NOVAMENTE OS CORREIOS

Fui lá nessa sexta. Mais problemas, agora com uma pessoa amiga de Beli que veio me pedir ajuda profissional. Como de outra vez, fui super bem recebido por Fernando, o responsável pela empresa na cidade. Extremamente educado.
Acontece que 4 correspondências trazendo documentos de veículos de moradores de Beli, após terem feito o pagamento do IPVA 2016, foram extraviadas. O sistema dos Correios consta como tendo elas sido encaminhadas para o nosso distrito, mas eu mesmo já constatei falha nesse sistema. A correspondência chega na Gávea-Muriaé, e o sistema não acusa isso. Diretamente lança como estando no posto de Belisário, aguardando retirada. 
Três desses extravios datam de janeiro/2016. Por falha de comunicação entre a agência e o posto, ainda não deram como extraviadas, o que seria  correto, como me explicou Fernando, por já terem passados 30 dias.
E depois disso? Como fica? Segundo ele, caberia ao DETRAN-MG emitir as segundas vias, por requerimento dos proprietários, sem custo para eles, cobrando dos Correios essas despesas, se assim entender.(foto é do Google).
Sem aceitar a grave falha dos Correios, acho correto o raciocínio. Houve a contratação de um serviço pelo proprietário ao DETRAN-MG, para que este lhe remetesse um documento, após pagar por isso. Não interessa quem seria o responsável por essa entrega. Se a estatal Correios, se uma transportadora privada... Isso compete ao órgão de trânsito. Se o documento não chegou, ao mesmo órgão de trânsito cabe a remessa de uma segunda via. Como resolver depois quanto à falha, é problema do contratante do serviço de entrega, ou seja o DETRAN-MG, com o SEU contratado Correios. Aplicação de multa, suspensão de contrato... sei lá mais o que.

Mas assim não entendeu a atendente do UAI, que presta serviço para o DETRAN-MG.
Então fomos ao DETRAN. Nada de brigas. Lá temos Arthur Bouzada, que acompanha o nosso blog e que temos o privilégio de ter como amigo. Não é essa orientação que eles têm do órgão. Somente emitem a segunda via mediante o pagamento de 25,00.


E agora? Como é que fica? Posso responder. Os ofendidos vão pagar novamente para terem os documentos de seus veículos, podendo ajuizar ação, no Juizado Especial Cível, contra ambos órgãos púbicos pedindo o ressarcimento em dobro mais danos morais. Será que farão isso? 


Comentários

Posts mais visitados do último mês