A PÁSCOA NA EEPVF

Pelos cartazes a gente tem uma ideia da dinâmica de uma escola e para onde caminha o seu projeto pedagógico.

Sem leitura a gente não pode esperar muito de uma geração.
O tema aqui hoje,na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, é PÁSCOA. Pelos coelhinhos a gente percebe. A nossa cultura, certamente impulsionada pelo comércio, colou a imagem do  coelhinho que bota ovos de chocolate. Tem textos que tentam explicar isso, ligando coelho à fertilidade. Besteira! Muitos símbolos bíblicos pouco ou nada têm a ver conosco mas apenas com o povo judeu. Pastor de ovelhas, por exemplo, pode ser substituído pelo vaqueiro do pantanal ou pelo boiadeiro da caatinga.
São alunos do 1º e 2º anos.
Os professores Fábio e Angelina fazem parte do apoio ao evento.
Eles ficam agitadíssimos, antes de entrarem em cena.
Cabeleireiras e decoradoras dão os últimos retoques.
Betinha dá sinal de que haverá comes e bebes.
Eles já estão no palco.
O que que a baiana tem? Na verdade ela veio de Brasília.
Pronto! A professora Lúcia faz a abertura da comemoração. Lembra que a nossa vida, assim como a vida de Jesus, tem coisas tristes, como a violência, as drogas ..., mas também se vê muitas ações boas. Precisamos renovar atos de bondade a cada dia, para termos um mundio melhor. 
Salão cheio.
A professora Betinha faz a leitura de um texto alusivo à Páscoa.
E agora muita beleza na apresentação. Eles usaram um áudio de fundo, que anda circulando no Youtube, onde uma criancinha, de forma muito delicada e infantil, narra a história da  vida e morte de Jesus. Mais ou menos assim:

"Você conhece a história da Páscoa? Então "picisa" ouvir isso. Deus queria muito que a gente ficasse de bem com Ele. Todo mundo adorava Jesus e gostava estar perto Dele. Ele era muito bonzinho e falava de Deus.e cuidava das pessoas. Curava cegos, deu comida prum monte de gente e transformava água em vinho.

E Ele falava que era o único  caminho pra gente ficar perto de Deus e por isso tinha também muita gente má que não gostava Dele e mesmo assim Jesus foi pra cidade de Jerusalém.
Lá Ele preparou uma janta muito gostosa e dividiu com os seus amigos e agradeceu a Deus. Eles beberam, cantaram. Nessa hora, Ele ensinou uma coisa muito importante: que a gente deve  amar os outros como Deus ama a gente. 
Depois do jantar  Jesus saiu com amigos para orar. Ele ficou orando mas os amigos ficaram dormindo. 
Acorda! Acorda! É importante vocês orarem, gente! Mas eles não acordaram.
Bem nessa hora, quando Ele estava orando, foi preso por soldados. Aí foi bem chato. Bateram Nele com chicote e fez tá. Fizeram muito dodoi Nele. Agora era sexta-feira. Eles fizeram Ele carregar uma cruz bem pesada.
Pregaram Ele na cruz  e gritavam: se você é o filho de Deus, salve-se a si mesmo e desça dai, cara! Foi bem "tliste"
Agora Ele já estava morto.Tudo ficou escuro, bem escuro. E as nuvens começaram a chorar no céu.
Eles colocaram o corpo de  Jesus numa caverna e colocaram um guarda bem "blabo"  pra ninguém entrar lá.
Mas até o guarda percebeu que Ele era Deus e começou a chorar. Os amigos ficaram sozinhos e  tristes, como se tudo que eles sonharam tivesse acabado.
No domingo as amigas de Jesus foram na gruta para tentarem ver Jesus. Eles estavam bem "tlistes" Mas um anjo apareceu e falou: não tenham medo. Ele não está mais aqui. Jesus ressuscitou!
Elas foram correndo para avisar a todos que Jesus tinha ressuscitado. 
Jesus ressuscitou! Jesus ressuscitou! Até quem não gostava dele viu que Ele era Deus.
E essa é a história da Páscoa. Uma história de amor do nosso Deus, que entregou o seu filho por nós. Ele ama todo mundo. Ama o pai, a mamãe, o titio e a titia. E Ele prometeu que vai voltar.. 
Depois de uma apresentação dessa, o público aplaude de pé.
E vamos à foto oficial dos artistas e professores do apoio.
Vocês já conhecem o casal Fabiano e Mônica.  São aqueles dinâmicos produtores de verduras orgânicas para os projetos da prefeitura. Vão para o momento de partilha , com a filha.
Tem mais mães presentes.
E mais pai também.
Foi um espetáculo. Parabéns a essas dedicadas professoras.
E amanhã, sexta, teremos a encenação da Paixão e Morte de Cristo, na Praça da Matriz.

Quer ver a história no original?

https://www.youtube.com/watch?v=_fOVgqVAwpM

Comentários

  1. http://silvanalves.com.br/site/03/2016/acompanhamos-na-zona-rural-de-belisario-um-dia-de-producao-de-forma-bem-artesanal-das-delicias-de-minas/



    Grelson Clemente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês