ESCOTEIROS VISITAM BELISARIO

Pela manhã Dayse Anne nos avisou que um grupo de escoteiros havia descido do ônibus na estrada e estava caminhando para Belisário. Fomos conhecê-los. Estavam defronte à Escola Estadual.
Lucas, de boné, é o o chefe do grupo. Com ele Higor, Luis, Paulinho e João Pedro.
São do Grupo de Escoteiros Pio XII, de Muriaé.
Vieram passar o fim de semana aqui, num sítio na saída de Beli. Conversa vai, conversa vem, convidei-os a fazerem uma breve explanação sobre o escotismo, para a garotada do Projeto da Secretaria de Esportes da Prefeitura.
Antes disso, vamos guardar essas mochilas

E tomar um café, digo, um suco.
Alguns já conheciam o Professor Vanderley, que dá um duro danado aqui, como se pode ver.
Veja um pouco sobre esse grupo:

O Grupo Escoteiro Pio XII foi fundado em Muriaé em 1962 pelo padre José Tukemburg e pelo Chefe Orlando Eugênio dos Reis, quando eles sentiram a necessidade de um movimento de educação extra escolar para os jovens. Para que se ocorresse a fundação do grupo o Chefe. Orlando fez várias viagens a então capital do País o Rio de Janeiro, para conseguir um certificado de provisório de funcionamento e também a visita de um membro da UEB Nacional, o que aconteceu com a presença do chefe Sebastião que em sua visita a Muriaé, só esperava encontrar para a reunião a equipe de chefes e se assustou ao se deparar com quase 80 escoteiros.
Com sede na Rua Marcus Tarcísio, na Barra, o grupo mantém atividades extra-escolar, contribuindo para a formação do caráter de crianças, adolescentes e jovens muriaenses.
Fontehttp://www.interligadonline.com/site/2012/06/11/o-grupo-escoteiro-pio-xii-completa-50-anos-de-atividades-em-muriae/
Ai está Lucas, fazendo a explanação, com a ajuda dos colegas.
Vamos aproveitar para ver as caras de nossos craques.
Estão aguardando a chegada de uns líderes, vindo de Muriaé. Enquanto isso, sugeri uma subida para tirarem fotos lá do pasto. Adrian foi com eles.
Dei a eles uma missão importante. Ver o motivo de tantos urubus naquela árvore e, se possível, identificarem o corpo da vítima que servia-lhes de refeição. Será uma vaca?
Viu agora?
Estão lá perto. 
Com o zoom a gente vai acompanhando. 
Veja um pouco sobre essa instituição:

O Escotismo, fundado por Lord Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell  realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de- lis amarela no centro.
A recepção das ideiasde Baden-Powell foi tanta que, em poucas semanas, centenas de Patrulhas Escoteiras estavam formadas, praticando Escotismo. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo.
"O Escutismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros."

A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro. Ao fazer a promessa, o escoteiro poderá passar a utilizar o simbolo mais honrado do escotismo (o distintivo de promessa).

Promessa Original

"Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor para cumprir meu dever para com Deus e o Rei, ajudar os outros em todas as ocasiões e obedecer à Lei Escoteira."
Temos mais assunto com essa turma. Mas se ficar grande você acaba não lendo. Deixemos para outra matéria.

Comentários

  1. Uma visita a Belisário reveste-se de inúmeras vantagens. Uma delas é que ninguém sai de lá com fome. Qualquer um que chega no distrito é logo convidado pelo Sr Blogueiro para comer ou beber alguma coisa. A casa é tão hospitaleira que até torcedor do Flamengo ( com perdão da má palavra) é bem recebido lá. Certa vez passei lá uma tarde, apenas para cumprimentar os moradores e fui convidado para jantar. Aceitei o convite, imaginando que teríamos um "rango" para enganar o estômago. Que nada! Foi um jantar preparado com elegância e requinte, próprios da D. Miriam. De outra vez que passei por lá, por acaso, ofereceram-me uma carne guardada na gordura da qual tenho saudade até hoje. Acho que estou precisando de cumprimentar aqueles amigos de novo. Apenas um "bom dia" e nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Dárcio: Mirian e eu teremos sempre muito prazer em recebê-lo em nossa casa. Desprenda-se da cidade. Venha mais para a roça.
    Um abraço

    Cléber

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Dárcio: Mirian e eu teremos sempre muito prazer em recebê-lo em nossa casa. Desprenda-se da cidade. Venha mais para a roça.
    Um abraço

    Cléber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês