A HOMENAGEM A ÁGUA EM BELISARIO

Às sete horas desse domingo já havia um grupinho na praça. Parecia que poucos viriam comemorar o Dia Mundial das Águas, antecipado aqui neste ano, pelo fato da data cair na Semana Santa.
Dirceu afinando a viola, Vicente regulando sua câmera profissional, o vereador Wolninho presente...
Frei Gilberto começa as primeiras instruções sobre a programação.
E convoca a todos para o início da caminhada. A Paróquia de Santo Antônio foi dividida em "fraternidades", que agrupam famílias. Eu participo de uma delas.
Essa rua agora tá ficando cheia de arranha céus.
Belisário vai ficando pra trás.
Já próximos da Cachoeira de Belisário
A cachoeira aparece ao fundo. Aqui a primeira parada. O Frei lembra a importância dessa área de lazer para a comunidade, mas lamenta que esse tipo de espaço, na maioria dos lugares, também é usado para o consumo de drogas e bebidas alcoólicas.  
Vamos caminhando. Quer dizer, eu vou na frente, de carro, parando para fotos. 
O dia está perfeito para caminhar, bastante nublado.
D. Oriza é uma figura.  Falou que não tem paciência de ficar andando devagar e parando toda hora. Vai na frente.
Olha lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando
Acreditam nas coisas lá do céu
As mulheres cantando tiram versos
Os homens escutando tiram o chapéu
Eles vivem penando aqui na terra
Esperando o que Jesus prometeu (Gilberto Gil)

Nessa bica muita gente recolha água para levar para casa, para evitar beber água com cloro.
E o motorista Júlio César, já fez esse trajeto em anos anteriores e assim já sabe onde acontecem as paradas.
Aqui outra parada, onde Frei Gilberto tece comentário sobra a importância da água. 
E Guilherme, da OSCIP IRACAMBI, lembra a sua participação em um evento aqui em nossa região, onde falou sobre os cuidados em reter a água para enchimento dos lençóis freáticos. Após isso um produtor rural lembrou que para o sucesso de qualquer ação, Deus precisa fazer a sua parte, mandando chuvas. Guilherme lembra que este ano as águas vieram. Falta cada um de nós fazer a parte que nos cabe. 
Vamos andar, Lurdinha?
Olha que legal! Frei Gilberto pergunta quem dos presentes tem uma nascente de água em sua propriedade e todos esses levantam suas mãos, inclusive eu. Isso é uma riqueza que não tem preço.
Representantes da Comunidade Santa Catarina estão esperando na encruzilhada. 
Outra parada na bica da Fazenda Belete. Zezinho vem trazendo uma muda de pau brasil.
Pavão contou sua experiência participando de um seminário em A|legre- ES. onde conheceu um produtor de água, que após ver todas as nascentes secas, começou a furar caixas coletoras das águas que corriam pela propriedade durante as chuvas, retendo assim aquilo que antes iam  embora. Com isso os veios de água voltaram a correr.
Bonito essa cena de um copo de água sendo oferecido para Bentinho, que é patrimônio da comunidade belisariense.
Frei Gilberto lembra da prática perniciosa que contamina muitas águas através do uso de pesticidas, Randap  e detergentes não biodegradáveis.
Embora a aparência possa estar estranha, essa água é limpa, né Bentinho?
Já vamos entrar na estradinha da Cachoeira do Nahor. Tem um grupo esperando aqui. Vieram de carro.
Mais uma parada para reflexão. Pavão lembrou que quando aqui chegou, há mais de 20 anos, vindo do Rio, recebeu os ensinamentos do sogro José Pedro Coelho, que morreu recentemente já bem idoso, e que  nunca usou agrotóxicos em sua propriedade.
Agora D. Oriza se juntou ao grupo. Ela é protagonista de um filme que roda pelo Brasil: "Tudo o que se Movimenta". Ela também deu esse nome ao filme.
Agora estou  assentado na traseira do caminhão, para pegar fotos do grupo.
E esses heróis conseguem tocar o tempo todo com o caminhão em movimento, jogando pra todos os lados, na estrada de terra. Rafael, Gabriel, Pedro e Maria Aparecida.
Toninha está ai com a família.
E chegamos ao destino.
Alguns chegaram cedo pra garantir lugar na arquibancada macia. Como se vê a cachoeira esta com baixa vazão.
Outro dia Mirian perguntou quem teria plantado mudas de árvores frutíferas aqui. Tá aí a resposta. Sr. Onésio.
E Zezinho planta a sua muda de pau brasil.
Nereu e Tereza  moram em BH mas estão presentes, ao lado do irmão Nei Costa. São irmãos de Nahor, dono da propriedade.
A celebração vai começar.
Gente fina é outra coisa. João Henrique, filho do Sr. João Rocha, trouxe cadeiras de praia  para a família. Eles têm propriedade aqui perto. Maria Vitória esnoba seu pijama novo. Se ela não falasse eu nem iria reparar.
A partir dos dois textos bíblicos, “ ... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante (Filipenses 3:13) e outro: “ E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais" (João 8:11),  Frei Gilberto faz uma ótima reflexão condenando aqueles que vivem sobrecarregados com lembranças do passado, mágoas e rancores e pelo peso de coisas erradas praticadas nas áreas diversas da vida, também em ataques ou falta de proteção do meio ambiente, poluindo, matando animais e desmatando árvores. Mas Jesus perdoa e é tempo de uma mudança de vida.
Água também é lazer. E como é.
De mãos dadas para a Oração do Pai Nosso e Oração pela Paz.
Preparando para a Eucaristia,
Fechando com essas bonequinhas.


Foi uma bela manhã, uma excelente iniciativa. No ano passado todos estavam aqui reclamando da absoluta falta de chuvas e das nascentes mortas. Essa foi uma caminhada de agradecimento pelas chuvas que vêm caindo.

Comentários

  1. Hoje foi até emocionante ver que os caros conterrâneos conhecem e valorizam o bem mais valioso/precioso da NATUREZA. Essas homenagens são muito importantes mas não são suficientes para garantir a perenização dos mananciais. Vamos ficar atentos às palavras do Guilherme (IRACAMBI). Para garantir água o ano inteiro é preciso que ela seja armazenada no lençol subterrâneo. E como já sugerimos, as nascentes e áreas de recarga devem estra sempre cobertas de vegetação. Muitas vezes, as áreas de recarga coincidem com áreas de pastagens. Nesses casos, o próprio pisoteio do gado já provoca uma compactação do solo, o que dificulta a infiltração das águas da chuva. Se evitarmos o excessivo pastoreio, já estaremos dando uma boa ajuda para perenizar as nascentes (e "de quebra", os pasto). E mais uma vez Belisário se revela uma comunidade privilegiada por ter a iluminada liderança do Frei Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos.É muito bom ver essa paisagem verdinha pelas estradas de Belisário. Foi meu presente de domingo. ver essa gente revigora para a semana. Ha o Sr Onésio é o Nensin Torge meu compadre. batizou meu filho Alvaro que no meio do ano vai se formar em medicina. Um abraço compadre,bom te ver tão forte!

    ResponderExcluir
  3. Nahor: Gostaria de ter o seu e-mail. Quero fazer uma matéria, mas primeiro quero lhe falar. Um abraço

    Cléber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês