OLHA ONDE FOMOS ALMOÇAR!!!

Falamos na matéria anterio do arrastão que fecha o carnaval de Salvador, na quarta-feira de cinzas, sob o comando de Carlinhos Brown.

Depois disso uma grande feijoada, para mais de 600 pessoas, é servida, de graça,  no Candyall Guetho Square. Vamos lá ver como é isso ?  Passando por becos apertados a gente chega lá.
Por enquanto só uma olhadinha nesse prédio. Depois a gente fala.
Fomos Mirian, eu e o amigo Luiz Carlos.
É aqui que a tal feijoada acontece.
E a cozinheira é a simpática D. Madalena, mãe de Carlinhos Brown.
Na boa conversa que tivemos com ela deu pra ver de onde vem a simplicidade e bondade de Brown.

Na cozinha ela é ajudada por uma das filhas e conversamos com a outra filha, Rose, também super simpática. Ela falou da religiosidade da mãe e seu compromisso de rezas a Santo Antônio, em todas as casas do bairro, no mês de junho. Aqui nesse espaço a reza acontece dias 11, 12 e 13 desse mês.

Aqui na Bahia as práticas católicas para muita gente acontece misturada com ritos do candomblé. Com essa família não é muito diferente. Ogum aqui é associado a Antônio, o santo católico. No Rio de Janeiro Ogum já é associado a São Jorge. Eu fico com meus ritos cristãos protestantes, mas respeito as religiões de  matriz africana, quando vejo bondade e sinceridade naqueles que a praticam.
Mas a gente não veio aqui só pra falar e conhecer gente boa. Aqui funciona um ótimo restaurante. Uma casquinha de siri de entrada, sem dendê, e com aquela boa pimenta, que só a baiana sabe preparar.
Como pratos principais ensopado de siri mole, a minha preferida...
... e ensopado de camarão. Se pedir moqueca, ai vem com dendê,
Nessa área do restaurante aconteciam os shows, que atraiam muitos turistas. A questão de som alto com muitas casas próximas levou à suspensão desses eventos.

Aqui é o estúdio de Carlinhos e seus músicos.
Carlinhos Brown, além de tudo, é super simpático. Já o tietei uma vez, quando ainda não tinha o blog. Essa segunda, no Aeroporto de Miami, está aí registrada.

Burica é o fiel escudeiro, que cuida de tudo por aqui. É artista também.
Luiz está vendo o que estava sobre a estante de pautas.
A letra do que  eles estiveram ensaiando da última vez.
Nas paredes as guitarras e violas que Brown usou ao longo do tempo.
Nem sei o que foi melhor aqui: a deliciosa comida preparada por D. Madalena e filha, ou o longo papo que tivemos com ela.

Mulher de muita fibra, mãe de 11 filhos, 7 deles vivos, falou das grandes dificuldades que teve para criar essa prole. Viram de tudo,  até dificuldade de alimentar tantas bocas.

Carlinhos, o mais velho, já antes dos 13 anos ia para a região do Iguatemi para carregar embrulhos para as pessoas, ou na rodoviária, que fica defronte, para carregar malas, como forma de ganhar dinheiro para ajudar a família.  

D. Madalena conseguiu um emprego de serviços gerais numa construtora, o que deu um pequeno alívio no orçamento. Paralelamente Carlinhos Brown começou a lavar carros no  polo industrial de Salvador, depois passou a fazer limpeza nos ferries boats, na antiga operadora do sistema.

Conseguiu um emprego simples, de faxina, no Banco do Nordeste. Foi quando decidiu se dedicar a área artística. Ela não tem qualquer constrangimento em falar disso. Ao contrário, lamenta as pessoas que se entregam diante das dificuldades, optando pela sobrevivência a partir de favores de terceiros ou do poder público. 

Criou todos os filhos com rigor em termos de honestidade e sempre procurou afastá-los dos vícios. 

Mas tínhamos mais coisas interessantes para ver.
Veja o padrão dessas casas! Observe a padronização no acabamento delas.
Está aí a explicação. Mais um projeto de Brown.
Agora vamos conhecer o PRACATUM. Veja do que se trata:

A Associação Pracatum Ação Social – APAS, fundada em 1994,  é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. A Pracatum surge da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música, resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação sócio-econômica.

Atualmente, as atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em dois programas principais: Tá Rebocado - Programa de Desenvolvimento Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura. A partir desses dois eixos, uma série de projetos são desenvolvidos sem perder de vista as questões que envolvem a comunidade do Candeal e os muitos ritmos que emanam desse lugar.

http://www.pracatum.org.br
Luiz Carlos aproveitou para conversar com Marilda sobre a possibilidade de trazer aqui adolescentes que participam de um programa  ligado à Igreja Católica da Pituba, do qual ele é um dos coordenadores, que busca tirar aqueles que estão na rua, em condição de risco social.
Tem mais.  Aqui aulas de inglês para a garotada.
Gabriela, Anna Paola e Alana estão à frente desse projeto, com apoio dos parceiros citados acima.
Mas ainda não acabou o estoque de gente maravilhosa nesses nossos contatos de hoje. Essa "menina" é Ruth Buarque,  uma baita profissional, Diretora de Desenvolvimento Social do PRACATUM.  Ela tem luz própria, trabalhou com D. Ruth Cardoso em Brasília e dispensa os holofotes de sua mãe,  Anna Maria Buarque de Hollanda, ex-ministra da Cultura do Governo Dilma, e de seu  tio Chico Buarque de Hollanda. Lembramos que Chico é avô de 4 filhos e Carlinhos Brown.
Luiz, Mirian e eu fomos muito bem alimentados hoje. Na estômago e na alma.

Comentários

  1. Cléber, o que dizer desse post? Maravilhoso!
    Você conseguiu me transportar para Salvador, lendo seu texto. Muito bacana conhecer a família e o trabalho que o Carlinhos Brown e seus amigos desenvolvem.
    Abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante ! Tudo. Obrigada, por nos fazer compartilhar tantos momentos agradáveis. Feliz nova temporada Belisário, vamos ver quanto vai durar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês