UMA CAMINHADA DIRECIONADA

O carro fica parado em um ponto estratégico, e pé na estrada.
Você conhece monjolo?  Este é apenas uma miniatura. A água cai e enche o bambu.
Depois de cheio o peso faz virar, entorna e enche novamente. Para aproveitar essa energia, os grandes monjolos têm um pilão na traseira, que soca o grão na pancada de retorno.
A Cachoeira do Nahor está lá embaixo.
A fotógrafa fica pra trás.
Essa já é a Cachoeira do Zé Paulo, logo acima da cachoeira do Nahor.
Vamos aproximar para pegar umas fotos.
Eu confesso que nunca vim aqui. Vou fazer uma matéria logo, logo.

Cenas da vida rural.
O nosso destino é aquela casa.
Vou apresentar a vocês algo que não conhecia. Aqui a matéria prima.
E aqui um tear bem artesanal.
Lucinha contou a sua história. O filho é viajante e a levou em Rezende Costa, uma cidade próxima a Tiradentes, fortíssima em artesanato dessa natureza. Lá compraram muitas coisas e ele a desafiou a passar a produzir. De cara ela achou um disparate. Achou que nunca seria capaz, mas o rapaz acreditou na mãe e comprou o tear. Apanharam muito para montá-lo, aqui no sítio. E hoje ela trocou o serviço pesado da roça por essa máquina, que aumenta a sua renda.

Jogos de tapete para banheiro, cozinha, jogos americanos, almofadas...
O material de produção...
A energia está nas pedaladas.

E olha que beleza o que foi produzido.
Lucinha entrega em várias cidades, num raio de 100 km
"Tico" chega para o almoço. Cuida da lavoura e tem gado leiteiro. Ele foi craque de bola. 

Se insistir eu aceito.
Quantos anos não comia pé de galinha. Com quiabo e angu é muito bom. Hoje os frangos não têm mais pés. Não sei como eles andam nas gaiolas das granjas.
Cante com Beto Guedes: Da janela lateral do quarto de dormir
E aí está o casal trabalhador e empreendedor.
"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel." Salmos 128: 1 a 6)

Uma bela visão do Pico do Itajuru.
E a fotógrafa sempre pra trás.
Resolvemos andar mais um pouco. À esquerda vai pra Serra do Brigadeiro. À direita , Serrania.
Sempre vou postar o tiziu. Ele faz parte de minha história de vida.  Vai cantar "tiziu"...
... e dar uma cambalhota no ar, voltando pro lugar. Antônio Moreira e meu cunhado Carlos Alberto, quando moleques, pegavam esse bicho pra comer.. Pena que esse crime já prescreveu, senão iria denunciá-los  ao IBAMA.
Segundo D. Nina, nessa região, perto da Igrejinha de São Tomé, começou Belisário. Aqui montaram a primeira vila.
Aqui teria sido o cemitério.
No fundo tinha uma mina de caolim, que desabou e provocou morte, sendo assim fechada.
Nós vamos voltar na casa da artesã Lucinha, só que acompanhados.

Comentários

  1. Toda matéria postada no EmBelisário tem sua importância e sua característica própria , mas na minha opinião, as matérias sobre o dia a dia do campo e as caminhadas de cléber e Mirian por Belisário são as melhores. Parabéns pelas belas fotos e pela ênfase dada ao produtor rural.

    ResponderExcluir
  2. O Tico foi meu companheiro de bola aí em beli, tem muito que não tenho nóticas dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quem fez o último comentário foi Roberto Carlos de Castro.

      Excluir
  3. Parabéns cleber ótima matéria show d+++++++.TULIO DIAS

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindos meus tios!!!!!!!!
    Eu ia mesmo sugerir uma caminhada até lá Cleber.
    O angu e o bolinho de chuva da Tia Lucinha não tem comparação.
    Fiquei muito feliz em vê-los!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tico, foi craque de bola em Belisário no Estrela de Ouro na minha época aprendi muito com ele e os outros com quem joguei. Abraço Tico

    ResponderExcluir
  6. Meus pais! Que orgulho! Fiquei muito feliz pela matéria, e eles também ficaram muito contentes!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês