CONDESC REALIZA UM ENCONTRO INTERESSANTE NA PEDRA ALTA

Chegamos. A primeira vista é para a Serra do Brigadeiro.
A reunião vai acontecer aqui, no Centro Multiuso. A proposta para o local era muito boa.  Um centro de pesquisa agrícola e de pecuária, dotado de computadores, mobiliário, etc. Parte disso foi comprada e o projeto parou. Sequer foram instalados. Coisas próprias desse nosso país, onde o dinheiro público muitas vezes é desrespeitado.
A programação começa com a parte melhor. Um almoço foi oferecido.

Cardápio simples, mas que fez sucesso pelo padrão do tempero. O feijão com linguiça e carne de porco estava muito bom.
Como vocês bem sabem, não sou de comer muito e dou preferência a coisas bem lights. Em função disso, vou por só um cadiquim de comida no prato.
Se o tema é desenvolvimento regional, o amigo Edson Cury está lá.
Juliana, diretora do jornal A NOTÍCIA, também presente. Com ela Ângela, proprietária do ARTE E COZINHA, que fica na Presidente Vargas 137, em Muriaé.
A comunidade de Pedra Alta não poderia perder mesmo. 
Olha aí o vereador Manoel Carvalho! Esse também onde tem interesse público ele está presente.
Inez com o filho. Ela é esposa de Joancélio, presidente do CONDESC.
Jefferson, com a filha. Ele é o representante do SEBRAE em Muriaé.
Gilca Napier, diretora geral da FUNDARTE, também presente.
E vamos mostrar o que trouxe tanta gente importante aqui em Pedra Alta. Geraldo Felipe, líder local, abre o encontro agradecendo as presenças do público e dos visitantes. Ele informa ser essa região produtora de bordados, tapetes, mel, doces diversos, gado de corte, gado leiteiro, café, frutas, verduras, com o oferecimento de guias para visitação ao Parque Estadual. Também já trabalham com inseminação artificial, possuem tanque para coleta de leite.
Esse número vai aumentar.
A decoração da mesa não poderia ser mais apropriada.
Joancélio é o coordenador do evento. Ele é o presidente do CONDESC - Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região, uma é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, para promover a sinergia entre instituições públicas, entidades de Classe e a sociedade empresarial, com foco no desenvolvimento sustentável de Muriaé e Região.
Como instrumento indutor do desenvolvimento auto-sustentado, o CONDESC desenvolve políticas, que visam a atração de novas empresas, promoção do desenvolvimento regional, captação e formação de fornecedores, aumento na geração de emprego e renda pelo estimulo à formação de parcerias técnicas, científicas, culturais, econômicas e financeiras. Ainda como política de desenvolvimento e promoção humana, apoia, como Entidade Gestora, o Centro Vocacional Tecnológico, que trabalha a qualificação profissional e a inclusão digital dos cidadãos. 
(http://www.muriaemoda.com.br/condesc/condesc.html).
Vieram dar uma motivada nos produtores rurais e artesãs. mostrando-lhes que existe essa entidade que pode lhes apoiar em seus negócios, ou motivá-los a abrir um.
Este é Rivelino, empresário do ramo de oficina mecânica. Responde por esse setor no CONDESC, tendo outras oficinas que buscam a qualificação de profissionais e aceitam jovens aprendizes, que pretendam ingressar no ramo. A sua diretoria promove cursos, viagens para feiras de auto peças, workshops... Buscam tornar Muriaé referência na área de mecânica de veículos.
Jefferson expõe o que o SEBRAE pode fazer com o apoio ao produtor. Dá exemplo do grupo formado com o seu apoio para a produção de peixes ornamentais. O SEBRAE Muriaé tem oferecido apoio na gestão desse negócio. Isso pode ser feito com grupos de outras áreas produtivas.
Vá vendo quem você conhece aí.
Edson Cury fala pela EMATER, onde é Veterinário e Agrônomo. Tem uma longa história de vida de apoio aos produtores da região. Desenvolve projetos, passa orientação técnica etc.
Outro convidado. O vereador Manoel Carvalho. É homem do campo e tem uma empresa, a FACILITE, que dá assessoria ao produtor rural montando projetos, dando caminhos melhores para financiamentos. Estimula os jovens para que montem o seu negócio, até mesmo arrendando terras, se não for proprietário, buscando financiamento, se for o caso.
Leandro responde no CONDESC pela área de confecções. Estimula as pessoas para montarem facções, que deve ter em torno de 5 costureiras, para bem atender a demanda.
A costureira pergunta o preço médio de uma máquina, o que pode ser impedimento para as pessoas entrarem no ramo. Leandro informa estar em torno de R$ 3.500,  e que pode ser comprada através de financiamentos especiais.
Mariozinho atua já há anos no mercado de panos de prato, que recentemente teve a produção reduzida, em função da crise mas que ainda é ela muito alta. Ele comercializa tecidos ou panos de prato semi-acabados, para grupos de artesãos confeccionarem ou dar acabamento.
Luiz atua no CONDESC na área moveleira  O sonho do órgão é construir uma escola para preparar profissionais para essa área. Também aceitam jovens aprendizes..
Gilca, como chefe da área de cultura da Prefeitura, desafia a todos a valorizarem a cultura do lugar, não esperando que as pessoas venham a elas, mas que busquem espaços para mostrar, lá fora os seus produtos, seus valores, a sua cultura. Ofereceu espaço para quem quiser apresentar a sua produção nas festas que acontecem no município, com tenda e banner. Lembra o Festival de Pirapanema e o Festival de Inverno de Belisário, dia 9 de julho, quando acontecerá um mega evento no distrito, quando poderá haver uma feira regional.
Gilca convida a todos para um curso com 2 chefes de cozinha famosos,  de BH, que pretendem orientar os participantes para elaborarem comidas especiais, usando produtos da região. O curso acontecerá dias 4, 5 e 6 de abril, em Muriaé.
Fernandinho vai registrando.
Chiquinho é o Secretário de Agricultura de Muriaé. Ele foi o responsável pela mobilização do CONDESC para essa reunião. Expôs a sua relação histórica com a Comunidade de Pedra Alta, que já recebeu a visita de ministro da agricultura, prêmio da ONU, como modelo de preservação ambiental, e onde foi liberado  o primeiro PRONAF em Minas 
Chiquinho destacou o casal Fabiano e Mônica, grandes fornecedores de produtos orgânicos para o Projeto  Cesta Cheia, venda de produtos nas escolas municipais e agora também passarão a oferecer produtos para servidores das prefeitura.
Esse é João Polido, o primeiro a ter aprovado  o PRONAF em Minas.
Juliana (A NOTICIA), é a Assessora de Comunicação do CONDESC, que também se ofereceu na divulgação de tudo o que for programado na comunidade.
Antônio Moreira e Elias são os responsáveis pelo atelier em madeira, de Belisário. Mostramos ontem uma matéria da TV ATIVIDADE lá.

José Rinchal trouxe uma palavra de agradecimento aos visitantes e desafiou a todos a buscarem os interesses da Comunidade de Pedra Alta.
O vereador Wolninho não pode estar presente e pediu-nos que representássemos Belisário nessa reunião. Também fui convidado a falar um pouco sobre o  trabalho de desenvolvimento em  Belisário.
Uma foto com algumas autoridades presentes.
Elas vão ver e mostrar os seus trabalhos.
Queremos receber Joancélio e família aqui em Belisário. Vamos agendar.
Parabéns Geraldo Felipe, Chiquinho e Joancélio, pela iniciativa.

Comentários

  1. Vi tanta mulher bonita que pensei que essa reunião era, na verdade, um concurso de beleza.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Dárcio, quando fotografei falei com elas: Vocês não deixam mulher feia morar aqui na comunidade não?
    Cléber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês