SEMANA SANTA: O LAVA - PÉS

Intensa a programação de Semana Santa na Paróquia de Santo Antônio, em Belisário. Quinta-feira foi a missa do "lava-pés", uma forte tradição da Igreja Cristã.
Leituras diversas feitas pelos leigos, narrando os últimos momentos de Jesus na terra, em especial aquele onde Ele tomou a sua última ceia com seus discípulos.

João 13
3 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, 4 Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. 5 Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? 7 Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. 9 Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
O templo completamente cheio.
Vá vendo seus familiares.
A outra ala...

Na homilia Frei Gilberto destacou ser a "mesa" o local da partilha e a cerimônia do "lava-pés" significa a disposição da Igreja para o serviço, que vai ao encontro do caído. Que lavar os pés é o papel de uma Igreja servidora, como destaca em 2015 a Campanha da Fraternidade: EU VIM PARA SERVI . (Marcos 10:45).  Em anos anteriores o mais comum eram 12 homens da paróquia, com vestes semelhantes às dos discípulos, lavarem os pés de outras  pessoas, como fez Jesus. Este ano Frei Gilberto primeiramente convidou os jovens nascidos em 1995 para comporem essa equipe. É que, neste ano, foi criada a Paróquia de Santo Antônio, que até então, era  uma comunidade da paróquia de Rosário da Limeira.

Completou-a chamando representantes da comunidade belisariense: um da área de saúde, um da área de educação, um comerciante...
A cerimônia do "lava-pés" começou com Frei Gilberto lavando os pés da mais idosa...
Samuel convidou a própria irmã M. Clara, para que ela tivesse os seus pés por ele lavados...
... e assim sucessivamente...
Carolina escolheu a mãe Terezinha para lavar os seus pés...
Brenda também escolheu a mãe Paula...
Laís, escolheu Toninha...
A origem desse costume de lavar os pés  pode estar na hospitalidade de algumas  civilizações antigas,  em que o dono da casa  quando recebia um hóspede, que sempre  tinha os pés sujos pelas sandálias abertas que na época se usava, providenciava uma vasilha com água e ordenava que um de seus  servos lavasse os pés do visitante.
No Antigo Testamento isso é registrado várias vezes;  Gênesis 18:4 / 19:2 /  24:32 / 43:24 / e Samuel 25:41, além de outros.
No texto de  I Timóteo 510 vê-se que a Igreja Cristã adotou essa prática, como sinal de piedade e humildade: “Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra”.
Momento de intercessão pelo sacerdote:
A equipe da música enriquece a liturgia.
Momentos finais. Hora da Eucaristia, o memorial instituído por Cristo, para lembrarmos de sua morte em nosso favor.
Ainda haverá vigília até às 24 horas e na sexta, intensa programação, com início às cinco horas da manhã. Você vai ver tudo isso.

Comentários

Posts mais visitados do último mês