vida, Dr. Cléber, que merecem mesmo resgatadas e mostradas. Que você se conserve assim, sempre querendo servir ao próximo e ensinando como fazê-lo, segundo sua experiência de vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês