UMA CAMINHADA PELA VIDA EM BELISÁRIO.

O dia 4 de outubro é comemorado pelos católicos como Dia de São Francisco de Assis e como o nosso frei Gilberto é da Ordem Franciscana, e aqui montou uma equipe leiga de "franciscanos",  é uma data que não deve passar em branco.
Nesse domingo constatamos diversas programações de caminhadas, inclusive em Muriaé, onde teve um caráter ecumênico.
Belisário não ficou pra trás. Um sol forte pode até ter desanimado alguns, como alega Mateus Balbino, mas um bom grupo partiu da Praça Cel. Francisco Gomes Campos.
A Paróquia de Santo Antônio foi dividida em cerca de 50 grupos familiares, ou "fraternidades", congregando cada uma, grupos de famílias de uma mesma rua ou comunidade rural.
Estava em JF mas como sempre, Vicente fotografou e me cedeu suas fotos. Mateus Balbino me deu as orientações sobre a programação.
Uma parada defronte à Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
Os projetos sociais aqui desenvolvidos são destacados, como este que condena a desigualdade racial e o desrespeito às diferenças, valorizando a vida em paz.
Não recebe o apoio comunitário a mineração, a poluição, o lixo, os agrotóxicos...
Também usou da palavra o diretor da Escola, Professor José Antônio Carneiro.
Vamos caminhando!
Uma equipe de música segue no carro, animando os caminhantes.
Já fora do Distrito, na direção Itamuri.
Aquilo tudo que você está vendo é Belisário. Talvez mais umas 5 casas.
A Serra do Brigadeiro ao fundo.
A Comunidade São Pedro acolhe o grupo e passa a caminhar com eles.
Ainda tem chão pela frente.
Aqui o destino. O sítio de Faustino e Lurdinha.
E a música não pára.
Uma missa é realizada.
Qualquer sombra nessa hora vale ouro.
Tá ai Lurdinha, dona do sítio hospedeiro.
Momentos de Eucaristia ou ação de graças: celebração em memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo, Príncipe da Paz e que trouxe "vida em abundância".
Um almoço foi servido para todos os participantes. Teve o patrocínio da Paróquia e do Sindicato Rural, com apoio logístico da Escola Estadual.
Fila para a refeição.
Zé Maria sempre rindo. Figuraço e membro da Ordem Franciscana.
Tudo muito simples. Afinal, simplicidade foi a vida e a tônica da pregação de São Francisco.

Leia um pouco sobre o santo:

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nascido em 1182 foi frade católico da Itália.
Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo.
Dedicou-se aos mais pobres dos pobres, amando todas as criaturas chamando-as de irmãos.
Dante Alighieri disse que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do cristianismo desde Jesus .
Foi canonizado pela Igreja católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. 
https://pt.wikipedia.org

Comentários

Posts mais visitados do último mês