RECORDAR É VIVER

Ao rever essa foto antiga, dos meus anos 70/80, recordo como era a rua principal de Belisário. Veja ela arborizada em toda a sua extensão.
Tirada na praça, na frente da Igreja, a foto mostra os telhados de todas as casas sendo que a primeira delas, à direita, era do saudoso Sr. Henrique Pedro, paia da Eva. À esquerda, a primeira casa ainda é do Sr. Geraldo Gonçalves.
Ainda dá pra ver na praça o lugar onde foi o posto de saúde. Na esquina, a casa que pertenceu ao Sr. Joaquim Pedra e depois ao Sr. Amaral. Logo mais, à direita dessa casa, dá pra ver, antes da ponte, a casa do Sr. Roldão Pimentel, pai da Regina, onde funcionava o Cartório de Belisário.
À esquerda podemos ver a casa atrás de onde era a do Sr. Waldemar Costa, onde funcionava a máquina de beneficiar café.
Não dá pra identificar todas as casas. Cada um que ver, e for dessa época, poderá identificar outras. Dá pra ver o trânsito caótico da época, com um fusca na rua.
Ao final da foto a estrada para Muriaé.
Boas recordações a todos!
O autor do texto é José Maria, filho de D. Elvira, que aparecem na foto abaixo. Veio visitar a família.
Para tentar comparar fotografei hoje, do mesmo lugar. Mas já não dá mais para ver, pelo fato da rua principal estar hoje cheia de arranha-céus. Teria de fotografar do alto da torre da Matriz. Uma coisa dá pra perceber: não temos mais casas com telhados de barro. A opção a de criar terraços, com cobertura metálica. A casa do Sr. Geraldo permanece intacta.. 
Quem mais tem fotos antigas pra postar?

Comentários

  1. Que legal. Brinquei muito nessa rua quando ainda era de terra. Por muitas vezes eu e meu irmão Celio eacorregavámos no morro do Sr. Geraldo Gonçalves quando chovia e chegavámos em casa pingando barro. Velhos e bons tempos.
    Cléia Costa

    ResponderExcluir
  2. A foto antiga não tem como ter sido tirada da praça. Mas sim da torre da igreja. Então sugiro que Sr. Cle ver suba na torre e tire várias fotos.

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  3. A casa do lado era a casa da estrela (tinha uma estrela desenhada na fachada), pertencia ao Sr Henrique Pedro. não era um sobrado mas tinha um porão que acertava o desnível da rua.
    É uma pena que os moradores tenham abolido os telhados coloniais e adotado os de metal, além de ter descaracterizado o conjunto arquitetônico alterou o microclima local tornando o sítio da cidade mais quente.Coisas da modernidade... Nahor - BH

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês