A DESPEDIDA DE D. NINA: QUE FESTA! - PRIMEIRA PARTE

Vamos dividir em duas essa matéria. São muitas fotos e tem um texto que você vai querer ler.
Foram várias reuniões da diretoria do Grupo de Artesãos de Belisário-GAB e muitas horas de trabalho por parte de Mirian e Solange, que chegou em Belisário já se jogando no fogo. Também a nova vizinha, Aline, foi extraordinária no apoio. Essas pessoas que chegam ajudando nos estimulam a seguir na luta.
Veja outro exemplo. O belisariense José Cassimiro veio de Ubá  com a esposa, exclusivamente para o evento. Ele acompanha tudinho  no blog. Hospedou-se no GAB. Essas hospedagens ajudam em muito a instituição. Acabou de chegar e pulou na fogueira. Belisário merece.
Já ia esquecendo de falar, a esposa, Maria Aparecida, é meio doida.
Além da comissão, Zé Antônio, Mateus, Simone e Angelina, outros voluntários se apresentaram. "Pisquim" e Frank deram uma boa  ajuda. Vieram ajudar professora Simone.

Edmília deu uma grande ajuda na sexta-feira. Ela também é decoradora de festa.

Mila passou a tarde na cozinha com Mirian. É uma pessoa muito especial. Pena que seja feia.
Dilene é nossa colaboradora aqui em casa e quis dar um dura sem remuneração. Também foi parceira de D. Nina por um tempo.
Ao fundo, a professora de Artes Iranete, que mora em Muriaé e veio com o marido, músico, e foi direto para a cozinha.
Vamos ver o salão como ficou. Solange tem muita experiência em festas. Já foi dona de buffet em SP. A vizinha Aline  também foi pé de boi.

Agora entram as tortinhas. Maçã, musse de limão e chocolate com morango. Foi um sucesso!

Solange gastou algumas horas na elaboração desse painel de murta.
Depois a gente fala do evento. Quero aproveitar para lhe apresentar D. Nina Campos, lembrando que EMBELISARIO é acompanhado por amigos em todos os continentes, quer dizer, quase todos.
Com certeza, trocamos Salvador por Belisário pelo fato de D. Nina estar aqui. Sentimos que havia uma comunidade já organizada, uma bela estrutura física a ser utilizada, somando-se ai a relação afetiva de Mirian com o lugar e a sua beleza natural.
Veja então um resumo dessa riquíssima vida:

"AURELINA (NINA) CAMPOS nasceu em Miradouro, em 08 de janeiro de 1929, sendo, pelo lado materno, bisneta de Belisário Alves Pereira, fundador do hoje Belisário, distrito de Muriaé.
Desde a infância frequentou Belisário com sua mãe, aqui nascida, em visita a familiares e amigos.
Estudou o 4º Ano Primário no Colégio das Marcelinas, em Muriaé. E nos anos 40 fez o Curso Secundário e mais dois anos de Extensão para Vestibular, no Colégio das Freiras Carmelitas, de Caratinga.
Em 1947, no Rio de Janeiro, ingressou na Faculdade de Letras, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade do Brasil, no curso de inglês da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e no curso de francês da Aliança Francesa, preparando-se para ingressar na carreira diplomática. Já no último ano de Letras, resolveu cursar também Administração na recém-criada Fundação Getúlio Vargas.
Em 1953, contemplada com bolsa de estudos do governo americano, completou seus estudos de Administração em Nashville, no Tennessee e especialização em Administração de Pessoal em
De regresso ao Brasil, no início do ano seguinte, prestou concurso do Instituto Rio Branco, ingressando na Carreira de Oficial de Chancelaria, no Itamaraty do Rio de Janeiro.  Foi logo removida para Nova Iorque, onde a Embaixada do Brasil mantinha um Escritório de Comércio Exterior. Aí trabalhou por doze anos.
Em Nova Iorque, conheceu e se casou em 1962 com o maestro e compositor brasileiro, Leo Peracchi, a quem o maestro Tom Jobim chamava de “meu mestre”.
Em 1967, foi o casal para países da Europa Central, Rússia, Checoslováquia, Turquia etc. , permanecendo na antiga Iugoslávia durante seis anos. Nina, no seu posto na Embaixada do Brasil e, o maestro, aproveitando para se relacionar com músicos e apresentando repertórios brasileiros com orquestras sinfônicas locais.
Removida para outros países, Nina Campos, a quase cada dois anos teve oportunidade de conhecer e conviver com diferentes culturas, na Europa como na África até ser removida para Assunção, no Paraguai, onde, após dois anos de trabalho na Embaixada, se aposentou, vindo na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. 
Já sem os entes queridos, e sem filhos, em janeiro de 1991, após receber um convite de sua prima D. Angélica veio passar um fim de semana aqui. No domingo D. Angélica retornou sozinha. D. Nina mudou seus planos de vida e não mais retornou ao Rio.
Com a sua chegada Belisário sofreu grandes transformações. Aqui se dedicou integralmente ao trabalho comunitário buscando o desenvolvimento cultural dos seus moradores. Dentre as muitas de suas iniciativas citamos a criação de coral infantil, que gravou um CD, incentivou encenação de peças, criou um grupo de escoteiros, acrescentou e cuidou de instrumento da fanfarra  .... Promoveu concursos diversos, de redação, doces, rainhas, miss vovó e outros.
Foi grande incentivadora do carnaval à moda antiga, o Carnabeli.
Foi decisiva na criação da Cavalgada de Belisário, que acontece sempre no mês de maio, sendo hoje a maior cavalgada da Zona da Mata Mineira. Também foi incentivadora da FABEL-Feira da Amizade de Belisário.
Criou o Grupo de Artesãos de Belisário-GAB, através do qual promoveu dezenas de cursos para a comunidade, em áreas diversas como produção de queijos e laticínios em geral, casqueamento e ferrageamento de muares, bordados, computação, corte e costura, pintura, jardinagem, doces cristalizados, artesanato em palha de café, bombons e outros.
Foi premiada no concurso “Talentos da Maioridade”, promovido pelo Banco Real, sendo este um concurso em nível nacional, de grande repercussão na mídia. O prêmio de 7 mil reais foi usado na compra de materiais para a construção da sede da Rádio Comunitária Itajuru, cujo início de funcionamento se deu no GAB, com equipamentos doados pelo Café Toko e que fechada há pouco anos, por infeliz decisão da Justiça Federal.
Foi protagonista de matéria no Globo Repórter, como exemplo de pessoa desprendida do conforto da cidade para trazer o desenvolvimento à vida num distrito tranquilo.
Na área de comunicação criou o Jornal de Belisário que circulou durante 12 anos, com edições quinzenais.
Despertou nos jovens a necessidade de conhecimento de outros “mundos”, promoveu visita a indústria ULTRAGAZ, em Mauá São Paulo, zoológico de Muriaé, laticínios Damata, em Miradouro e outras excursões similares.
Também nas dependências do GAB criou o Grupo de Terceira Idade, que hoje tem a sua sede própria.
Atuou fortemente no movimento de emancipação do distrito de Belisário, com comissões e vistas em Belo Horizonte, não logrando êxito nessa empreitada.
Isso é apenas um breve resumo de uma longa vida de serviços prestados ao nosso distrito, culminando com a recente doação deste patrimônio para a comunidade de Belisário que, com responsabilidade e respeito, há de continuar a usá-lo de modo a ajudar no desenvolvimento de Belisário."
O jornalista Silvan Alves não comparecerá. Ele comemorará hoje, com a família seus 50 anos. 
D. Nina, como todos nós, é fã de Silvan. Um jovem simples de Belisário que se tornou o maior site de comunicação da região. Um vencedor

Comentários

  1. Desde que soube da vinda da Nina Campos para Belisário eu fiquei impressionado com o seu desprendimento. Eu pensei: "Caramba...! Eu não sou o único que gosta desta terra. Se ela atrai pessoas tão importantes como Nina, é porque este lugar faz bem à nossa alma no primeiro momento que chegamos aqui". Isso vem se confirmando com exemplos como a vinda de Cléber e Míriam... Minha própria mãe mudou-se para cá no momento que aposentou-se.
    Sem dúvida, a vinda de Nina Campos foi uma grande troca de vantagens para ela e para Belisário.
    O mesmos está se passando com a vinda de Cléber e Míriam. Pessoas ilustres em um lugar divino.
    (Observam que estou me pronunciando como se estivesse em Belisário - É como espiritualmente me sinto).
    Existe algo nesta terra que nos dá a impressão de que é aqui no nosso recanto no Universo.
    Eu gostaria de ainda poder retribuir a Belisário a paz que me dá no momento que eu avisto o Itajurú lá no alto do bambuzal na primeira vista da cidade quando chego.
    Eu invejo Nina Campos por ter podido fazer isso.
    Nina, você retribuiu muito à Belisário pela paz que ele te deu a partir do momento que você decidiu ficar aqui.
    Eu me atrevo em nome desta terra e em meu nome te dizer:
    Muito Obrigado...!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês