MINERAÇÃO: ESSE ASSUNTO SEMPRE É DE INTERESSE COLETIVO.

(Foto de arquivo)

Acontecerá amanhã, quinta-feira, a partir das 8:30 horas, uma reunião com representantes da VOTORANTIM METAIS e lideranças de Belisário que estão envolvidas nesse tema;  pessoas ligadas ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro e à proteção do Meio Ambiente, em especial em nossa região.

Toda a comunidade é convidada e acontecerá no Grupo de Artesãos de Belisário - GAB.

A reunião se estenderá por toda a manhã.

Comentários

  1. Espero que os caros conterrâneos resistam bravamente contra essa invasão a um meio ambiente já extremamente fragilizado como nosso. Não se iludam com as falsas promessas de muitos empregos e prosperidade para região. No fim, vão dar uns dois empregos de vigias e o resto do pessoal "treinado e especializado" terá que vir de fora, dos quadros da própria empresa. Lembrem-se do rompimento da barragem da Votorantim em Miraí que inundou várias casas e destruiu móveis no Bairro Dornelas em Muriaé. E aí a empresa, num gesto de comovente generosidade veio oferecer uma compensação finaceira para as casas atingidas. Não me lembro do valor da compensação mas lembro-me de eram umas merrecas.

    ResponderExcluir
  2. 8:30 HORAS DELES ESCUTAR,MAIS UM NÃO DOS BELISAREENSES!!!!!
    #EUDIGONÃO.
    Túlio.D

    ResponderExcluir
  3. Senhores fazendeiros, sitiantes e produtores rurais. Se a Votorantim obtiver concessão e licença ambiental para minerar aí na região, vocês não mais serão donos de suas terras. O subsolo não pertence aos cidadãos e sim à União. E a empresa possui um tal direito de lavra que lhe permite destruir o seu solo para extrair o subsolo. E depois ela vai embora ficando com os lucros enquanto vocês ficam com as crateras, a erosão, sem o solo e, provavelmente, sem água. Vocês já notaram que nossas águas diminuem a cada ano. Razões principais são: ausência de vegetação natural, pastagens já degradadas e escassez de chuvas nos últimos anos. A atividade minerária num meio ambiente já fragilizado só vai agravar a situação. Um ambiente desolado reflete negativamente no estado de espirito das pessoas, trazendo desânimo e tristeza. Repito: não se iludam com as promessas de "muitos" empregos. Não vendam suas opiniões em troca de aparentes benefícios temporários. Estamos inseridos no bioma Mata Atlântica que (felizmente) desfruta de proteção especial da Lei Federal 12.651 de 25/05/2012 (Código Florestal Federal) e da Lei Estadual 20.922 de 16/10/2013 (Código Florestal Estadual).

    ResponderExcluir
  4. Nós moradores de Rosário da Limeira, precisamos fazer um estágio de organização,coletividade e transparência na divulgação de reuniões dessa natureza com o povo de Belisário. Aqui infelizmente, não são discutidas e divulgadas com a comunidade tais reuniões, quando em outras situações, priorizam comumente,as convicções político-partidárias em detrimento ao bem estar coletivo futuro. Parabéns aos belisarienses pela união.

    Lenir Rodrigues - Professora

    ResponderExcluir
  5. Conversando com engenheiro de minas e fabricantes de vidros, latas, porcelanas, efim tudo que usa como materia prima retirada do solo, vemos o outro lado da moeda. É preciso ser racional e examinar os pros e contras da exploração de nossas riquezas. Por causa das catástrofes havidas nos inventos, nos experimentos científicos, etc. não é que devamos deixar de aproveitar nossas riquezas para o bem estar do ser humano. Sou a favor, sim, da mineração bem planejada, monitorada e aproveitada, para isso há os setores do Governo devidamente instruídos e equipados. E O POVO PARA FICAR DE OLHO E APOIAR "GUERRAS" COMO A DA LAVA-JATO. Se os perigos forem obstáculos aos nossos empreendimentos, não devemos nem levantar da cama de manhã. Cabeça, muito estudo, planejamento, ponderação e avaliação dos resultados é o que precisamos. Não devemos deixar que o emocional nos enfraqueça ou nos tire a visão. Precisamos muito de diálogo
    sim, e saber bem avaliar o que convem e em quem confiar. Os cientistas e técnicos cuidam do resto.

    ResponderExcluir
  6. Reconheço ( e não há como negar) que a mineração é sim uma atividade muito importante para o desenvolvimento dos países em geral. Eu mesmo trabalhei durante 25 anos numa empresa que era, inclusive, uma grande mineradora. Dos minérios naturais devidamente transformados resultam os produtos úteis a toda a sociedade. O que eu questiono é a atividade minerária num bioma já fragilizado e altamente impactado. O histórico da Votorantim em nossa região não a recomenda como exemplo de alta tecnologia e de inequívoca idoneidade. Refiro-me ao rompimento a barragem de Miraí e a irrisória proposta de indenização às famílias atingidas pela inundação em Muriaé. E lembro por fim que, se o governo fosse competente em seu papel de fiscalizador, a tragédia de Mariana não teria acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas para esclarecer o rompimento em Miraí não teve nenhum vínculo com a CBA, a empresa que explora lá é outra.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês