ENTREVISTA COM O VICE-PREFEITO: O TRATAMENTO DO ESGOTO DE BELISÁRIO

Fizemos a matéria anunciando a liberação de verba, do governo federal, para avanços no saneamento de Muriaé e a realização desses serviços também em Belisário. Passamos ontem na prefeitura para confirmar isso, acompanhados do nosso vereador Wolninho.
Fizemos a entrevista com o vice, João Ciribeli, que tem total conhecimento do assunto, até pela sua formação de engenheiro.
Apuramos que a verba está inserida no PAC- 2, mais precisamente no programa "Condução, captação e tratamento de água servida", cujo montante é de R 26,97 milhões. Não haverá contrapartida por parte da prefeitura.

Serão 5 frentes de serviço. Uma urbana, que envolverá os bairros Inconfidentes I e II e Padre Tiago e mais 4 frentes serão abertas nos distritos de Itamuri, Belisário, Boa Família e Bom Jesus.

Todas as redes atuais serão revistas, trocando aquelas de manilhas de barro por PVC, dentro dos padrões da ABNT. Se necessário serão construídas elevatórias.  Todos os esgotos serão conduzidas por via única até uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, que será construída. Com tudo isso muitas ruas poderão ser "rasgadas"para a realização da obra, mas a verba contemplará todos os reparos posteriores, segundo Ciribeli.
O programa está na fase de atualização de valores, para ser devolvido à Caixa Econômica Federal. Isso será feito ainda esse mês de janeiro. Fizemos uma evolução dos prazos para a publicação de edital, processo licitatório, recurso, etc. e assim as obras podem começar em maio.

Eu sonho com três projetos para Belisário, que poderiam impulsionar o turismo local: o calçamento dos morros da estrada de Itamuri, o tratamento da rede do esgoto, para dar qualidade para banho nas águas do Rio Fumaça e a acessibilidade à Cachoeira de Belisário. A gente está muito perto de realizar um deles.

Comentários

Posts mais visitados do último mês