A CINELÂNDIA É UM PALCO PARA TUDO.

Essas escadarias da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro sempre foram palco de movimentos das mais diversas matizes. Com a falência do Estado do Rio, aqui entra grupo e sai grupo, protestando, principalmente contra os não pagamentos de salários. 
Fomos lá na sexta à tarde, na esperança de conhecer o VLT - Veículo leve sobre Trilhos, que está em fase de teste, Mas somente operava até as 16 h. Mas não perdemos a viagem. Só de vir aqui já é um programa.
Essa turma de macacão parecia policiais civis, em movimento reivindicatório. Mas esse título Jesus Core?
Com a irmã Celi, fomos saber de que se tratava.
Tá esclarecido por Otávio, líder do grupo. Não são policiais mas o Moto Clube Jesus Core, hoje reforçado por várias outras  "tribos" de motociclistas.
Cuidado! Nunca chama um motociclista de motoqueiro. No face do grupo a gente lê:

Moto clube, ao contrário do que os leigos e desenformados pensam, não é um grupo de motociclistas que se reúne para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem. Podemos citar como exemplo os 'caçadores de troféus', ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado, apenas para conseguir lembranças em eventos.
Esse moto clube é de linha evangélica, como o próprio  nome indica. "core" em inglês corresponde a "centro". Dai coração, nas derivações latinas, também relativo a "imo", "ponto central"...  Otávio explicou que eles sempre estão envolvidos em campanhas de cunho social de arrecadação de gêneros, roupas, coleta de sangue... e outras ações solidárias.
Dessa vez estão participando de uma audiência pública aqui na Câmara para debater ações rígidas contra o uso de cerol nas linhas de pipa, ou a chamada linha chilena, um cerol industrializado, ainda pior do que este que as crianças fazem, a partir de vidro moído e cola, para cortar linhas das outras pipas no ar.

Uma pena que em Belisário ainda exista isso.
Curta essas duas fotos do Theatro Municipal. Está lindo. 
O material por eles distribuído lembra que o  Código Penal pune o usuário de cerol. Veja: 

Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:
        Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

Sendo menor, os pais respondem também por esse crime.

Fiquei muito entusiasmado com esse grupo.
Em relação ao nosso Estado de Minas, a venda e uso da linha chilena, ou de cerol são proibidos, segundo a Lei Estadual 14.349/02. Mesmo assim. os materiais usados para cortar papagaios continuam fazendo vítimas com frequência.
Esse tema interessa muito aos motociclistas, que sempre são vítimas dessa absurda prática.
 Parabéns Otávio, pelo belo trabalho de vocês!


Para chocar você e fazê-lo um inimigo dessa prática, posto essas duas imagens chocantes. Peço desculpas por isso, mas muitas vezes a verdade é chocante.

Comentários

  1. Não sei se vocês fizeram a visita guiada ao Teatro Municipal. Caso não tenham feito, façam da próxima vez, vale muito a pena. Fica aqui a dica para todos que forem ao centro do Rio. Nessa visita, a gente conhece em detalhes as dependências e as obras de arte do Municipal, um espetáculo! As visitas ocorrem de 3a a 6a feira às 11h30, 12h, 14h, 14h30, 15h e 16h. Aos sábados, às 11h, 12h e 13h. É só chegar e comprar o ingresso na hora. A inteira é R$20,00 e idosos e crianças pagam meia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês