DROGA: UMA DESGRAÇA SOCIAL

Um cena que me deprime muito é a dos "craqueiros" se deslocando como zumbis pelas cidades. Vê-se gente de todos os tipos, idades e muitas grávidas.
É a mais desgraçada de todas as drogas, por ser mais barata, e é também a que causa maiores lesões físicas e sociais. Se bem que droga, como indica o próprio nome, é droga. Há uma tendência de se contemporizar o uso da maconha, com o que eu não concordo. Já fui colaborador de centro de recuperação de drogaditos e sei que isso é balela.  Ao longo dos anos tenho tido experiências com famílias e  amigos pagando um preço muito alto pelo uso da maconha. No mínimo, esse usuário é cúmplice do crime de tráfico, que envolve uma penca de outros crimes em torno do "negócio". Se ela não causasse nenhum dano o traficante também usaria, mas isso ele não faz, como declarou El Chaco, recentemente preso.
E em Muriaé não é diferente. Todas as vezes que vou lá vejo algo triste como o caso deste jovem, de 17 anos deitado no chão, perto da rodoviária. Os funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tentam convencê-lo a acompanhá-los até à casa de apoio, mas ele recusa. Já é conhecido na região e alguém sugeriu que eles desistissem pois somente depois das 14 horas o rapaz iria se levantar.
Um grata surpresa: o agente é o nosso Lourival. Logo que nasceu o blog EMBELISARIO nós fizemos uma matéria com ele, época em que era capataz da Fazenda Beleti, mesmo tendo curso superior na área de educação.
Veja essa foto que publicamos na última festa das crianças, promovida pela Família Beleti. Lourival continua participando da equipe de serviço.
Um nobre função esta, a de resgatar pessoas da miséria.

Comentários

  1. A recuperação do dependente é possível desde que feita por convencimento, com muito dialogo com ele e com a família, se tentar fazer por imposição, internando-o contra a vontade, não funciona, muito pelo contrario piora a situação.
    Com muita perseverança e dedicação obtêm-se bons resultados.
    Existem bons trabalhos ligados a alguma religião e outros sem ligações religiosas como o AA e NA.
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês