DESCENDO A SERRA PRA TRATAR DE TURISMO

Foi na noite de ontem, terça e o convite partiu da Secretaria Municipal de Turismo. Foram convidados produtores rurais ligados ao interesse do turismo, de Muriaé e dos distritos.
Nilton Jorge apareceu naquela foto da Cachaça da Mata, lá em Pirapanema. Foi o primeiro a chegar.
Cleia, da Comunicação Social fez a abertura e explicações quanto à reunião, promovida pelas Secretarias de Turismo, Agricultura, Desenv. Econômico e CONDESC e tem como objetivo tratar do desenvolvimento do AGROTURISMO na região, sendo esta uma  "atividade turística familiar praticada em pequenas propriedades onde o turista pode acompanhar o processo de produção e vivenciar a cultura local." 
A Secretária de Turismo, Ana Lúcia comandou o encontro. Na extremidade Joancélio, Presidente do CONDESC - Centro de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região, Jefferson, do SEBRAE e Chiquinho, Sec. de Agricultura.

Juberlane registrando tudo.
Vai chegar mais gente, mas vá vendo aí.
Jefferson tem estado envolvido no apoio a muitas iniciativas na região, apoiando, através do SEBRAE empreendedores. O amadorismo tem custado caro a muitos incautos no país. Qualquer negócio exige um mínimo de análise prévia e de acompanhamento, e isso, com o apoio de  um profissional tem sempre outro resultado.
Belisário muito bem representado. D. Josina e seu filho Ivan são famosos produtores da broinha na folha de bananeira e muitos outros doces. Lurdinha e Caio desceram comigo. Dois aguerridos produtores de café e agora verduras orgânicas. Ele também é cervejeiro, em apoio a Renato Sigiliano na produção da BEERLISARIO. No fundo Raquel, filha de Toninha, produtora daqueles famosos doces em compota, lá no pé do Pico do Itajuru. Outros produtores foram convidados.
O principal objetivo da reunião era o de convidar os nossos produtores para uma visita a Venda Nova dos Imigrantes - ES, programada pelos promotores citados acima. Ana Lúcia fala de seu entusiamo após visitar o local com alguém de sua equipe, depois do que, sentiu-se motivada a programar essa visita.
Apresenta alguns produtos lá produzidos. 
Tudo embalado com cuidado.
Mais um close no grupo.
Chiquinho também externa seu crédito nessa iniciativa.
Joancélio (Joan Jóias) é um abnegado em favor do desenvolvimento de Muriaé. Prestigia muito tudo o que acontece em Belisário. Nessa viagem o CONDESC patrocinará 50% do custo da viagem. os participantes pagarão apenas 50,00 pela viagem, em ônibus especial.
Ana Lúcia informa que negociou o preço da diária com o hotel, devendo cada participante pagar 50,00 pela diária. A viagem acontecerá dia 14 de julho, saindo de Muriaé às 6 horas da manhã, com retorno dia 15, sexta, após o almoço.
Foram projetadas algumas fotos, para aguçar o gostinho.
Vamos seguir viagem.
Já tinha visto isso?
Massas caseiras com sabores diversos.
Essa escura é de café.
Muita aplicação de derivados do café na confecção desses artesanatos, inclusive troncos do pé.
E os representantes de Belisário imediatamente confirmaram presença nessa viagem. Empreendedor é assim. O medroso fica naquele de "vou pensar ...". O cavalo passa arreado e ele nunca monta. 
E por falar em empreendedor, veja essa família. Eles produzem o Queijo Gameleira, muito bom, segundo Chiquinho. 
Ana Lúcia programou diversas vistas aos empreendimentos de sucesso, com duração de 1 hora cada, durante o dia de sábado e manhã  domingo, além de palestras pelos produtores capixabas  na noite de sábado.
Muito legal a iniciativa. Os interessados deve entrar em contato urgente com a Secretaria de Turismo para verem a possibilidade de participação, já que há limite de vagas. Vamos nessa Belisário! Precisamos fazer daqui um polo de turismo. 

Comentários

  1. Realmente Venda Nova do Imigrante trará muitas ideias aos participantes em relação a agroturismo.
    Tive a oportunidade de visitar a cidade em uma viagem da faculdade com o mesmo objetivo e digo que é encantador ver como os pequenos produtores modificaram sua realidade com produção rural familiar e turismo.

    Belisário tem um ótimo potencial nessa área! Espero que este seja apenas o começo.

    Boa viagem e aproveitem!

    ResponderExcluir
  2. Visitei Venda Nova durante 3 anos consecutivos na Copa Especializada de Marcha de Muares e Cavalo Mangalarga Marchador , e desde a primeira vez que fui, o clima, o povo simples e hospitaleiro me fazia lembrar de Belisário, fazendo sonhar com que um dia Belisário tivesse aquele plano de desenvolvimento e renda . Lá tem a famosa pedra Azul e nós o Itajuru ,com o clima parecido e também produtos de qualidade quem sabe Belisário poderá chegar a ser também distrito polo do Agroturismo . Que retornem com ainda mais conhecimento e esperança.

    ResponderExcluir
  3. Do momento que a gente entra no Estado brasileiro do Espírito Santo, a caminho de Domingos Martins, Pedra Azul, Venda Nova do Imigrante, etc. já começa a se encantar tanto com a beleza das paisagens quanto com o realizado pelos moradores. O embelezamento das propriedades, a partir das estradas, desperta a atenção e a admiração dos turistas. Em um ambiente desses, todos os produtos também despertam o interesse do turista que tem olhos para tudo e o desejo de aproveitar o passeio de todas as maneiras. Curiosidade, vontade de se divertir e algum dinheiro no bolso para "torrar" são a bagagem de ida. De volta, a cabeça é outra, o divertimento vai continuar na conversa, e, em casa, a distribuição das lembrancinhas ou das guloseimas têm outra beleza, outro sabor porque são de um lugar diferente. Quem não gosta de contar sobre suas andanças e as boas ou exóticas lembranças que tem de lá?
    E, SE A VIAGEM FOI DE ESTUDOS, DE OBSERVAÇÃO, ATÉ DE NEGÓCIOS, MELHOR AINDA !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês