MORAL E ÉTICA

Esse grupo do 3º ano do ensino médio de nossa E.E.Pedro Vicente de Freitas convidou Mirian e eu para fazermos uma palestra para eles. O tema: Moral e Ética. Fomos lá nessa manhã.
O diretor José Antônio Carneiro presente na abertura. O programa faz parte da matéria Sociologia, nessa turma ministrada pela professora Sandra Carolina. A professora Denise, de História, também se fez presente durante a palestra.
Procuramos passar a nossa visão dos conceitos de Moral e de Ética. A primeira, do latim mores costume, é normativa, estática, às vezes fria,  e muitas  vezes  contaminada  pelo  Moralismo. A segunda, do grego Ethos =caráter, é dinâmica, questionadora, aperfeiçoadora. Numa visão de advogado, identifico a moral com lei e a ética com a jurisprudência, que caminha aperfeiçoando a lei. 
Vamos ver os nossos concluintes de 2015?
Mírian assumiu, abordando a  postura da ética no cotidiano, e repassando os conceitos a partir da visão de uma psicóloga.
Ela preparou, em círculo, uma dinâmica onde uma caixinha vai passando, com perguntas sobre comportamento ético. Ao parar o som quem estiver com ela na mão responde e o grupo discute caso a caso .

Vamos lá, Pedro Henrique!
Agora você, Taisa. Naúna também respondeu.
A professora Sandra também foi "sorteada".
Fechamos a manhã abordando alguns simples valores éticos que devem ser observados, para uma boa harmonia de nossa comunidade. Entre eles citamos a "gratidão". Pois foi isso que essa mocinhas fizeram ao virem, na saída,  nos agradecer pela nossa presença lá.

Precisamos acreditar  que temos amplas possibilidades de mudarmos muitas coisas em nossa sociedade.

Comentários

  1. Muito interessante, gente. Parabéns à nossa EEPVF , alunos, professores e palestrantes. Gostaria de ter estado aí, aprendendo com vocês e ouvindo opiniões.
    O assunto me lembra o Decálogo que tenho sobre Nossos Deveres para com o Próximo. Vou imprimi-lo qualquer dia desses e enviar a vocês pela Internet.
    pela Internet.

    ResponderExcluir
  2. Onde se-lê: o programa faz parte da matéria sociologia
    Leia-se: o programa faz parte da matéria filosofia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês