UM JANTAR NO ROTARY DE MURIAÉ

Alguns rotarianos estiveram em Belisário, em agosto de 2014, quando vieram visitar a instalação do biodigestor da casa do Sr. José Carneiro, que o Rotary ajudou financeiramente na sua instalação, num projeto do primo Renato Sigiliano. Almoçaram conosco. Veja a foto da época.
O atual presidente, o também primo Dr. Rafael Campos, nos convidou para jantar na instituição, nessa segunda.
Os rotarianos de Muriaé se reúnem, todas as segundas feiras e participam  de um jantar.
No https://pt.wikipedia.org a gente lê:
O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, em 1905. A Associação Nacional de Rotary Clubs  foi fundada em 1910. Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 34.700 Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo.
No https://www.rotary.org  lê-se:
Somos 1,2 milhão de vizinhos, amigos e líderes comunitários que se unem para criar mudanças positivas e duradouras em nossas comunidades e pelo mundo afora.
O QUE NOS TORNA DIFERENTES?
Nossa abordagem e nosso ponto de vista distinto nos proporcionam vantagens exclusivas:
·         Nós vemos as coisas de forma diferente: nossa perspectiva multidisciplinar nos ajuda a enxergar os desafios de uma maneira singular.
·         Pensamos de forma diferente: aplicamos nossa liderança e experiência aos problemas sociais e encontramos soluções excepcionais.
·         Agimos com responsabilidade: nossa dedicação e perseverança criam uma mudança duradoura.
·         Fazemos a diferença globalmente: nossos associados podem ser encontrados nos quatro cantos do mundo.
Tive grandes amigos rotarianos mas nunca havia participado de alguma de suas reuniões. Dr. Rafael, no centro, é o atual presidente. Ranieri, de pé, foi eleito recentemente, para assumir a presidência  e será empossado em breve.
As reuniões se iniciam sempre com uma oração. Nessa caso feita por João, do Cartório de Registro Civil, de Muriaé. esteve aqui em Beli com o grupo. 
D. Nina e Mirian presentes.
E mais esses amigos.
Marcopolo de  Araujo também esteve em Beli.
Na extrerma direita, Moacir Santos, dono da Caposan, que também esteve aqui.
Fomos convidados para falar um pouco de nossas opções de troca da vida urbana pela vida rural. D. Nina começou, narrando a sua trajetória por diversos países, como Oficial de Chancelaria do Itamaraty, e da sua decisão de trocar tudo isso pela felicidade em um lugar de paz.
Também fizemos essa abordagem, buscando focar as riquezas de Belisário, tanto valorizadas por aqueles que aqui residem, que já residiram e hoje estão longe, e por muitos que vêm de longe para conhecer e se encantam, lamentando que essa valorização não se faz tão marcante pelos que moram mais perto.
Falamos da segurança, das belezas naturais, dos passeios que podem ser programados, dos valores culturais, das produções, dos projetos esportivos, com seus apoiadores, a da possibilidade de hospedagem com conforto na Pousada GAB. Alguns se mostraram animados a conhecer.
Mirian também teve a sua participação, no mesmo foco. " Decidi que a vida da cidade não é o que queria para a minha vida".
Vamos jantar? Uma entrada ...
 
E frango com quiabo como prato principal.
Isso tem de ter angu como parceiro.
O arroz é coberto de alho, o principal tempero do mineiro.
Dr. Maurício Campos é primo de Mirian, Tem bons casos para contar sobre a família. O seu avô, era irmão do bisavô de Mirian, o Coronel Francisco Gomes Campos, que dá nome à Praça da Matriz, em Belisário.
E advinha quem fez esse jantar? Rosali e Nilson (mais ela do que ele, que chegou na hora de servir). São de Beli, para quem não os conhece.
O Rotary tem forte participação em projetos de interesse comunitário na região. Serão parceiros, agora, de um projeto de horta da Secretaria de Agricultura, incentivando a produção de  alimentos para diabéticos e hipertensos, auxiliando na irrigação ou no fornecimento de semente. Também apoiam o Hospital São Paulo e o PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas, uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

São pessoas com essa visão que mudam uma sociedade.

Comentários

Posts mais visitados do último mês