JÁ EM BELISARIO, AINDA FALANDO DA BAHIA

O domingo foi apertado. Na segunda e hoje, terça, fizermos o percurso Salvador-Belisário, de carro. Chegamos às 18 horas. 
Mas, acho que pode lhe interessar algumas coisas que vimos e fizemos por lá. Sempre mostro e quero registrar aqui no blog, até para ficar como um diário pessoal para a posteridade, os pontos e pessoas que fazem parte de minha vida. 
Quando cheguei em Salvador, em novembro de 95, para trabalhar no Sistema Ferry Boat,  sem  a família, fiquei hospedado, junto com o amigo Luiz Carlos, nesse hotel, o Catarina Paraguaçu, no Rio Vermelho. Foram cerca de 45 dias.
Estamos saindo da visita à Casa de Jorge Amado, já postado. Opa! Peço a Shoji, no volante, para parar o carro. Quem são aqueles dois?
É o casal Zélia Gattai e Jorge Amado. Falamos muito sobre eles na matéria anterior.
Vamos pela orla, sempre a opção mais agradável.
Outro dia mostrei uma dessas gordinhas, aqui na Ondina, e agora mostro duas. A terceira está lá no fundo. De carro ficou difícil pegá-las.   Elas são feitas de bronze pela artista plástica baiana Eliana Kertéz, que gosta de criar sempre mulheres gordas, fugindo dos padrões de corpos sarados que a sociedade estabeleceu. 
Outra curiosidade, as 3 esculturas representam as raças formadoras do povo brasileiro, a negra, a branca e a índia, sendo que cada uma está voltada para a sua terra de origem, Damiana contempla a África, Mariana, Portugal, enquanto Catarina está virada para o interior do Brasil. 
Estamos chegando na Praia da Barra.
Mirian quis matar uma saudade. Um lanche no Buffet Belles. Só uma curiosidade. Essas amigas vieram comemorar um aniversário de uma delas. Um violinista é convidado para abrilhantar. Como sempre falo, o baiano sempre valoriza uma festa.
Espaçoso esse japa.
Estamos no Forte Santa Maria

No Wikipedia a gente lê que o forte  foi erguido para fazer a defesa das entradas pelo mar. Aqui desembaraçou
o primeiro donatário da Capitania, Francisco Pereira Coutinho, em 1536, e o primeiro governador-geral, Tomé de Souza, em 1549, e aqui aconteceram as primeiras invasões holandesas, em 1624. Você estudou tudo, Já esqueceu?

O sol está se pondo e aqui em Salvador o poente é especial. Acontece na direção do mar, já que estamos em uma baia. Em poucos lugares do Brasil isso acontece, ou seja, a direção oeste em poucos estados do país tem o mar voltado para a sua direção.
Lá na entrada da Baía de Todos os Santos o Farol da Barra.

Vamos puxar no zoom.
Romântico esse casal.
Este tem mais charme.

Tá bonito o por do sol.

Mais uma visão da Baía.
Lá no fundo a Ilha de Itaparica. Na outra matéria vamos passar por lá. Apesar de já ser quase noite, dá pra fazer stand-up no mar, como você pode ver. A água aqui no nordeste é sempre quentinha.
Vai ter uma coisa legal aqui.
Todos os finais de tarde há projeção, na parte frontal do Forte Santa Maria, de fotos de Pierre Verger, um fotógrafo e  etnólogo francês, que dedicou a maior parte de sua vida viajando pelos 4 continentes  para estudar a retirada forçada  dos escravos da África para todo o mundo. Ele viveu muito tempo em Salvador, onde morreu em 1996.
Mas nem tudo são flores. No retorno ao estacionamento a gente se depara com o carro do filho de Shoji com o pneu furado. Quer mais? O estepe estava completamente vazio. Mas o dono do estacionamento foi gentil e me levou para encher o estepe. No terceiro posto nós conseguimos. Tudo é festa.

Comentários

Posts mais visitados do último mês