UM DIA MARCANTE NA HISTÓRIA DE BELISÁRIO

E aconteceu nesse cartório de Muriaé.
E teve como protagonista D.Nina Campos. Quem é, ou passou por Belisário, sabe muito bem a sua história. Bisneta de Belisário Alves Pereira, que aqui chegou há 153 anos, vindo com outros da região de Ubá/Rio Branco, constituiu aqui uma vila que veio a se tornar um distrito do município de Muriaé.
D. Nina tomou a mesma decisão de seus antepassados. Há cerca de 25 decidiu aposentar-se e trocou  a Praia de Ipanema-RJ, por esse pedaço de terra, no alto da serra, na área de amortecimento  do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, após ter passado por vários continentes, trabalhando como Oficial de Chancelaria do Itamaraty. 
Aqui chegando, revolucionou o lugar. Mobilizou a comunidade, foi peça fundamental para a criação de uma rádio comunitário, um clube de terceira idade, um grupo de escoteiros, o Jornal de Belisário, que circulou por 12 anos, fanfarra, museu, grupos culturais, de coral, teatro...
E sem receber qualquer ajuda financeira de terceiros ou dos cofres públicos, adquiriu um terreno de 2.000 metros quadrados e nele construiu  um grande prédio para abrigar tantos projetos, além de dormitórios de excelente nível, para receber turistas e para sediar o também criado por ela, Grupo de Artesãos de Belisário - GAB, que qualificou centenas de pessoas em áreas diversas, muitas delas com apoio do Sindicato Rural, EMATER, Secretarias Municipais, etc.

E D.Nina deixou claro, durante todo esse tempo, que todo esse rico patrimônio seria doado para a comunidade, já que ela não tem herdeiros. E isso foi definitivamente feito ontem, no Cartório de 2º Ofício de Notas de Muriaé.

O imóvel foi avaliado em mais de 800 mil reais. Ela também assumiu todas as despesas de transferências, superiores a 7 mil reais.
José Antônio Carneiro, Presidente do GAB, também assinou a Escritura Pública de Doação
E também Jorge, pelo cartório.
O documento é público.
A diretoria do GAB fez questão de constar cláusula que impede a venda futura desse imóvel ou mesmo a sua hipoteca.
Mirian tirou as fotos. Ela testemunhou o ato.

A título de compensação ofereci esse lauto almoço para a doadora.
Numa época de tantos exemplos de imoralidade nesse país e tentativas de se tirar proveito de situações, um gesto como esse tem de ser muito valorizado. É muito desprendimento. 
Outro ponto a ser destacado é a necessidade de Belisário saber valorizar tamanho presente que acaba de receber, sob o ponto de vista legal, já que desde a sua construção o imóvel somente serviu à comunidade.

Veja um pouquinho desse imóvel, que pode recebê-lo, para uma visita a Belisário.

Sala de TV.
Salão de eventos.
Uma das suítes.
Um dos quartos.
Museu Tic-Tac.

Achou legal?
 

Comentários

  1. Parabéns à Nina pelo gesto, pelo desprendimento e pelo amor a essa linda comunidade. Que o povo de Belisário saiba usufruir com sabedoria deste presente.

    ResponderExcluir
  2. Desde criança eu sempre ouvia de D.Nina que esse prédio seria em "papel" da comunidade , pois de qualquer maneira, Belisário sempre fez uso do prédio para diversas finalidades desde sua construção. Nós Belisarienses, temos que ter orgulho de ter uma estrutura de alto nível que não se encontra em qualquer outro distrito e até mesmo alguns municípios da regão, construída sem qualquer vínculo dos cofres públicos , torcemos para que seja sempre bem administrado pela comunidade e que possa cada vez mais ser útil para o bem de todos!! Parabéns D.Nina !! Como Belisariense , mesmo que ausente. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Gesto nobre! Espero que a comunidade saiba cuidar e usufruir deste patrimônio com respeito e zelo.Obrigada a D.Nina pelo presente dado à nós belisarenses!!

    ResponderExcluir
  4. Como cidadão de Belisário venho parabeniza-la por este gesto,que a comunidade cultive este presente para sempre.A D.Nina um muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Além do nobilíssimo gesto de D. Nina, merecem também destaques sua elegância, sua discreta altivez e sua extensa cultura. Imagino como ela bem representou nosso país durante anos de trabalho no exterior. Além de ser uma terra de superlativos, Belisário ainda tem o privilégio da presença de uma pessoa tão dinâmica, tão altruísta e tão voltada para o bem-estar das
    pessoas. Dárcio Calais - cidadão nº 1 no Cartório do Registro Civil de Belisário.

    ResponderExcluir
  6. Como que a Dona Nina consegue ser tão linda por dentro e por fora? É praticamente uma adolescente, aquele tipo de jovem revolucionário no sentido mais puro da palavra.
    Parabéns Dona Nina.
    Parabéns Belisário.Espero sinceramente que você,meu lindo pedacinho de chão,saiba compreender a profundidade deste gesto e o valor deste legado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês