AS ÁGUAS ESTÃO ROLANDO

Vocês queriam essas cenas: pois aí estão elas. Finalmente nosso Rio Fumaça mostrou a sua força. Nossos pastos viraram mar. Em 2014 a gente não viu isso, com a forte crise hídrica que se abateu sobre o Sudeste. Cadê a Serra do Brigadeiro?

E observe que o tempo continua carregado.
Vamos até o "banheiro" ver como estão as coisas por lá. Essa futura linguiça não está entendendo nada.
Também muita água. Em outros tempos ela subiu ainda muito mais, invadindo casas. O ideal seria termos um rio perene, sempre no mesmo nível. Muito baixo é ruim, se muito cheio, dá prejuízos lá embaixo.
Agora estamos na ponte da saída para Rosário da Limeira.
O perigo das primeiras cheias está aí, para aqueles que gostam de um mergulho. Aqui em Belisário já não se vê ninguém se banhando. A qualidade da água já não é mais um convite.
Zezinho estava lá admirando tudo. Como defensor da natureza ele também gosta dessa cena.
Veja que a água está próxima de invadir a estrada. Em tempos anteriores ela sobe e fecha o trânsito aqui.
Siriemas e gaviões estão fazendo a festa naquela ilhota.
Esse cabeça de fogo está aproveitando essas sementes. Ele nem vive de peixe, mas é aquela máxima: quem está na chuva é para inundar.
O programa da turma é ir ver o rio.
Estamos lá no alto. Identificou o lugar?
Defronte à Escola Estadual.
Um girada de 180 graus na câmera.
Completada com essa foto. Aquela é a direção de Muriaé.
Não sei se ainda chove hoje. Se subir mais a gente mostra.

Comentários

  1. Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos - https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua

    "Registros observacionais e projeções climáticas fornecem evidências abundantes de que os recursos hídricos estão vulneráveis e têm o potencial de ser fortemente impactados pelas mudanças climáticas, com consequências importantes para os ecossistemas e para a humanidade”
    — Prefácio do sumário executivo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

    Fico emocionado com essa postagem...
    É uma sensação de alívio e conforto...
    Obrigado pelas postagens...

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  2. Tenho interesse em tudo que se publica EMBELISARIO. Hoje, respirei aliviado com a notícia das boas chuvas. Essas fotos "aquáticas" foram "espiriualmente confortáveis" para mim. Não é preciso falar com ninguém sobre a importância das chuvas, porém, é importante reforçar que para a recuperação das nascentes ( minas ) temos que cuidar primeiro da conservação do solo. Para recuperação das nascentes, é preciso que a água infiltre no solo até atingir o lençol subterrâneo. E a água da chuva não consegue penetrar num solo compactado e sem vegetação. Esse é um assunto muito longo para ser tratado aqui,mas mesmo assim vou dar duas sugestões: 1- Proteção das nascentes. ,Vamos manter a vegetação natural num raio mínimo de 50 metros em torno de todas as nescentes e mesmo dos pequeno olhos d'água. Melhor ainda será se o raio for bem maior do que os 50 metros determinados pela Lei. 2- Evitar o excesso de gado nas pastagens em geral. Afora as florestas e capoeiras naturais, as pastegens representam a maior área de recarga do lençol freático. E como já falamos, a agua não consegue penetrar em solo compactado e sem vegetação. E o resultado é desastroso; muita água nas enchentes e pouca água no subsolo. Se as águas estão diminuindo no mundo todo é porque é porque menos água está chegando ao lençol subterrâneo.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Cléber, nos meus tempos de moleque, a uns 30 anos atrás, quando passava férias na casa da minha tia Fia (Maria Calais), muitas vezes desci este rio a nado do "banheiro' até a ponte da foto, na saída para Limeira...junto com os amigos.....hoje, fico feliz de ver o rio cheio, mas, triste de saber que o rio já não é limpo como naquela época...
    Grande abraço !!!
    Gilmar Calais Assafrao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês