A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE CRISTO EM BELISARIO

Eu sei que você está reclamando por não estar postando sobre a programação da Semana Santa a partir de sexta. Você esquece que eu também tenho direito a descanso em feriado. Estou com visitas e falta tempo para tudo. Vamos lá!
Os artistas se concentram para o início da apresentação. Rezam antes de começar. Lembre-se que todos são moradores de Beli. Vão se apresentar dentro do próprio sotaque e jeito mineiro de falar.
Lúcia Helena foi a coordenadora da programação. Ensaio, distribuição de vestimentas contatos com sonorização, caminhões para palco... É claro que teve uma equipe junto com ela.
Essa turma são nossas visitas. Vieram do Rio e vamos falar sobre elas numa próxima matéria.
Vou comentar pouco. A história dispensa comentários.
Zezinho Coelho fica na segurança da casa da família.
E começa a apresentação.

E aconteceu que, quando Jesus concluiu todos estes discursos, disse aos seus discípulos:Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. (Mateus 26:1,2)
21 E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair... 35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
3 Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás. 4 E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem.
48 E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.
36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
39.E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40.E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
57 E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
69.Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
70.Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
62 E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
Mateus 27. 2 E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.
Jesus é levado perante o Rei Herodes.
Judas se arrepende e tenta devolver o dinheiro que recebeu para trair a Jesus.
Mateus 27. 24 Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.
29 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
Maria tenta se aproximar de Jesus.
Mas é impedida pelos soldados.
Simão ajuda a Jesus a carregar a cruz.
Pela tradição católica, uma mulher de nome Verônica, limpa o rosto de Jesus.
E o rosto fica estampado no pano.  Esse tema é bastante polêmico.
Jesus cai mais de uma vez durante o percurso.
E é colocado entre dois ladrões.
Um deles pede para estar com Jesus no Paraíso.
Jesus entrega a sua mãe aos cuidados do discípulo João.
54 E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.
O Frei Gilberto faz uma reflexão pedindo que sejamos solidários para com aqueles que sofrem e são vítimas de injustiça, como Jesus. As vítimas da violência, as mães que sofre pela perda de filhos, também vítimas das drogas. Solidários para com os refugiados que sequer podem viver em seus países...
Maria Aparecida é braço forte também nesse projeto.
Jesus é retirado da cruz e José de Arimateia é autorizado a cuidar de seu corpo.
Cenas de Maria ao lado do corpo do Filho.
E o corpo sai em procissão pelas ruas de Belisário.
Um enorme engarrafamento tomou conta do distrito. Caos generalizado. Levei quase 3 minutos para chegar a pé em minha casa.
Logo estamos no jantar.  As visitas Solange e Shoji, o japonês da Federal, e o casal Rafael e Carmina, ele carioca e ela, natural de El Salvador.
Estou sem tempo para falar deles. Depois faço isso.
Bacalhau com natas e arroz com brócolis foi o nosso menu.

Comentários

  1. Que bacana! Muito feliz de ver o amigo Rafael Sesto em Belisário...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS a todos participantes do teatro "paixão de Cristo" Belisário "representou" muito bem a história que Jesus viveu.TÚLIO DIAS

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS,ORGANIZADORES LINDA E ÓTIMA SEMANA SANTA.BELISÁRIO COMO SEMPRE SE DESTACANDO!!!. Túlio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês