LIXO RECICLADO. BELISÁRIO AGORA TERÁ COLETA.

O DEMSUR acaba de implantar no nosso Distrito a Coleta Seletiva de Lixo.
Nós temos a tendência de apontar o dedo para EUA, China, indústrias poluidoras, ... mas não nos lembramos de fazer a nossa parte.

Precisamos mudar já essa cultura de mandar para os bueiros, rios, mares, lixões... materiais que  causam graves danos à natureza, e que poderiam gerar renda para pessoas carentes.
A Paróquia de Santo Antônio, como nos informou Mateus Balbino, aderiu à campanha. É isso aí! A igreja missionária deve caminhar junto com o povo e proteger a criação divina.
Vamos apoiar com energia esse projeto.

Veja abaixo o texto e fotos que recebi da área de Comunicação do DEMSUR.

Belisário será o primeiro distrito de Muriaé a ter o serviço de coleta seletiva Implantado . Após reuniões realizadas na Paróquia Santo Antônio com representantes de diferentes segmentos da comunidade como religiosos, educadores, PSF, legislativo e DEMSUR, moradores do distrito de Belisário passarão a contar com mais um serviço ofertado pelo município, a Coleta Seletiva que terá início nesta próxima sexta-feira, 02 de outubro. 

A última reunião aconteceu nesta segunda-feira, 28, onde representantes, moradores da comunidade local e da zona rural assistiram a palestras educativas e discutiram os últimos detalhes da implantação da coleta no distrito. Patrici Coelho Pedrosa, Gestora Ambiental, iniciou a palestra falando da implantação da coleta seletiva e reforçou que a chave para o sucesso da coleta encontra-se no envolvimento e comprometimento de cada um. 

Com simples atitudes diárias, separando em cestos o lixo seco (material reciclável) e o lixo úmido (rejeito), o lixo terá o destino ambientalmente correto. E quem sai ganhando? Todos, meio ambiente e catadores. O Coordenador de Limpeza Geral do DEMSUR, Alcemar Felizardo, falou em seguida de atitudes simples que, se tomadas por cada um, aumentaria a vida útil do aterro sanitário. “Infelizmente vejo nosso aterro recebendo e enterrando diariamente grande volume de materiais plásticos, vidros, metais quando deveriam estar sendo reciclados e gerando renda para os catadores que sobrevivem do lixo. 

Com o acúmulo do lixo a vida útil do aterro sanitário estimada em 20 anos não vai durar nem três anos. Nós somos responsáveis pelo lixo que geramos. Vamos dar destino correto ao lixo para usufruirmos de uma vida com mais qualidade, mais saúde”, concluiu Alcemar. 

Belisário, um distrito de vanguarda, vem durante os anos trabalhando e amadurecendo junto aos moradores a questão do lixo e tem como grande incentivador o pároco Frei Gilberto Teixeira da Silveira. "Quando a gente pensa na questão do lixo vejo que pode ser um grande passo para as pessoas se conscientizarem que grande parte daquilo que elas produzem não é lixo, mas sim material reciclado, algo que pode ser reaproveitado na própria agricultura, como o lixo orgânico. A gente tem um trabalho bonito pela frente e ao meu ver a população de Belisário vai acolher bem essa proposta", assinala. “É um trabalho que sempre sonhamos em ter aqui.

Com o apoio do Frei Gilberto que trabalha junto à comunidade a conscientização na preservação do meio ambiente e a participação sem dúvida nenhuma de todos os moradores do distrito, sem esquecer das escolas onde esta ideia deve ser trabalhada, Vamos ser o primeiro distrito de Muriaé a realizar a coleta seletiva e tomara que os outros distritos tenham este desejo porque é uma ideia bacana" finaliza representante do Legislativo e morador de Belisário, Vereador Wolney Gonçalves de Oliveira

Após consenso entre os moradores e representantes do distrito a coleta seletiva será encaminhada para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé ASMAM e acontecerá todas as sextas-feiras no turno da manhã. A coleta seletiva atenderá também as comunidades de São Tomé, Santa Lúcia, Santa Catarina e Pedra Alta toda última sexta-feira do mês. Futuramente a autarquia DEMSUR, pretende implantar a coleta seletiva em toda zona rural de Belisário.

Comentários

Posts mais visitados do último mês