APOIO AOS PRODUTORES DE LEITE

O agito em Beli não pára. Na noite de ontem isso aqui estava cheio de carros. Mais de 60 pessoas aqui vieram para ouvir a VOTORANTIM falar sobre suas pretensões de mineração na região de Belisário.
O público mudou um pouco e agora quem convidou foi a EMATER. Nós anunciamos isso aqui.
São produtores de leite. O grupo ainda pequeno.
Um deles traz amostra de solo. Vai ser levada para análise na EMATER.
Quem fez o convite para a reunião foi Áurea...
E Edson Cury. Os dois tem Belisário como base de trabalho na EMATER, no apoio aos agricultores.
Não se concebe falar em produção agrícola sem técnica.  Edson apresentou essa estatística de 2006. Um agricultor sem assessoramento técnico tinha uma renda de R$ 639,00 por hectare. Outro com assistência ocasional e um terceiro com assistência regular, que faturava mais que o dobro do primeiro.
Essa reunião não é um ato isolado. Há um Programa de Apoio aos Produtores de Leite de Muriaé, desenvolvido pela Secretaria Municipal  de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e EMATER, que apoia 12 produtores de nosso distrito. Ai estão os seus dados.
Eles são visitados frequentemente e ser reúnem para troca de experiências e palestras. 
Edson Cury  bate bem nessa tecla: não há que se falar apenas em aumento de receita. Esse deve vir sempre acompanhado da redução de custos. Isso se chama produtividade.

Alimentação balanceada, solos de pastagem analisado e preparado com calcário e/ou nutrientes, silagem bem feita, para garantir alimento na estiagem... confira a lista a ser observada para se atingir uma boa produtividade.

Mas observem que também é reforçada a necessidade de se adotar procedimentos de respeito ao meio ambiente. Edson fala em proteção de nascentes, em construção de fossas para não se jogar esgoto no rio, em combate à erosão, evitar a queima de lixo ...

Um pergunta que não soube responder:como ficou o projeto do DEMSUR de iniciar a coleta seletiva em Belisário?
Vamos ver quem estava lá?
Um bom número presente. Pelos cálculos de Edson a nossa região tem cerca de 50 produtores leiteiros, 8 tanques e são retirados cerca de 3 mil litros por dia. Apesar do produtor receber apenas 98 centavos pelo litro do leite,  todos se declaram felizes com esse ramo de atividade.
Pavão, no centro, é um agricultor extremamente consciente. Ontem estava aqui se posicionando totalmente contrário à vinda da mineradora para nossa região, como grande defensor que é da natureza. Também participa desse programa leiteiro. Dá muito valor à capacitação e ao associativismo.
O grupo começa a traçar metas para atingirem os objetivos pretendidos de aumento de produtividade leiteira. Dentre outras,  esforços em conjunto na produção, para terem maior peso na hora da venda, compras em conjunto... pedido de apoio da prefeitura para melhoramento das pastagens utilizando-se máquinas para combater erosão, com a construção de pequenas barragens, Também pedido de apoio à prefeitura no fornecimento de horas de trator para picagem do milho para silagem e outras mais. Edson convida o grupo para juntos participarem de Um Dia de Campo, dia 14 de julho, em Viçosa
Sempre que vou à Escola Pedro Vicente de Freitas á noite, gosto de entrar nessa sala do EJA - Educação de Jovens e Adultos. É aquela turminha que deixou a escola na mocidade, mas decidiu voltar no tempo e passaram a frequentar a sala de aula. Esse grupo estava apresentando um trabalho sobre a água na aula de Filosofia, ministrada pela Professora Sandra Carolina.
Se você ai embaixo, que consome e não produz água, não está economizando, nós que aqui em cima produzimos, nos preocupamos muito com ela.

Comentários

  1. Está claro que o assunto desta matéria é produção de leite. Mesmo assim aproveito para manifestar meu total apoio ao Pavão, pois, também eu sou radicalmente contra atividades mineradoras em nossa região. Fiz alguns comentários na respectiva matéria do dia 23.

    ResponderExcluir
  2. Acho que ser ou não ser a favor ou contra as atividades mineradoras não é a questão. Mas, sim, avaliar como minerar e explorar nossas riquezas. Não é um modo de combater nossas pobrezas ? Um critério que exige muito estudo, debate e deve ficar longe de paixões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês