CORPUS CHRISTI : UMA TRADIÇÃO MINEIRA PRESENTE EM BELISARIO

As tribos de Bia e Clebinho já estão abrigadas. Mas ainda tem muita gente pra chegar. Depois da leve comida mineira Clebinho e Priscila partem para uma corrida. Vão subir o Morro do Cruzeiro. Nós vamos ver outra coisa, que alimenta a alma.
Tá só começando...
.... a turma ainda entrando no clima...
É isso aí. No Corpus Christi várias cidades mineiras, e também de outros estados, têm a prática de fazer a cobertura das ruas por onde vai passar a procissão ...
... a partir de coisas simples, que fazem parte de nossa rotina. Serragem...
... cal, areia,  argila, palha de café.
As patricinhas levam consigo a cabeleireira, para ir dando um toque no look durante o processo.
A professora Simone é especialista em fazer coisas bonitas. Com o apoio de Lara e Maria Fernanda. Ela todo ano participa disso. 
Todo o processo é bem fiscalizado. Nesses caso por Elcinho e Dayse.
Ou da janela, por Jane.
Com Frei Adriano conversamos sobre o significado dessa festa católica, que acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, e tem como objetivo valorizar a Eucaristia, um sacramento instituído pelo Mestre. A Igreja Católica tem 7 sacramentos. As igrejas protestantes tradicionais instituíram apenas dois: a eucaristia e o batismo. 

"Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".


Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocêsLucas 22:19,20."

Um pergunta que eu sempre me fiz: como conseguem tanto pó de café usado para colocar nas ruas? Está aí a resposta: pessoas como Efigênia guardam o pó que consomem, durante todo o ano. Ela nos disse que começa a fazer isso já a partir do dia seguinte à celebração. A igreja é isso. pessoas fazendo coisas visíveis e outras fazendo as invisíveis. Ambas igualmente de muito valor.
Aparecida é altamente envolvida nos trabalhos da Igreja por aqui. Lembrou que essa prática era feita apenas dentro do templo, mas há 3 anos saiu para a rua.
"Tuninha" também está junto fazendo...... nada.
Dentro desse espírito cristão, vou dar um testemunho pessoal. Ví duas pobres moças famintas na rua, procurando um restaurante. Logo me antecipei e as trouxe para minha casa. ... "Porque tive fome, e destes-me de comer..." (Mateus 25:35)
À direita, Dra Marcela, médica residente, ortopedista, que mora em Teresópolis. A outra é Dra. Fernanda, Bacharel em Direito, natural de Passo Fundo - RS, que assumiu, por concurso público, há 3 anos,  o cartório de Fervedouro, como Oficial Registradora e Tabeliã. 
Fernanda foi jogadora de vôlei de praia e esteve no ranking das grandes jogadoras brasileiras.
Por grande coincidência aqui em casa descobrimos que Marcela conheceu Beli através do EMBELISARIO e quis conhecer o lugar. 
Procure repetir esse meu gesto de caridade. Sempre que vir uma mulher de aparência e dotes físicos prejudicados  e de nível sócio-econômico baixo, como essas duas desvalidas, leva-a para a sua casa. Sua esposa/noiva/namorada há de entender esse seu gesto magnânimo.
O amigo Marcus Campos também deu uma passada por aqui.
Eles já estavam saindo quando mais um grupo "baixou" por aqui.
O filho André, Mariana, Guilherme a essa fofura chamada Alice. Chegaram cedo no Galeão, vindo de salvador e pegaram um carro pra Beli.
Num segundo carro  os amigos Mário e Flávia, baianos residentes no Rio de Janeiro. Flavia é irmã da norinha Mariana.  Veio também Joana, de menos de 1 aninho.


A coisa vai virando uma creche. Os netinhos Lu e Gui
Momento de troca de presentes.
Mesa de sinuca é algo a ser tratado com muito carinho, para não desnivelar, empenar, danificar o pano.... Isso se não for mesa de vô.
Nessa pode tudo....
... sem qualquer respeito.
Já perceberam que teremos muito mais coisas para mostrar.

Comentários

Posts mais visitados do último mês