ISSO É MUITO DESAGRADÁVEL

A nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas publicou edital para a seleção de professores para as áreas de Biologia, Ciências, E. Física, Inglês, Química, Educação Religiosa, Sociologia e Artes. As inscrições acontecerão nessa sexta, dia 29 de janeiro de 2016.

Mas o momento não é de comemoração. Embora seja defensor ferrenho de concurso público e repelir com veemência o apadrinhamento, estamos diante de uma situação extremamente desagradável. 

Vamos lá: em julho de 1997 o então governador Aécio Neves enviou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei que efetivava sem concurso público 98 mil servidores designados da educação. A Assembleia aproveitou e adicionou mais 499 funcionários da parte administrativa da própria Assembleia.

No entanto, em novembro de 2012, a Procuradoria Geral da República ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, que foi acatada pelo Supremo Tribunal Federal, declarando a LC-100 inconstitucional e isso não cabe mais recurso.

Essa confusão, no meu entendimento, teve forte influência na derrota de Aécio na eleição para Presidente da República e também a derrota do PSDB no governo do Estado, pelo problema que foi causado aos professores. 

A Pedro Vicente deve ter uns 4 professores concursados e talvez nenhum servidor. Isso significa que ela pode ter de trocar, de uma só vez,  a grande  maioria de seus professores e servidores, caso esses sejam reprovados no concurso. Além do sério problema social que isso virá gerar, qual seja, o desemprego de muitas pessoas residentes aqui no Distrito, muito injusto será ver no olho da rua profissionais que têm muitos anos de dedicação  a esta Escola e que agora teriam muitas dificuldades em se reintegrar ao mercado de trabalho, em outra área.

E tem mais, Belisário é um distrito que dista 33 km de sua sede, e é atendido por estradas que apresentam problemas de acesso na época de chuvas, e que dispõe de um transporte público extremamente ineficiente para fazer chegar professores até aqui. Com certeza, a vinda de fora de uma grande massa deles trará prejuízos para nossa educação, com atrasos e cancelamento de aulas.

Se bem que EDUCAÇÃO já há muitos anos não tem sido algo importante em nossas políticas públicas. 

Deixa pra lá. Vamos nos preocupar em preparar as Olimpíadas 2016. Isso sim é importante.




Comentários

  1. Fiquei com um "nó na garganta" ao imaginar essas pessoas sem o seu sagrado trabalho depois de anos de dedicação. Será que não há um caminho judicial através do direito adquirido?

    ResponderExcluir
  2. Não dá, Dárcio. Uma infração constitucional não gera direitos. Uma pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês