HOMINUS BRASILIS

Recebemos o honroso convite de participar da inauguração do Teatro Municipal Belmira Villas Boas, em 2014. Agora, da mesma forma, para participar das comemorações de seu primeiro aniversário. Ser amigo da Diretora Geral do FUNDARTE tem muitas vantagens.
Por volta das 19:30 horas descemos a serra de Belisário. Céu carregado, mas a a estrada passa confiança.
Conseguiu ler? Cuidado pra não ir parar em Miradouro.
A noite de Muriaé com traços de Natal. Essa é a maior árvore natalina.
O prédio da administração municipal também ornamentado.
Pegamos a amiga Nina no hotel e cá estamos. Bem antes das 21, horário marcado para começar.
Vamos começar a registrar. Ao lado de D. Nina, Gustavo Ferreira de Oliveira, presidente do CDL-Muriaé, com a esposa Regina de Fátima. Silverinho que é Sigiliano, primo de Mirian, com a esposa Cláudia, Secretária de Ação Social, Mirian e eu.
O prefeito, Dr. Aloysio Aquino, já presente, com a esposa Rose. O público está chegando.
Gilca Napier, responsável pela área de cultura de Muriaé, como Diretora Geral da FUNDARTE, com o namorado Dr. Antônio.
Grande figura! Antônio Eugênio, da área de comunicação do CDL. Ele e sua família foram vizinhos de Mirian, em Muriaé, quando ela tinha seus 8 anos. Mirian guarda muito carinho pelos seus pais.Glorinha  e José Ramos.
O mestre de cerimônias anuncia o início da programação.
Uma apresentação de vídeos produzidos pelos alunos que participaram de cursos de áudio e vídeo, promovidos pela FUNDARTE.
Muitos dos eventos acontecidos nesse teatro, durante esse ano,  são apresentados ao público.
Muitos alunos de escolas públicas aqui estiveram, e se apresentaram.
Ao término de uma  oficina “Teatro-Dança” ministrada em julho  por graduando da  Universidade Federal de São João del Rey,  Elielson Rodrigues, foi apresentado aqui no Belmira Villas Boas este experimento cênico “Cadê Meu Jardim?”
Passadas essas boas lembranças do primeiro ano de funcionamento do teatro, o Prefeito Dr. Aloysio Aquino agradece aos parceiros, artistas e colaboradores da FUNDARTE pelos resultados obtidos durante o ano, com esse equipamento cultural, que recebeu cerca de 5 mil pessoas em 2015.
Gilca, também faz esses agradecimentos e lembra que foi um ano muito difícil para todas as prefeituras e órgãos governamentais. mas que muitas coisas puderam ser realizadas, através do apoio da administração municipal de Muriaé.
Convida esses parceiros e colaboradores para subirem ao palco.
Agora vamos ao espetáculo:
Você consegue imaginar que quatro artistas, sobre uma plataforma de madeira, de 2 metros quadrados, se manifestando através de murmúrios e ruídos, com umas dez ou 20 palavras, no máximo,  e muita expressão facial e corporal, conseguem contar a história do Brasil, a partir da formação do planeta terra e chegar até a era do whatsApp Pois acreditem, os caras conseguem.
Dentre os planetas, concentram-se na terra, como mostram com as mãos.
Com as mãos e com caras e bocas mostram o gênesis, o início de tudo, os sapos, os dinossauros, os monstrengos voadores das primeiras eras... e vem trazendo o público nessa caminhada pelo mundo imaginário.
Mostram as grandes navegações, com a consequente expansão dos povos pelo mundo, O surgimento do cristianismo, a Santa Inquisição, a chegada dos portugueses na costa brasileira, a inter-relação com os índios, a chegada dos negros escravos, vindo da África o nascimento do povo brasileiro, fruto da miscigenação entre brancos, índios e negros, o surgimento da vida urbana, a favelização das cidades o nascimento do rádio, das rádios novelas, da TV, dos programas de auditório, as guerras. Também o  surgimento da Tropicália, do movimento hippie, do amor livre, da bossa nova, da ditadura militar, as conquistas de Copas do Mundo pelo Brasil, a morte de Ayrton Senna, as Diretas Já!  Fora Collor"! Que já nem sei sei foi um gesto de cidadania ou um golpe contra a democracia.   Os protestos de rua, a violência urbana, as balas perdidas, o pentecostalismo nas igrejas evangélicas,  a ditadura da beleza, o silicone nos peitos e bundas, ... o surgimento do computador, o 7 X 1 contra a Alemanha, os selfies e do maldito do whatsApp. 
Mirian e eu ficamos perplexos. A gente ia entrando no delírio desses jovens artistas e no entusiamo de identificar cada momento apresentado, tentando adivinhar qual seria o próximo. Muito show!
Foram aplaudidos de pé.
E todo aniversário tem bolo.
Aí estão eles, os atores – Helena Marques, Matheus Lima, Dio Cavalcanti e Patricia Ubeda. Grandes artistas.

Agradeceram o convite e cumprimentaram a cidade por terem um teatro municipal desse nível.
Esses serão breves futuros artistas da cidade. São alunos da Escola Municipal de Teatro de Muriaé.
"A Notícia" entrevista Gilca Napeir. Vários sites fizeram a cobertura da noite.
O prefeito, a esposa e as secretárias municipais presentes. Educação e Meio Ambiente, nas extremidades.
À minha direita, Evaldo Calcano, agitador cultural de Muriaé.
Já passava das onze, deixamos Nina no hotel, compramos um saco com pasteis, na Pastelaria do Ronaldo e pegamos a BR 116.
Agora é só subir a serra.
Bastante neblina. Só se enxergava um palmo além do nariz.
Por volta de meia noite entramos em Belisário. Como se vê, era grande a agitação de carros, motos, e charretes. Pessoas se acotovelando pelas ruas. Bares, boates, cassinos e restaurantes a pleno vapor. Mas preferimos dormir.
Parabéns FUNDARTE! Foi um maravilhosos evento.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês