FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PIRAPANEMA NA SEXTA

Como sempre digo, é o maior evento cultural da região e assim se torna imperdível. Chegamos de SP e fomos pra lá. 
Bons restaurantes de Muriaé sobem a Serra de Pirapanema e a tradicional pastelaria do Deco, que tem mais de 60 anos de existência está lá também.
O grande nome no elenco de apresentações , certamente que será o mineiro de Ponte Nova, João Bosco, um dos maiores compositores brasileiros autor de um zilhão de coisas, entre elas. o clássico " O bêbado e o equilibrista",  "Falso brilhante", "Dois prá lá, dois prá cá", ... e muitas coisas mais cantadas por Elis Regina.
Também escreveu "Linha de passe". Veja parte da letra escrita lá no muro, que tem tudo a ver com gastronomia.
Na chegada conhecemos Dr. Wilton. Ele é advogado e mora em Muriaé, vindo de BH. Falei que quem vem de cidade grande pra Muriaé deve morar em Belisário. Ele pelo menos virá conhecer nosso distrito. 
Outra coisa imprescindível, que me deu maior confiança:  Wilton é atleticano. 
Não poderia deixar de tirar uma foto com essas garotas bonitas de Pirapanema, aproveitando que a patroa foi ver o artesanato.
O espaço principal de papos e degustações estava perfeito.
Sobrava bom gosto. Por enquanto vazio.
A VOTORATIN é patrocinadora do evento, juntamente com a ENERGISA. Tinham esse stand lá, divulgando o trabalho de educação sócioambiental que desenvolvem.
Aí eu pergunto a Daniele, sempre presente em Belisário, se ela conhece o blog. Pra massagear meu ego ela tira da carteira o nosso cartão. O Ministério da Saúde adverte: " Viciar EMBELISARIO  pode fazer mal à saúde. Em caso de complicações,  ligue de vez em quando a TV GLOBO.
E por falar em fazer bem à saúde, veja esse belo espaço com temperos e produtos alimentícios de qualidade. Aqui tem a chancela da ILAGAMuma empresa da Muriaé que se dedica à produção e comercialização de iogurtes e doces de leite e de frutas.
A FUNDARTE foi de uma felicidade incrível em trazer de BH, desde a primeira versão do festival, o chef Eduardo Avelar, um dos mais famosos de Minas, para vir criando a consciência de gastronomia para a nossa região. Muito simpático e desenvolto, ele simplifica, em alto estilo, a arte de se preparar um boa comida, principalmente valorizando produtos da região.
Foram ministradas 3 oficinas nesse espaço. Mirian e Solange e Shoji  assistiram tudinho
Solange está de costas. Mas e esse cidadão de chapéu branco. Ele me parece familiar...
Finalmente chegou o grande dia de conhecer o famoso Dr. José Sigiliano. primo de Mirian. Ele é um grande oncologista no Rio e resolveu se dedicar à produção de cachaça, do mais alto nível, através de métodos ultra modernos.
É essa aí, a famosa ...
O que é isso? Minha mulher bebendo pinga?

A gente sempre tem aqui em casa e quando precisa presentear um amigo especial a gente recorre a ela. Essas garotas são gringas e  estão na Fazenda Iracambi participando de projetos científicos. Estiveram em Beli na quinta para a reunião da VOTORANTIM, que aliás não aconteceu por falta de quorum dos conselheiros do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. A reunião foi solicitada à empresa pelo Conselho. Uma outra será marcada.
Aqui presente a Brownie da Mi,  de Muriaé.
Vamos voltar a falar da oficina que estava rolando? Olha o resultado do trabalho do chef Gabriel. Um filé super... com palmito brejaúba, que pode ser cultivado, desde que através de processos autorizados pelo órgão de controle  ambiental 
Cerveja artesanal também presente no festival.
E por falar em Meio Ambiente, a Secretária Juliana também presente em Pira. Ela lamentou a falta de quorum que impossibilitou a reunião com a VOTORANTIM.  Voltará em Beli na próxima data.
Agora rola outra oficina que barbarizou Mirian e Solange. Chefe Adriano ministra Cozinha Mineira Contemporânea
Sensacional essa técnica de "enfumaçar" um óleo, jogando na frigideira um pedaço de carvão em brasa. Pode se fazer também manteiga enfumaçada, banha  enfumaçada. Você enfumaça o que quiser. 
O trio está atento.Juliana também. José Sigiliano vai tentar em sua fazenda um pernil de cordeiro enfumaçado. Quero estar lá para conferir.
Olha isso! Enrola o filé de lombo em papel plástico e cozinha  por cerca de 60 mins  em água a  60 graus. 
Ela fica assim. Ao ponto. E a gente morrendo de medo de carne de porco sem estar super cozida.
Outra novidade show. Farofa engana aquático. É feita com biscoito de polvilho moído. Tem a sua orígem em Caxambu, onde se chamavam de aquáticos os turistas que vão pra lá pra nadarem nas piscinas de águas minerais.  
Não fotografei o resultado disso mas ficou maravilhoso. No final os participantes recebem uma provinha.
Olha o pessoal de Belisário aí, gente! Nilma Balbino, Sirlei  Gonçalves,  e amigas 
Bruninha Rocha também estava lá.
Alexandre, da FUNDARTE  anucia a próxima atração cultural: Amanda Quartet, uma banda de Jazz Fusion com Dudu Lima, Alexandre Scio, Ricardo Itaborahy e Leandro Sciona.
A NOTÍCIA sempre marcando presença com Juliana.
É claro que tenho de ser fotografado com Gilca, a grande mentora de tudo isso, e com Elise, sua assessora. Elise e Belisário têm tudo a ver. 
Agora vamos procurar comida. Não é fácil. Todos os restaurantes ficam cheios.
Artesanato tem bastante por aqui.
Interessante essa exposição. Fotos de Muriaé ontem e hoje.
Sempre pegando do mesmo ângulo.
Vá vendo.
Fatinha é amiga desde a RFFSA em JF. Mora em Muriaé. Também é prima de Mirian.
É isso tudo e muito mais. Uma projeto que está em sua 6ª edição, com muito sucesso. mas teve um contra-tempo grande, Choveu bastante após determinado  horário e isso prejudicou os restaurantes e o show de Renato Borghetti que nem pudemos ver. 

Comentários

Posts mais visitados do último mês