21 DE ABRIL: UMA DATA MARCANTE PARA OS MINEIROS


O feriado marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, no Rio de Janeiro, em 1792, mas peço licença aos historiadores para dizer que essa data, para mim, marca mais a morte de TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

Nesse mesmo 21 de abril, em 1985, tive um crise de choro quando o jornalista Antônio Brito, porta voz da presidência, entrou ao ar para anunciar a sua morte, impedindo-o, assim, de assumir o cargo para o que acabara de ser eleito, pelo voto indireto, concorrendo com Paulo Maluf.

Toda a esperança do povo brasileiro que apoiou essa eleição, mesmo que indireta, sendo esta a que foi possível na época, veio ao chão. O "velhinho" era fantástico, fazia politica com ética. Grande articulador, agregador... Construiu frases e expressões famosas. Dentre elas: "Nas articulações políticas o mineiro só usa  o telefone para marcar encontro, e assim mesmo no lugar errado".
Tancredo representava a efetiva esperança da redemocratização. Sua morte foi um momento de muita frustração e dor para o povo. A simbologia que ele passava era da verdadeira redemocratização. Todos acreditavam que o país iria entrar novamente nos trilhos. Além de representar a esperança, Tancredo Neves tinha a aparência de uma pessoa muito próxima e simpática. Ele estava sempre sorridente, disposto a se aproximar das crianças. Era uma figura que passava confiança. A notícia da morte dele foi muito impactante. Havia uma união de solidariedade pela recuperação do presidente eleito. Todos torciam pela recuperação dele. Tancredo Neves foi transformado em uma espécie de herói nacional”- Professor Flávio Britto - U.N. Brasilia.

Comentários

Posts mais visitados do último mês