IRMÃOS PARA SEMPRE. AMIGOS TAMBÉM.

Embora a gente tivesse chegado na noite de quinta de JF-SP-Salvador, tínhamos mais uma viagem agendada para o sábado. Era um convite "tentador" e como certas  coisas são como pênalti,  não se perde, pé na estrada.

Sempre valorizando bens históricos como este...

Alguns já identificaram onde estamos. Este belíssimo templo é a Catedral São Sebastião  em Leopoldina, também a sede episcopal da Diocese de Leopoldina. De estilo romântico, a sua construção começou em 1928, tendo Ormeo  Junqueira Botelho como o engenheiro responsável pela obra. Ele foi o criador da Companhia Cataguases Leopoldina, hoje do grupo ENERGISA. A obra foi concluída em 1965.
Entramos na cidade para "pegar" esse casal amigo. Daniel e Maria Adélia. Ambos fazem parte de nossa história de vida. Ela é irmã de Caleb Clemente, que mora aqui na Comunidade de São Domingos
E vamos viajar...
Estamos em JF. Mais prédio histórico. Antiga Escola Normal. 
Rio Branco com Independência, ou Av. Itamar Franco.
Aqui o nosso destino. A foto peguei no site da igreja. Não achei nada sobre o templo na internet, e o que sabia já esqueci.
Fomos convidados para participar desse evento, organizado pelo Ministério da Memória, da IMC - Igreja Metodista Central de Juiz de Fora. Um encontro de gerações de 3 décadas.
Vera e Sônia na organização. Todos os participantes são cadastrados. A terceira irmã, a comadre Marlene, é a coordenadora do Ministério e grande mentora desse encontro.
Enquanto o povo não chega, vamos subir para fotografar o interior do templo, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, o que impede qualquer alteração em suas formas, sem a autorização do órgão competente.

Na estrutura de madeira você  pode ver pombas voando sendo estas, símbolo do Espírito Santo, como relatado em Mateus 3:16 "Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele."
Aqui tem uma turma que está sempre atuando nos bastidores. Agenor e Carminha, junto com Alice e Marieta, estão preparando uns caldos. Temos grandes experiências com essa dupla em cozinhas nos Encontros de Casais. Gente querida.
O compadre Renato, será o mestre de cerimônia, apoiando a esposa Marlene. Temos uma longa caminhada de vida em comum. Uma  forte amizade entre o casal nos une comigo e Mirian.
Beth também é pessoa muito amiga.
Grande Guará!!! Ele era dono da GUARAGIL, tradicional loja de material esportivo na cidade. Juntamente com Cirene, também temos boas caminhadas em comum. Eles foram conselheiros do juvenis, quando Mirian era uma delas.
O grupo vai aumentando.
Reverendo Sérgio Arantes foi "guru" dessas gerações. Junto com a esposa Marta, tiveram forte participação na formação moral e espiritual da moçada, pela sua lúcida e aberta formação bíblico-teológica. Todos têm muito carinho por eles. A comadre Marlene agora aparece na extrema direita.
Róbson amigo velho! Mudou-se já há anos para uma vida tranquila em Goianá.
Está linda Fabiana, amiga de minha filha Bianca, agora mamãe de Ana laura.
Mais gente querida: a prima Dulci e Mírian, entre Ester e Raquel Zacharias.
Denir, a irmã Cibele e a prima Delma Paradela.
Logo na chegada esse belo lanche.
Jessé tem um grande papel nisso. Ele era o regente do Conjunto Elohim, um grupo musical que muitos destes faziam parte. Vai se apresentar daqui há pouco. Com sua esposa Maria Ângela, mora também em Goianá. O amigo "Joca" entra na foto como papagaio de pirata. Mas também é gente nossa.
Mais gente do coração: Agenor, Élvia, Ritinha, Lindolfo, "Joca", Eunice e Onofre.
Fotos espalhadas por todo o salão. A turma vibra com esses registros históricos, que pertencem ao Ministério da Memória da IMC.
Estou aí, na direção desse clipes.
Mirian na extrema esquerda. Nessa época era apenas a minha prima, com 14 / 15 aninhos, participando de um concurso de Rainha da Primavera. A gente nunca pode esquecer de pessoas que nos acompanharam, com muita dedicação, nessa fase da vida. Lembramos do casal Guará/Cirene, presentes nesse encontro, o querido Hélio Wendling, meu professor no Granbery e nosso conselheiro na IMC, com a esposa Marta, também presente, e não podemos deixar de citar o também querido Almir Maia, falecido recentemente lá em Piracicaba, depois de uma bela trajetória na vida acadêmica a serviço da Rede Metodista de Ensino, inclusive como Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba. Um beijo para sua esposa Susana Maia, também conselheira dessa turma. Você fazem parte de nossa história.
De novo apareço na direção do clipes, cantando no Conjunto Elohim. Mírian também cantava, mas não aparece nessa foto. 
Nessa eu não estou. Veja Mirian no centro da foto.
Nessa época eu comia direitinho. Hoje evito muitas coisas que me fazem mal como pedra, pau, asfalto derretido...
E vai começar a celebração.
Salão lotado.
A alegria dessa turma é algo contagiante. Muitos momentos felizes juntos.
Pensaram em todos os detalhes. Aí parte do material que servia como base de nossos estudos bíblicos. A nossa prática religiosa tinha sustentabilidade em mais estudos e menos em emoções voláteis.
Vários grupos musicais como este, com Niltinho no violão, a comadre Marilene, Marcos Alfredo e Cristina.
 Pot-pourri somente com cânticos da época. Agora sim, muita emoção.
Desculpe-me, Ester, que na ponta saiu feia na foto. Ela é uma gatinha. Não pude perder a foto, que ficou legal. Só você foi prejudicada.
Diogo foi amiguinho de Clebinho..
Os primos Héber e Dina também presentes. Ele é de Belisário.
Na linha de frente da foto, mais gente que faz parte da história da IMC. as irmãs Nebai e Ziletai, com a mãe D. Luz Divina. A família tem muitos anos dedicados à Igreja Central. Tereza aparece no centro e Arminda ao fundo.
Eliezer e  a esposa Renata. Ele é filho do casal Hélio e Marta Wendling, já citados e nasceu nessa época de nosso Anos Dourados nessa Igreja.
Reverendo Messias, a esposa Delma Paradela, Tia Consuelo, da época de nossos filhos no Granbery e Maria Adélia, já apresentada.
Reverendo Osman, no centro, é um dos pastores da IMC. Josué, ao seu lado, empolgado no cântico.
Ele é filho de Marta, que traz uma palavra ao grupo e uma oração de intercessão.
Apresentação do nosso Conjunto Elohim. Muitos não puderam estar presentes. 
Já fui bom nisso.
Rachel Zacharias, sempre combativa, traz uma saudação ao grupo. Ele á hoje professora universitária, com atuação na agricultura orgânica.
Em função da emoção Jessé trouxe a sua palavra por escrito.
Marcos Alfredo, um pouco mais novo que nós, foi da geração imediatamente seguinte. Relatou um embate com o Rev. James Willian Goodwin, quando este acabava de assumir a Igreja Central, num momento em que reclamou que a congregação havia perdido o ritmo na hora de cantar hinos, com a saída do Rev. Áser, que comandava  muito bem os cânticos com a congregação. No domingo seguinte o Rev. Goodwin, uma figura fantástica, anunciou o hino a ser cantado a convocou o atrevido juvenil para vir na  frente para cantar no microfone, "puxando" a congregação. Com isso ele aprendeu a cantar e a a deixar de ser atrevido. Goodwin fazia isso com carinho Era um gozador.
E uma feliz coincidência ou nem sei se previamente programada. James Willian Goodwin Jr., o "Moca",  veio a JF para lançar, pela manhã,  seu livro, que está na mão da sua  irmã Karen Goodwin. É claro que veio participar desse nosso evento. Ambos são da geração de Marcos Alfredo. São pratas da "casa".
Moca trouxe boas notícias do pai. um pastor que marcou a vida de milhares de pessoas, ao lado da esposa D. Joh ou Jô. Foi certamente o melhor amigo de meu pai, no ministério metodista.
Marcos Alfredo fala da criação do Conjunto El Shaday e conta um pouco da história do grupo musical...
... que faz a sua apresentação do El Shaday. Eles foram da geração seguinte à  nossa, como já disse.
Josué também se emociona em sua fala. Como bancário da CEF não poderia usar uma expressão melhor: " este encontro é como o MASTERCARD, não tem preço.
Niltinho sempre comandando no violão. Grande músico.
E teve também declamação de poesias, um recurso, como lembrou Renato, muito utilizado no passado em momentos culturais e como forma de evangelização nas igrejas no passado, Daniel acompanha a esposa Maria Adélia, nessa hora.
Outro grupo musical da terceira geração: o conjunto Raiz de Davi. Eliezer toca nos corações lembrando, com carinho, D. Hulda, mãe de Susana Maia, uma dedicadíssima educadora de várias gerações de crianças na IMC, que ilustrava os cartazes com as letras dos "corinhos", com figuras, para facilitar as crianças a decorarem as letras. Os que lembraram puderam com ele cantar o embate do pequeno Davi girando a sua "funda" com uma pedra, para matar o gigante Golias.
O Rev. Osman traz  a sua saudação e o Rev. Eliezer, filho da 'casa", deixa uma reflexão usando  textos de I Samuel, onde é relatada a forte amizade entre Davi e Jônatas.

Vers. 42: "E ele disse a Davi: Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do Senhor, dizendo: ‘O Senhor para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes ".

Eliezer reforça que a nossa aliança com Deus nos obriga a nos comprometermos com o outro e que cada um de nós se aperfeiçoa  no relacionamento com o amigo.
Tia Gil foi professora de meus filhos na Escola Dominical.
Vamos aos caldos...
Tudo aqui é feito com muito carinho e charme. Padrão Encontro de Casais.
Foto oficial de uma geração, para a posteridade
E ninguém queria ir embora.
Saímos de lá por volta de 22 horas, pegando a estrada de volta. Chegamos em casa 3 horas depois, com muito sono, mas super felizes. 

E anunciamos o blog para os presentes. O compadre Renato acaba de me ligar de JF pressionando para publicar logo.
Restou em todos o sentimento: quando será o segundo?
Parabéns aos organizadores! Sucesso total!

Comentários

  1. Que idéia genial ! Imagino o prazer entre os participantes e organizadores. Mirian e Cléber tinham mesmo que participar! Adorei a matéria e as fotos, parabéns Cléber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês