RECEBENDO PESSOAS MUITO INTERESSANTES EMBELISARIO

O primo Renato Sigiliano nos avisou que traria um casal de amigos em Beli. Fernanda e Euler Luz. Ambos são arquitetos e pessoas extremamente simpáticas. Chegaram próximo das oito horas.
Explicaram o motivo da visita. Ambos são promotores culturais e pretendem fazer um projeto com o tema FELICIDADE. Para isso, querem usar pessoas da zona rural.  Estamos juntos para auxiliar nesse projeto. De fato,  a roça é lugar de pessoas felizes. 
Ouvi deles dados interessantes, como o que aponta serem muito frios os  5 países detentores dos maiores índices de felicidade no mundo.  Suiça, Islândia, Dinamarca, Noruega, Canadá. O Brasil ocupa a 16º posição. A ONU fez essa pesquisa.
Então decidiram ir a uma lugar frio para tratar de FELICIDADE.
Enquanto conversávamos recebemos a visita de "Vicente da pinga". Veio nos trazer um convite para a 4ª Cavalgada da Fazenda Independência, dia 23 de junho. Depois trataremos disso melhor. Eles vão querer conhecer a propriedade onde Vicente e Elmira são muito felizes  agitando a comunidade rural onde vivem..
Chegaram cedo, então vamos ao café.
Digo, chocolate.
         
Mas eles querem mesmo é ver lugares e conhecerem pessoas. A Cachoeira do Nahor nunca pode ficar de fora.
Uma visita ao casal José e Elza Carneiro. Estavam em Muriaé. Renato aproveitou para apresentar-lhes o seu projeto de reflorestamento e do biodigestor.  Ambos de Renato.
A água sai nesse estado, para ser lançada no Rio Fumaça, acima da cachoeira.
Essa bica é um atrativo.
Parada para fotos. Um dos pontos mais bonitos para ser fotografado nessa região.
Uma passada para conhecerem a Toninha dos doces. Gostaram muito da conversa com ela.
Eu ainda não tinha comprado lá, goiabada cascão.
Outra visita interessante: José Paulo foi vice-prefeito de Muriaé e também professor aqui na nossa Escola Estadual, lecionando Sociologia e História. Está morando aqui, vivendo uma vida simples, cuidando da agricultura, se dedicando à homeopatia  ... Está sempre envolvido em projetos comunitários. Nós o conhecemos num movimento de protesto contra as obras mal executadas na BR 116, entre Muriaé e Miradouro. 
Nessa época todos os terreiros da região estão cheios de café em processo de secagem.
Vá que é sua Fernanda!
Mas a luta continua. Subimos mais a serra, nos aproximando da cota do pé do Pico do Itajuru. Estamos agora, no sítio do compadre Tuti.
Olha que maravilha! Lá no alto o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Essa é parte de sua zona de amortecimento.
Fomos surpreendidos por essa vaca que passou voando. Aqui elas se deslocam assim.
É claro que o casal de cineastas não perde uma cena dessa. É muito raro ver um animal desse porte voando.
Aqui está outra riqueza de Belisário. Criatório de trutas, um peixe super nobre. Poucas regiões do país produzem esse peixe, que exige água limpa e fria durante todo o ano. A partir de julho Tuti passará a vender ou liberar para um "pesque e pague". Os filés podem ser servidos com alcaparras, amêndoas, champignons ...
Euler aproveita essa riqueza.
José Inacinho, parceiro de Tuti, nos oferece um cacho de bananas. 
Já estamos de volta. Euler está apontando o exato lugar em que, há mais de 60 anos, o  Dr. Paschoal Luz, na época médico em Tombos, viu uma bela jovem dentro do trem, a Senhorita Maria do Carmo e por ela se encantou. Da plataforma pediu a sua autorização para que eles se encontrassem em Carangola, onde ela morava, no  próximo fim de semana. Maria do Carmo consentiu, veio o namoro, noivado, casamento, o nascimento de Euler...Muitas outras histórias mais.
Dr. Pachoal e espos a moram em Muriaé.
Já são 14 horas. Vamos ao almoço.
Uma cachacinha com coco, produzida na região, serve de brinde a esse encontro.
Que acabou merecendo uma cardápio especial. Uma salada de entrada...
... e camarão no abacaxi. Coisas da patroa.
Uma sobremesa sempre é bem vinda.

O cafezinho tem também o seu charme.


Um outro dado interessante ouvimos de Fernanda e Euler : segundo pesquisa da ONU, a felicidade é obtida quando a pessoa consegue: a) Uma boa alimentação e saúde; b) Equilíbrio financeiro; c) Bons relacionamentos. Muitos são os casos, lembraram eles, de pessoas que se tornaram milionários ganhando na loteria e desgraçaram as suas vidas.

Eles conheceram e se encantaram também com a Pousada GAB e todo o seu espaço, e prometeram voltar, inclusive trazendo amigos de Muriaé, montados a cavalo, para uma mini cavalgada. Tomara!



Comentários

  1. Esse foi um daqueles dias memoráveis. Em poucas ocasiões eu disse um: "Muito prazer em conhecê-los" com tamanha sinceridade como o que eu disse ao casal Mirian e Cléber. Muito obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  2. hmmmm... esse chocolate esta tentador... passa a receita pra gente!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês