O BOM FILHO À CASA TORNA

Mateus recebeu o casal na Farmácia Balbino  e gostou de sua conversa. Sugeriu-me conhecê-los. Então vamos lá!
A casa onde estão hospedados fica no final da minha rua, que por ser muito grande, tive de andar uns 150 metros.
Aqui moram Zé Calota e a esposa Fifia. A gente aprende os apelidos. Os nomes ninguém sabe.
E aqui está Oliveiro, o filho da terra que veio rever amigos e parentes. A esposa ele conheceu no Rio, para onde mudou-se aos 18 anos.  Isso aconteceu há 60 anos atrás. 
Oliveiro tem boas lembranças de uma vida solta pelas poucas ruas e pouquíssimas casas de Beli. Brincava com Geraldo e Vicente Pedra, Calixto, João Aredes, avô de Joãozinho Aredes... Ele é filho de Francisco Carneiro, da família de José Antônio, diretor da Escola.

Vê Belisário hoje como uma cidade, comparando com o que deixou aqui, há 6 décadas. Ele presenciou e ajudou na construção da Matriz de  Santo Antônio, na ápoca do Padre Américo, quem o batizou, a partir das escavações para a fundação. Lembra que os tijolos para a construção do templo eram fabricados na área onde hoje é a casa de Lindim. Saiu daqui quando estavam colocando o telhado. Ele ajudou nisso.

Todos os irmãos morreram e ele pretende voltar sempre que possível, para relembrar a sua história de vida.

Comentários

  1. Lembro-me bem dos filhos do Sr. Chico Carneiro. O Oliveiro deve ser aquele que tinha o apelido de Fizinho (ou Fisinho, tanto faz). O mais velho era o Osvaldo, o mais novo, Orestes. Eles tinham uma irmã, a Ormeneges. Havia ainda mais um irmão que tinha o apelido de Nenê e um nome complicado, Ostrogildo, eu acho. Na casa do Sr. Chico Carneiro havia uma "equipamento" que era o maior sucesso; uma vitrola que funcionava com uma manivela com a qual se dava corda que fazia girar os discos de 78 rotações. Uma das música de maior sucesso da época era Maringá, interpretada pelo Carlos Galhardo. Acho que me lembro dos primeiros versos. " Foi numa leva que a cabocla Maringá, ficou sendo a retirante que mais dava o que falar".

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me bem dos filhos do Sr. Chico Carneiro. O Oliveiro deve ser aquele que tinha o apelido de Fizinho (ou Fisinho, tanto faz). O mais velho era o Osvaldo, o mais novo, Orestes. Eles tinham uma irmã, a Ormeneges. Havia ainda mais um irmão que tinha o apelido de Nenê e um nome complicado, Ostrogildo, eu acho. Na casa do Sr. Chico Carneiro havia uma "equipamento" que era o maior sucesso; uma vitrola que funcionava com uma manivela com a qual se dava corda que fazia girar os discos de 78 rotações. Uma das música de maior sucesso da época era Maringá, interpretada pelo Carlos Galhardo. Acho que me lembro dos primeiros versos. " Foi numa leva que a cabocla Maringá, ficou sendo a retirante que mais dava o que falar".

    ResponderExcluir
  3. Segundo Oliveiro, esta igreja tem 100 mil "tijolinhos" e as paredes da matriz cerca de 50 cm de largura. A base com mais de três metros de profundidade... Falou sobre o telhado e muito mais... Foi uma conversa muito produtiva!!! Volte sempre Sr. Oliveiro e seja bem vindo sempre a Belisário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês