MINEIRAMENTE: QUE ESPETÁCULO!!!

Como valeu a pena Mírian e eu nos deslocarmos de Belisário para Barbacena, exclusivamente para assistirmos o espetáculo MINEIRAMENTE, com o  Grupo Ponto de Partida. 
Uma foto na saída do hotel. Afinal, não é sempre que a gente pode vestir elegantemente tanta roupa de frio pesada. O evento será a céu aberto e a temperatura esperada é de 7 graus. Pra quem é de Beli isso até que não assusta. 

Eu conheci o Grupo em dezembro último, quando eles estiveram em Muriaé, para a reinauguração do Teatro Belmira Villas Boas, quando apresentaram “TRAVESSIA”.
Dulce foi gentil em reservar os nossos ingressos, por telefone, reserva essa feita com boa antecedência. Pegamos e pagamos na entrada.
Chegamos com 15 minutos de antecedência e pegamos uma longa fila. Afinal, mineiro não perde trem e nem se atrasa para um evento. 
Ainda com cadeiras vazias. Mas todas serão ocupadas em 15 minutos.
E quem, mineiramente, chegou cedo, pegou cadeira perto dos braseiros
Um bom número de bebês e crianças com os pais. Esse casal veio de S. João Del' Rey.
Opa! Vai começar o espetáculo. Pediram para não usar flash. Tirei algumas poucas fotos sem ele, claro.
Como o mundo é muito pequeno, meu filho Clebinho já havia feito trabalhos com o Ponto de Partida, como publicitário. A atriz Júlia Medeiros era o contato com ele na Agência TUDO. Ficaram amigos. Ele nos recomendou procurá-la lá. Achei ótimo. Ela é muito simpática e eu adoro tietar famosos. 
Idem Fátima, uma outra liderança do Grupo. Aproveitamos para, a pedido de Gilca, Diretora da FUNDARTE, reforçar a vontade daquele órgão, de tê-los novamente em Muriaé, no fim do ano, para a comemoração de 1 ano de reinauguração do teatro. Pelo visto a coisa vai rolar.
MINEIRAMENTE” marcou o restauro das fontes da antiga Sericícola, onde funciona o Grupo, realizado com apoio da Copasa. A palavra sericícola está ligada a uma antiga indústria de produção de seda, a partir do “bicho da seda”, que funcionou nesse local, que hoje é tombado pelo Patrimônio Histórico. 
No programa distribuído na entrada a gente cria a expectativa do que irá ver. E essa expectativa é totalmente satisfeita, no decorrer do espetáculo. Leia isso:
"Mineiramente foi concebido para ocupar espaços alternativos. Quer desafiar o público a descobrir possibilidades de encantamento e beleza em sua cidade, estimulando que tenha um novo olhar sobre o seu cotidiano. Por isso foi escolhido para devolver as fontes da antiga Sericícola, restauradas, à Barbacena.
Abraçados pela poesia de Drummond, a fala de Guimarães Rosa, a música de Milton Nascimento, Fernando Brant, Tavinho Moura e a emoção única de ocuparmos o nosso lugar, com certeza elenco e plateia cantarão juntos, mineiramente: sou do mundo, sou Minas Gerais."
"Ninguém sabe Minas, Só os mineiros sabem. E não dizem nem a si mesmos o irrevelável  segredo  Chamado Minas". Carlos Drumond de Andrade."
Ao final, o espetáculo foi oferecido ao grande compositor mineiro Fernando Brant, falecido recentemente. A maioria das músicas apresentadas são de autoria de Fernando.
A gente saiu da apresentação com um maior sentimento de mineiridade. Afinal, nós muito bem sabemos que:

"A lua nasce 
No ventre de Minas
Entre colinas 
E quaresmais 
E ou ponteio 
A viola enfeitada 
De fita encarnada
Prá lua escutar."

E pretensiosamente anunciamos que:


"Eu sou da América do Sul
Eu sei, vocês não vão saber
Mas agora sou cowboy
Sou do ouro, eu sou vocês
Sou do mundo, sou Minas Gerais."

E ao vento bradamos que:


"A novidade é que o Brasil não é só litoral 
É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul 
Tem gente boa espalhada por esse Brasil 
Que vai fazer desse lugar um bom país 
Uma notícia está chegando lá do interior 
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão 
Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil 
Não vai fazer desse lugar um bom país."

Comentários

Posts mais visitados do último mês