VAMOS DAR UMA PASSADINHA NO CENTRO HISTÓRICO?

No retorno da cidade baixa, decidimos retornar pelo Centro Histórico. Subimos a Ladeira da Água Brusca para sair no Santo Antônio Além do Carmo.
Na minha época do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, eu identificaria melhor muitos desses imóveis. Hoje, muito pouco. Vocês terão de se contentar com as fotos, que são lindas. 
Essa é a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.
Com direito a essa vista para a Baía de Todos os Santos.
Vamos entrar aqui. A boa manutenção dos imóveis tem explicação. Essa área passou a ser muito cobiçada por gringos, que compram e restauram, para moradia ou pousada.
A região se tornou um reduto de intelectuais, artistas plásticos, escritores, arquitetos, produtores, músicos...
Tem uma máxima que Salvador tem 365 igrejas católicas, uma para cada dia do ano. É lenda.

No site do iBahia a gente lê isso: "O marchand, fotógrafo e colecionador de arte francês Dimitri Ganzelevitch é morador do Santo Antônio desde 1975. Nestes quase 40 anos acompanhou de perto a evolução do bairro. "Quando eu cheguei aqui as casas estavam à venda e ninguém queria comprar. Não havia especulação, porque antigamente ninguém queria morar aqui. E hoje é um dos bairros mais cobiçados da capital". 
Conheça isso aqui:
O Pestana Convento do Carmo está localizado no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, centro Histórico da cidade de Salvador, classificado pela UNESCO como Património Mundial.O Convento, inicialmente construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas foi, ao longo dos séculos, palco de grandes acontecimentos da história do Brasil.E hoje, após uma cuidadosa e detalhada restauração, se tornou o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil.A arquitetura marcante do Convento, combinada com o mobiliário e obras de arte, compõem uma atmosfera de charme e requinte, presente desde o primeiro contato do hóspede com o hotel.
http://www.pestana.com/br/hotel/pestana-convento-do-carmo
O coração do Centro Histórico está fechado para veículos. Lá em cima, a Casa de Jorge Amado e a praça onde acontecem grandes apresentações, inclusive a de Michael Jackson. Nesse miolo tem muitas praças para eventos, geralmente, nos fundos de bares.
Escoramento, enquanto o recurso para o restauro não vem.
Já estamos na Praça Castro Alves, onde Carlinhos Brown termina o arrastão de fechamento do carnaval, já na quarta-feira de cinzas. Vamos falar sobre ela na próxima matéria.
Vamos pegar a orla para retornar pra casa.
Com retorno perto da Igreja de N. S. da Conceição da Praia, de onde parte a Caminhada do Bonfim, para a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos, desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Teremos uma tarde cheia hoje. Vamos mostrar na próxima matéria.
Agora é pegar Guilherme na escola e deixá-lo em casa com a babá.

Comentários

Posts mais visitados do último mês