SEMANA SANTA - A PROCISSÃO DO ENCONTRO

Minas tem a tradição da religiosidade. Na Semana Santa isso se evidencia em todo o Estado, principalmente nas cidades históricas.
Mas em Belisário também o calendário litúrgico católico é observado com muito rigos.
Nele, na Quarta-Feira Santa acontece a Procissão do Encontro.  As mulheres caminham numa direção, carregando a imagem de N. Senhora.
Os homens partem de outro lugar, carregando a imagem do Cristo.
Ambas as procissões caminham até a porta da Igreja, Na praça deveria acontecer a celebração, destacando a afinidade entre a Mãe e o Filho, retratada em vários textos bíblicos.
Como nessa hora começou uma chuva fina o Frei Gilberto pediu que os fiéis entrassem para o interior do templo, onde aconteceu a celebração.
Como estava com visitas em casa não pude assistir e assim não posso falar sobre a homilia. Tradicionalmente, nessa data, o sermão aborda as 7 últimas palavras de Jesus na Cruz:

1."Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)
2. "Em verdade eu te digo hoje, estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43).
3. "Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe."  ( João 19:26-27)
4. "Eli, Eli, lama sabachthani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)" (Mateus 27:46)
5. "Tenho sede". (João 19:28)
6. "Está consumado" (João 19:30)
7. "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito". (lucas 23:46)

Comentários

Posts mais visitados do último mês