VAMOS VOLTAR NA FAZENDA DA RIBADA?

Eu já fiz a matéria a partir das fotos da câmera de Mirian somente, pois havia "baixado" as da minha Câmera e não sabia onde. Achei! Dessa forma volto ao tema para mais comentários.

Veja essa cena bem rural.
"Tão" é um grande pecuarista. Um dos maiores fornecedores da FRIBOI
Não poderíamos perder essa cena do Japonês da Federal abrindo a porteira.
Uma volta pela cozinha da família. No forno são assadas as broinhas...
... que vão dentro da folha de bananeira.
Conhece melado? Mas a expressão: "quem nunca comeu melado quando come se lambuza" você conhece, não é?

Outra novidade: a yacon é uma planta originária da Cordilheira do Andes. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos Incas. A batata yacon é um importante alimento funcional. Conhecida como batata do diabético, ela é empregada no tratamento de colesterol alto e de diabetes, pois os tubérbulos contém frutano,  tipo de açúcar não absorvido pelo trato digestivo. 
Ao contrário das outras batatas, a yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco. essa  batata costuma ser plantada em terra fofa e em altitudes elevadas. Sua raiz necessita de muita água.
Embora em escala bem menor que as batatas, na América do Sul as folhas de yacon são popularmente consumidas na forma de infusão para tratamento de diabetes, sendo que um pesquisador argentino revelou sua ação hipoglicemiante em ratos.
Entretanto, as folhas não possuem futanos, substâncias típicas de partes. Em suma, o uso oral das folhas do yacon não deve ser estimulado (https://pt.wikipedia.org/wiki/Yacon)
Na outra matéria não mostrei jaca.
Plantação de palmito.
Vamos subindo...
E admirando o visual.
De muito longe consigo buscar essa casa no zoom. Imagino que seja do Sr. Roldão.
Outra prática própria dos preservacionistas. Essas "piscinas" impedem que as águas façam corredeiras pelo terreno, carreando a fertilidade do solo e provocando erosões. Também faz com que possa infiltrar no terreno. 
O sol começa a se por no Pico do Itajuru.
Uma aula sobre o café. Shoji também foi produtor rural no Triângulo Mineiro.
Essas cenas não poderiam se perder. Zé Calais vai limpar nossos palmitos.
Sua mão tá cheia de espinhos, adquiridos na colheita.
Você que só conhece o palmito picado, dentro do vidro, com essa matéria você viu todo o processo. 
Foi bom ter repetido a matéria, não foi? Fizemos nossas comprinhas e tomamos rumo de casa.

Comentários

  1. Visitar estas propriedades rurais é uma delícia. A hospitalidade sincera, o cafezinho sempre muito doce e passado na hora, acompanhado de uma broa, um bolinho de chuva, as frutas da época... sim, a foto é da fazenda do Sr. Roldão. Bom que se diga que o palmito que o Sr. José Calais limpou é o brejauba, nativo aqui na região. Ultimamente, por questões ambientais, tem sido implementado por aqui a plantação 'mais em escala' do pupunha.
    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês