AGORA NÓS VAMOS PARA A OLIMPÍADA.

André e Mariana nos deram mais esse presente. Ingressos para a Arena Fonte Nova, no domingo. 
A segurança é a marca dos Jogos Olímpicos no Brasil. Na aproximação do Dique do Tororó já não mais entravam carros. Esse entorno, que normalmente vira um inferno em dias de jogos, hoje tá liberado para os moradores e frequentadores do estádio.
O carro foi deixado na casa do amigo Ademir Clavel e sua esposa Vânia nos deixou aqui.
No Wikipedia a gente lê que o Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade de Salvador, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Segundo alguns historiadores ele foi construído pelos Governos Gerais, no final do sec. XVII e meados do sec. XVIII. Outros atribuem a construção aos holandeses.
No Dique do Tororó  foram instaladas, em 1998,  oito esculturas de orixás flutuando sobre o espelho de água, e são assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.
Alguns poucos tentaram, em tempos atrás, questionar essa instalação de símbolos ligados a religiões de matriz africana. Considero uma bobagem. Prefiro olhar sob a ótica da estética e cultura. Em contrapartida, não seria agradável retirarem símbolos cristãos das repartições públicas, por exemplo. Repudiaria isso com veemência. A tolerância religiosa deve continuar sendo a marca do povo brasileiro. 
Ainda sobre o Dique, você já deve ter cantando muito:
Eu fui ao Tororó
Beber água e não achei
Encontrei linda morena
Que no Tororó deixei..
Aqui nos encontramos com o amigo Marco Costa. Tivemos os três bons momentos aqui em Salvador e a nossa amizade continua forte. Ambos já estiveram em Beli.
Já dentro da Fonte Nova.
Os ingressos reservam o lugar.
Muita segurança.
Cá estamos nós.
Armando e Fátima são pais de Leo, amigo de André desde a oitava série, no Colégio Oficina. Estão juntos lá em Bariloche e os paia juntos no futebol.
Quando chegamos jogavam México X Ilhas Fiji, que estava ganhando de 1  X 0. Mas não suportaram a pressão e perderam por 5 X 1.
Olha a cara desse mexicano!

As Ilhas Fiji foram tratados com muita simpatia pela torcida. Muito aplaudidos quando saíram de campo.
O pai fica na Oceania, no Pacífico, e é composto por 332 ilhas. Pertenceu ao Reino Unido e se tornou independentes em 1970.
Coreia do Sul e Alemanha em campo.São dois jogos com um só ingresso.
Protocolo do COI.

Uma grande torcida do México se uniu à torcida da Coreia. Todos contra a Alemanha.
É uma festa linda.

Topamos com esses dois atleticanos por lá. Aqui é Galo!
Torcida mexicana.

O estádio quase veio ao chão. A Coreia fez 1 X 0. Os caras pequenininhos enfrentando os grandalhões germânicos. Mas os baixinhos têm muita garra e correm demais.
Vamos lá perto para vê-los. Não falo bem coreianês, mas ele me falou que Belisário é um dos destinos turísticos mais famosos lá no seu país.
Foi um jogaço. Já na prorrogação a Alemanha empatou. 3 X 3. Dessa forma foram 12 gols numa única tarde, nos dois jogos. Fiquei encantado com o time da Coreia.
Essa garotada foi uma ótima companhia. Fizemos muita zoeira juntos. Todos são primos.

Na saída da Arena mais dois atleticanos. Isso é uma nação.
Uma tarde maravilhosa. Agora é caminhar até chegar na área fora do bloqueio, para achar um táxi. No problem!

Comentários

  1. Muito legal. Gostei de saber que os sul coreano têm Belisário como principal destino turístico. Eu mesmo já encontrei milhares deles subindo o Itajuru... aproveitem. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Perdão : no título desta matéria deve dizer Olimpíada no singular. No plural, seriam todas as demais já realizadas até hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês