DE BELISÁRIO A GENTE VOLTA PRO RIO. VIVA SÃO JOÃO!

Vamos pegando matérias na fila de espera, pra não deixar passar nada. Sexta foi o Dia de São João. Quem é nordestino, ou morou lá como nós, sabe o significado dessa festa para aquele povo. Uma comemoração alegre como o Natal mas sem os altos custos deste com aquelas ceias trabalhosas, presentes, shoppings cheios...
Festa simples, centrada mais no interior, bem família, ceias simples à base de milho,laranja, amendoim cozido, bolo de aipim e de carimã, licores, fogueiras, quadrilhas... As pessoas/empresas costumam dar um "queijo bola" de presente. Os jovens viajam em bandos para o interior, onde alugam casas, podendo dormir 50 em um só imóvel. Ou seja, ninguém dorme.
Pois, estamos na sexta, dia 24 de junho, véspera de S. João, como véspera de Natal. Então vamos comemorar no lugar correto, se estamos no Rio de Janeiro. Da Zona Sul a gente pega o Túnel Rebouças.
No Rio até o feio é bonito. Só a violência não tem graça. O relógio da Central do Brasil tá lá no fundo.
Nós estamos vindo aqui.
Se a gente não vai no Nordeste, aqui o Nordeste vem até nós.
Eita Luizão! Esse cara foi um gênio da cultura brasileira. Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião, era natural de Exu-Pernambuco e faria 100 anos em 2012. Com a sua sanfona, era acompanhado pela zabumba e triângulo, levando a alegria às festas juninas e aos forrós-pé-de-serra, bem como às classes pobres das miseráveis terras nordestinas.
Lembra das propagandas disso?
Isso é muito legal. Um enorme grupo de estudantes estava fazendo uma visita guiada aqui.
Grupos de terceira idade também.
E também essa baianinha, gastando o meu dinheiro.
Vá vendo o artesanato regional.
Tem as barracas de ervas medicinais e "garrafadas".
Uma entrada no Museu. de Gonzagão e do Padim Cícero.
Belisário presente.
O retrato fiel de uma comunidade sertaneja
Numa época de S. João, é claro. Esses bonecos giram, no ritmo da música de quadrilha.
Bença Padim Ciço!
Fiz um resumo no wikipedia sobre ele. Veja isso: 
Embora tenha sido um grande líder religioso, pela enorme dedicação ao seu povo, Padre Cícero foi uma figura polêmica. Em 1889, durante numa missa por ele celebrada, a hóstia ministrada à religiosa Maria Araújo teria se transformado em sangue,  na boca dessa religiosa. Isso teria se repetido por diversas vezes, durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que teria acontecido um milagre em Juazeiro.
A pedido de padre Cícero a diocese formou uma comissão de padres e profissionais da área da saúde, médicos e farmacêutico,  para investigar o suposto milagre. A comissão chegou à conclusão de que não havia explicação natural para os fatos ocorridos, sendo, portanto, um milagre.
Insatisfeito com o parecer da comissão, o bispo nomeou uma nova comissão para investigar o caso, tendo. A segunda comissão concluiu que não houve milagre, mas sim uma farsa.
Padre Cícero teve suspensas as suas credenciais e Maria de Araújo foi enclausurada.
Em 1898, padre Cícero foi a Roma,  onde se reuniu com o Papa Leão e conseguiu sua absolvição. No entanto, ao retornar a Juazeiro, a decisão do Vaticano foi revista e ele foi excomungado. Em 13 de dezembro de 2015, Padre Cícero recebeu perdão da Igreja Católica. 
Em 1973 ele foi canonizado pela Igreja Católica Brasileira, que é  diferente da Igreja Católica Apostólica Romana. Em março de 2001, foi escolhido "O Cearense do Século".
Essa é uma maquete de um pau-de-arara.
Literaturas de cordéis.
Outra maquete de quadrilha.
Meus amigos Lampião e a digníssima esposa Maria Bonita. Trato esse tipo com muito respeito.
Vamos passeando...
Olha os estudantes aí.
São muitas praças e palcos.
Muitas opções de restaurantes. Não sei se em função da crise, muita comida barata. 
Outra figura forte na religiosidade do povo nordestino, Frei Damião, frade capuchinho, que veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 2003.
Já pilei muito arroz, na outra encarnação.
Os gringos adoram isso.

Vamos almoçar? Uma casquinha de siri de entrada.
Baião de dois, farofa de carne seca, purê de aipim e carne de sol.
Foi muito bom, Queria voltar à noite, quando a festa iria pegar fogo. Mas não deu. Olha o que restou da antiga estação da Leopoldina!
Muito triste. Esse prédio guarda uma longa história. Não merecia esse fim.
Já estamos na Urca. Aqui era a Universidade do Brasil hoje um museu. Diferentemente da Estação da Leopoldina, os prédios estão restaurados.
Veja a foto que Mirian conseguiu de dentro do carro, com smartphone! Aqui o Instituto de Cegos Benjamin Costant..

Comentários

Posts mais visitados do último mês